1972
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

19 DE JANEIRO - No Odeon, estreia O ZÉ DO BURRO (1971) de Eurico Ferreira, pela Doperfilme.

5 DE JANEIRO - Animatógrafo estreia A CHAFARICA (1970), com produção e realização de António Faria.

19 DE JANEIRO - No Odeon, estreia O ZÉ DO BURRO (1971) de Eurico Ferreira, pela Doperfilme; Moçambique, local de rodagem.

31 DE JANEIRO - Lusomundo estreia, no Apollo 70, SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN (1969) de João César Monteiro, produzido por Ricardo Malheiro para Cultura Filmes.

16 DE FEVEREIRO - Imperial Filmes estreia, no Odeon, A CIDADE DO RIO AZUL de Teixeira da Fonseca, para Interfilme.

18 DE FEVEREIRO - Espectáculos Rivus estreia, no Alvalade, MUNDO RURAL, GUARDIÃO DA NATUREZA de Jorge Cabral, para Telecine-Moro (1971).

25 DE FEVEREIRO - No Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, ante-estreia A POUSADA DAS CHAGAS (1971) de Paulo Rocha, para o Centro Português de Cinema/CPC.

26 DE FEVEREIRO - Lusomundo estreia, no Apolo 70 e no Condes, O PASSADO E O PRESENTE (1971) de Manoel de Oliveira, para o Centro Português de Cinema/CPC.

3 DE MARÇO - Sociedade Importadora de Filmes/SIF estreia UNIVERSIDADE DE LUANDA (1971) de António de Sousa.

10 DE MARÇO - Sofilmes estreia no Eden, ESCRITO NA PEDRA (1971) de António Ruano, para Miguel Spiguel.

13 DE MARÇO - Sociedade Importadora de Filmes/SIF estreia, no Império, MILHO HÍBRIDO (1970) de A. Félix da Cruz, para o Serviço de Informação Agrícola.

17 DE MARÇO - Espectáculos Rivus estreia, no Alvalade, VIADUTO DE ALCÂNTARA (1971) de Faria de Almeida para Telecine-Moro.

24 DE MARÇO - Sonoro Filme estreia, no Vox, O RECADO (1971) de José Fonseca e Costa, para Unifilme, Centro Português de Cinema/CPC & Tritón Films (Espanha). Produções Cinematográficas Perdigão Queiroga submete à Censura VINHOS CAMPELO.

25 DE MARÇO - Em Nice, é encerrada a SEMANA DO NOVO CINEMA PORTUGUÊS, em curso desde o dia 21; uma das mais significativas manifestações até então realizadas no estrangeiro, sobre a cinematografia nacional.

13 DE ABRIL - Média Filmes estreia, no Estúdio, UMA ABELHA NA CHUVA (1971) de Fernando Lopes.

11 DE MAIO - Vitória Filme estreia, no Roma, LOTAÇÃO ESGOTADA de Manuel Guimarães; em complemento, UM QUARTO DE SÉCULO DE ENSINO TÉCNICO (1971) de Mário Fialho Lopes.

16 DE MAIO - Distribuidores Reunidos submete à Censura TRABALHO E TRADIÇÃO - CULTURA DO VINHO VERDE de Perdigão Queiroga.

19 DE MAIO - Distribuidores Reunidos estreia, no Eden, AS CRUÉIS/EL CADAVER EXQUISITO/LAS CRUELES (1968) de Vicente Aranda, para Films Montana (Espanha); inspirado nas “Cartas de Amor” de Mariana Alcoforado.

8 DE JUNHO - Vitória Filme estreia, no Apolo 70, PEDRO SÓ (1970); produção de Média Filmes com Centro Português de Cinema/CPC, realização de Alfredo Tropa, como o complemento A MULHER E A RODA, da série “Povo Que Canta” para a RTP.

22 DE JUNHO - Astória Filmes estreia, no Império, COOPERATIVAS AGRÍCOLAS (1970) de Alice Gabriela Gamito, para Direcção-Geral dos Serviços Agrícolas.

28 DE JUNHO - Doperfilme estreia, no Estúdio 444, AÇORES II de Miguel Spiguel.

29 DE JUNHO - Imperial Filmes estreia, no Eden, GUINÉ de Abel Escoto, para Felipe de Solms.

27 DE JULHO - Filmes Lusomundo estreia, no Apolo 70, HISTÓRIA IMORTAL/HISTOIRE IMMORTELLE (1969) de Orson Welles, para ORTF & Albina Films (França); ambientado em Macau.

4 DE OUTUBRO - Doperfilme estreia, no Roma, CRIME DE AMOR/TRIANGULO de Rafael Moreno Alba, para A.C. Films & Talia Film (Espanha); com Américo Coimbra, também produtor.

14 DE OUTUBRO - Castello Lopes estreia, no Condes, A AVENTURA CALCULADA (1970) de Fernando Lopes, para Media Filmes.

29 DE OUTUBRO - Festival de Santarém revela, no Rosa Damasceno, CHARLOTIN E CLARINHA (1925) de Roberto Nobre, para Gharb Film.

11 DE NOVEMBRO - Distribuidores Reunidos estreia, no Politeama, OS TOIROS DE MARY FOSTER de Henrique Campos, para General Filmes.


© Instituto Camões, 2003-2007