1974
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

3 DE MAIO - Distribuidores Reunidos estreia, no Satélite, O MAL-AMADO (1972) de Fernando Matos Silva, para Centro Português de Cinema.

- É fundada a cooperativa CINEQUANON.

- No Porto, falece o actor MANUEL SANTOS CARVALHO.

21 DE JANEIRO - No Condes, estreia A PROMESSA (1973) por António de Macedo, sobre peça de Bernardo Santareno; produção do Centro Português de Cinema/CPC, distribuída por Filmes Castello Lopes; em complemento, NACIONALIDADE: PORTUGUÊS (1972) de Fernando Lopes, com produção de Nuno Bragança.

27 DE FEVEREIRO - Talma Filmes estreia, no Odeon, DERRAPAGEM de Constantino Esteves, sendo produtor António Maria de Matos - aliás, Tony de Matos.

6 DE MARÇO - Protestos populares sobre DRÁCULA PRISIONEIRO DE FRANKENSTEIN/DRACULA CONTRA FRANKENSTEIN (1971) de Jesus/Jess Franco para Fenix Films (Espanha), estreado por Imperial Filmes no Olympia, em 4 de Março; rodagem em Portugal.

11 DE MARÇO - Animatógrafo estreia, no Estúdio, MEUS AMIGOS de António da Cunha Telles, coproduzido por Tobis Portuguesa e Centro Português de Cinema/CPC.

10 DE ABRIL - Animatógrafo estreia, no Estúdio, FESTA, TRABALHO E PÃO EM GRIJÓ DE PARADA (1973) de Manuel Costa e Silva, para Instituto de Tecnologia Educativa/ITE.

11 DE ABRIL - No Politeama, estreia EUSÉBIO, A PANTERA NEGRA/LA PANTERA NEGRA de Juan de Orduña para Deva Filmes e Tritón (Espanha).

13 DE ABRIL - Doperfilme estreia, no Avis, MALTESES, BURGUESES E ÀS VEZES... (1973) de/com Artur Semedo, para Sulcine.

29 DE ABRIL - O Instituto Português de Cinema/IPC é ocupado pela COMISSÃO DE CINEASTAS ANTI-FASCISTAS.

30 DE ABRIL - Culmina a rodagem de AS ARMAS E O POVO (1975), colectivo dos Trabalhadores da Actividade Cinematográfica.

1 DE MAIO - Ricardo Costa completa as filmagens, a cores, de CRAVOS DE ABRIL.

2 DE MAIO - Animatógrafo apresenta, no Império, JAIME de António Reis, para Centro Português de Cinema/CPC e Telecine-Moro.

3 DE MAIO - Distribuidores Reunidos estreia, no Satélite, O MAL-AMADO (1972) de Fernando Matos Silva, para Centro Português de Cinema.

5 DE JULHO - Sociedade Importadora de Filmes/SIF estreia, no Alvalade, MACAU - PORTUGAL NA CHINA de António Lopes Ribeiro; Espectáculos Rivus estreia, no Roma e Monumental, VIDA E OBRA DE FERREIRA DE CASTRO de M.G. Faria de Almeida; duas produções de Telecine-Moro.

20 DE JULHO - Império ante-estreia, durante o XI Ciclo da Casa da Imprensa, TRATAMENTO DE CHOQUE/TRAITEMENT DE CHOC/L'UOMO CHE UCCIDEVA A SANGUE FREDDO (1972) de Alain Jessua, para Lira Films, A.J. Films & Medusa; com emigrantes portugueses sem documentação.

30 DE AGOSTO - Doperfilme estreia, no Roma, PÓVOA DE VARZIM - CIDADE NOVA, TERRA MILENÁRIA de Perdigão Queiroga, que produziu e fotografou.

1 DE OUTUBRO - Talma Filmes estreia, no Estúdio 444, SOFIA E A EDUCAÇÃO SEXUAL (1973) de Eduardo Geada, para Doperfilme.

6 DE OUTUBRO - José de Sá Caetano culmina a rodagem de 28 SETEMBRO - 6 DE OUTUBRO, em produção da Cinequanon (série “Sonhos e Armas”) para Radiotelevisão Portuguesa/RTP.

19 DE OUTUBRO - Animatógrafo estreia, no Universal, SAMBIZANGA (1972) de Sarah Moldoror, para Isabelle Films; Angola, 1960.

5 DE NOVEMBRO - Talma Filmes estreia, no Castil, A AUDIÊNCIA/L'UDIENZA (1972) de Marco Ferreri, para Vides/Italnoleggio (Itália); com um legionário português.

21 DE DEZEMBRO - Rank Filmes de Portugal estreia, no São Jorge, 007 E O HOMEM DA PISTOLA DOURADA/THE MAN WITH THE GOLDEN GUN de Guy Hamilton, para Eon (GB); rodagem parcial em Macau.

24 DE DEZEMBRO - Radiotelevisão Portuguesa/RTP produziu, e emite ADEUS, ATÉ AO MEU REGRESSO de António-Pedro Vasconcelos.


© Instituto Camões, 2003-2007