1962
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

2 DE MARÇO - Doperfilme estreia, no Roma, SEXTA-FEIRA, 13/MARTES Y TRECE de Pedro Lazaga, em produção de Perdigão Queiroga com Tecisa (Espanha).

22 DE JANEIRO - Em Lisboa, nasce SUSANA DE SOUSA DIAS; realizadora, desde “Processo-Crime 141/53 - Enfermeiras no Estado Novo” (2000).

16 DE FEVEREIRO - Tobis Portuguesa submete à Censura ACTUALIDADES PORTUGUESAS - 1; fase registada até ao 15 (1962), por Felipe de Solms (pós 9) e Manuel Queiroz (pós 13).

2 DE MARÇO - Doperfilme estreia, no Roma, SEXTA-FEIRA, 13/MARTES Y TRECE de Pedro Lazaga, em produção de Perdigão Queiroga com Tecisa (Espanha); em complemento, FÉRIAS... NUM LUGAR AO SOL de Henrique Campos, para Francisco de Castro.

17 DE ABRIL - Doperfilme estreia, no Condes e Roma, O PAGADOR DE PROMESSAS de Anselmo Duarte para Cinedistri (Brasil), em co-produção com Francisco de Castro.

2 DE MAIO - Nasce JOÃO SODRÉ; realizador de filmes como “Beleza Dura” (1987).

30 DE MAIO - Imperial Filmes estreia, no Império, DOM ROBERTO de Ernesto de Sousa, para Cooperativa do Espectador.

14 DE JULHO - Filmitalus estreia, no Avis, MULTIPLICAÇÃO DE SEMENTES SELECCIONADAS PARA EXPORTAÇÃO (1961) de A. Félix da Cruz, para os Serviços de Informação Agrícola.

7 DE SETEMBRO - Imperial Filmes estreia, no Condes e Roma, O MILIONÁRIO de Perdigão Queiroga, para Felipe de Solms; em complemento, O TEJO NAS QUATRO ESTAÇÕES DO ANO (1961) de Mário Pires, para Câmara Municipal de Lisboa.

30 DE OUTUBRO - Castello Lopes estreia, no São Luiz e Alvalade, UM DIA DE VIDA de Augusto Fraga, com produção de Manuel Queiroz para Cinedex.

9 DE NOVEMBRO - Castello Lopes estreia, no Império, AS PALAVRAS E OS FIOS de Fernando Lopes, para Álvaro Belo Marques.

26 DE NOVEMBRO - Tivoli e Politeama estreiam RETALHOS DA VIDA DUM MÉDICO de Jorge Brum do Canto, para Felipe de Solms; distribuição de Internacional Filmes, como o complemento que produziu, NOSSA SENHORA DA PENEDA.

27 DE NOVEMBRO - Internacional Filmes estreia, no Tivoli e Politeama, CAMINHOS DE NOSSA SENHORA DA PENEDA de José Manuel Caixeiro, para Felipe de Solms.

4 DE DEZEMBRO - Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas/SPAC produziu, e submete à Censura, ERICEIRA, ESTÂNCIA DE TURISMO de Silva Brandão.

19 DEZEMBRO - Sonoro Filme produziu, e estreia no Odeon, UM FADO E TRÊS CANÇÕES de Américo Leite Rosa.


© Instituto Camões, 2003-2007