1965
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

17 DE FEVEREIRO - Doperfilme estreia, no Império, UM CÃO E DOIS DESTINOS de Alain Bornet, para Manuel Queiroz/Cinedex.

13 DE JANEIRO - No Império, estreia A FANTÁSTICA AVENTURA DO FLYING CLIPPER/FLYING CLIPPER/MEDITERRANEAN HOLIDAY/TRAUMREI- SE UNTER WEISSEN SEGELN (1964 - RFA) de Hermann Leitner & Rudolf Nussgruber; rodagem parcial em Nazaré e Lisboa.

17 DE FEVEREIRO - Doperfilme estreia, no Império, UM CÃO E DOIS DESTINOS de Alain Bornet, para Manuel Queiroz/Cinedex.

23 DE FEVEREIRO - Em São Paulo/Brasil, nasce SÉRGIO TRÉFAUT; realizador em Portugal, desde “Alcibíades” (1991).

15 DE MARÇO - Mundial Filmes estreia, no Tivoli, AS ILHAS ENCANTADAS/LES ILES ENCHANTÉES de Carlos Vilardebó, para António da Cunha Telles & Les Films Number One (França).

19 DE MARÇO - Filmes Lusomundo estreia, no São Luiz e Alvalade, OS QUATRO AGENTES SECRETOS/LES BARBOUZES (1964) de Georges Lautner, para Gaumont Internacional (França); rodagem em Lisboa.

26 DE MARÇO - Filmes Castello Lopes estreia, no São Luiz e Alvalade, AS ÚLTIMAS 36 HORAS/36 HOURS de George Seaton, para MGM, Pelberg-Seaton & Cherokee (EUA); rodagem em Portugal (1964).

20 DE MAIO - Luso Filmes estreia, no Império, FAÇA SEGUNDO A ARTE de Faria de Almeida.

18 DE JUNHO - Filmes Ocidente estreia, no Odeon, PASSAGEM DE NÍVEL de Américo Leire Rosa, para Marques Vidal.

22 DE JULHO - Doperfilme estreia, no Avis, AVENTURAS DE UM ESPIÃO/DIESMAL MUSS ES KAVIAR SEIN (1961) de Geza Radvanyi, para CCC Film Kunst (RFA); rodagem em Portugal.

23 DE JULHO - Sonoro Filme estreia, no São Luiz e Alvalade, O TRIÂNGULO CIRCULAR/LE GRAIN DE SABLE (1964) de Pierre Kast, para Franco-London Film, Filmel (França), Eichberg (RFA) & Eurocontinental (Itália); rodagem em Portugal, executada por António da Cunha Telles.

18 DE AGOSTO - Internacional Filmes estreia, no Odeon, RAPAZES DE TÁXIS de Constantino Esteves, para Manuel Queiroz/Cinedex.

19 DE AGOSTO - Em Lisboa, nasce MARIA DE MEDEIROS; actriz desde “Silvestre” (1981 - João César Monteiro), realizadora desde “A Morte do Príncipe” (1991).

3 DE SETEMBRO - Internacional Filmes estreia, no Alvalade e São Luiz, 29 IRMÃOS de Augusto Fraga, para Manuel Queiroz/Cinedex; em complemento, PÓVOA DE VARZIM, com produção e realização de Perdigão Queiroga.

13 DE OUTUBRO - Mundial Filmes estreia, no Mundial, ANGÚSTIA/LA PEAU DOUCE (1964) de François Truffaut; rodagem parcial em Portugal, executada por António da Cunha Telles.

9 DE NOVEMBRO - Espectáculos Rivus estreia, no Monumental, O TRIGO E O JOIO de Manuel Guimarães, também produtor com Artistas e Técnicos Associados, António da Cunha Telles & Tobis Portuguesa; em complemento, OU INVERNO OU... de Alfredo Tropa.

2 DE DEZEMBRO - No Estoril, nasce FERNANDO FRAGATA; realizador, desde “Bad To the Bone” (1990), operador de Steadycam.

6 DE DEZEMBRO - Império ante-estreia CATEMBE (1964) de Faria de Almeida, também produtor com António da Cunha Telles; rodagem em Moçambique, distribuição (prevista) por Vitória Filme; a Censura impôs 103 cortes, interditando a versão final.


© Instituto Camões, 2003-2007