1963
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

20 DE JUNHO - Internacional Filmes estreia, no Politeama, A RIBEIRA DA SAUDADE (1961); realização de João Mendes, para Felipe de Solms.

8 DE MARÇO - Doperfilme estreia, no Condes e Roma, O PARQUE DAS ILUSÕES de Perdigão Queiroga, que também produziu.

13 DE MARÇO - Lusomundo estreia, no Império, MUNDO CÃO/MONDO CANE de G. Jacopetti, P. Cavara & F. Prosperi, para Cineriz (Itália), incluindo uma corrida de touros em Portugal; em complemento, REALIDADES PORTUGUESAS - 1 - TURISMO (1962) de Miguel Spiguel.

3 DE MAIO - Internacional Filmes estreia, no Condes e Roma, PÁSSAROS DE ASAS CORTADAS de Artur Ramos, para Cinedex & César Guerra Leal; em complemento, VERÃO COINCIDENTE de António de Macedo, para Francisco de Castro.

20 DE JUNHO - Internacional Filmes estreia, no Politeama, A RIBEIRA DA SAUDADE (1961); realização de João Mendes, para Felipe de Solms - tal como ILHA DA MADEIRA (1961) em complemento, com AQUELES QUE POR OBRAS VALOROSAS de Costa Roxo para o Serviço Cartográfico do Exército.

26 DE JUNHO - Coliseu dos Recreios estreia CANÇÕES UNIDAS/LAS CANCIONES UNIDAS (1959) de Tito Davidson, com Amália Rodrigues.

26 DE JULHO - Internacional Filmes estreia, no Eden, O MIÚDO DA BICA de Constantino Esteves, para Manuel Queiroz/Cinedex; em complemento, POUSADAS DE PORTUGAL de Américo Leite Rosa, para o Secretariado Nacional da Informação/SNI.

2 DE OUTUBRO - Filmes Lusomundo estreia, no Império, O ACTO DA PRIMAVERA de Manoel de Oliveira, que também produziu.

24 DE NOVEMBRO - Nasce ANTÓNIO FARRAIA SEQUEIRA LOPES; produtor e realizador na área videográfica.

29 DE NOVEMBRO - Vitória Filme estreia, no São Luiz e Alvalade, OS VERDES ANOS de Paulo Rocha, para António da Cunha Telles.

9 DE DEZEMBRO - É publicado o Decreto-Lei Nº 45418, que cria o CENTRO DE ESTUDOS DE PEDAGOGIA ÁUDIO-VISUAL.


© Instituto Camões, 2003-2007