1980
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

23 DE MAIO - Radiotelevisão Portuguesa/RTP2 produziu e emite MARIANA ALCOFORADO (1980) de Eduardo Geada.

- Em Lisboa, é fundada a produtora de cinema Paisà.

1 DE FEVEREIRO - Assume funções a 6ª COMISSÃO ADMINISTRATIVA do Instituto Português de Cinema/IPC.

14 DE FEVEREIRO - Radiotelevisão Portuguesa/RTP2 emite BICICLETA OU O TEMPO QUE A TERRA ESQUECEU (1977) de Vicente Jorge Silva, para o Instituto Português de Cinema/IPC.

28 DE FEVEREIRO - João Ponces de Carvalho conclui as filmagens de JOÃO DE DEUS; produção de Leonel Brito, para a Radiotelevisão Portuguesa/RTP.

1 DE MARÇO - Espectáculos Rivus estreia, no Teatro Micaelense (Ponta Delgada), SANTO ANTERO - VIDA E OBRA DE ANTERO DE QUENTAL (1979) de Dórdio Guimarães, para Produções Cinematográficas Manuel Guimarães.

3 DE ABRIL - É publicado o Decreto-Lei Nº 59/80, que concede à CINEMATECA PORTUGUESA autonomia administrativa e financeira, personalidade jurídica e património próprio, sucedendo à Cinemateca Nacional.

20 DE ABRIL - Radiotelevisão Portuguesa/RTP1 emite RETALHOS DA VIDA DE UM MÉDICO (1979) de Artur Ramos e Jaime Silva; série televisiva, produzida por Forum.

8 DE MAIO - Em Espinheira, falece o realizador PERDIGÃO QUEIROGA.

23 DE MAIO - Radiotelevisão Portuguesa/RTP2 produziu e emite MARIANA ALCOFORADO (1980) de Eduardo Geada.

30 DE MAIO - Mundial Filmes estreia, no Mundial, FILMODA 80 (1980) de Eurico Ferreira, para Quinecor.

14 DE JUNHO - Na Cinemateca Portuguesa, é inaugurada a SALA FÉLIX RIBEIRO, com o ciclo Panorama do Cinema Português.

1 DE AGOSTO - É publicado o Decreto Regulamentar Nº 33/80, que define a natureza e atribuições da CINEMATECA PORTUGUESA.

29 DE AGOSTO - Lusomundo estreia, no Apolo 70, O PRÍNCIPE COM ORELHAS DE BURRO (1979) de António de Macedo, para Cinequanon.

19 DE SETEMBRO - Em Conferência de Imprensa, na sala da Cinemateca Portuguesa, o Presidente da Comissão Administrativa do Instituto Português de Cinema faz um BALANÇO GERAL DA ACTIVIDADE desenvolvida desde a formação do organismo, analisa detalhadamente a situação actual do cinema português e perspectiva, para futuro, as funções e a estrutura a desenvolver no IPC.

23 DE SETEMBRO - É publicado o Decreto Nº 91/80, que aprova o ACORDO DE COOPERAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA ENTRE PORTUGAL E A GRÉCIA.

26 DE SETEMBRO - Lusomundo estreia, no Apolo 70, BÁRBARA (1980) de Alfredo Tropa, para Radiotelevisão Portuguesa/RTP.

16 DE OUTUBRO - Doperfilme estreia, no Estúdio 444, VERDE POR FORA, VERMELHO POR DENTRO de Ricardo Costa, para Diafilme.

17 DE OUTUBRO - Sonoro Filme estreia, no Quarteto e Cinebloco, MANHÃ SUBMERSA (1980) de Lauro António.

21 DE OUTUBRO - Estúdio Chaplin (Leça da Palmeira) ante-estreia MATOSINHOS - O FUTURO NO PRESENTE (1980) de Sério Fernandes, para Bei Film.

26 DE OUTUBRO - Imperial Filmes estreia, no Odeon, O DIABO DESCEU À VILA (1979) de Teixeira da Fonseca, para Instituto Português de Cinema/IPC.

14 DE NOVEMBRO - Cinequipa produziu, e ante-estreia no Vox, ACTO DOS FEITOS DA GUINÉ (1980) de Fernando Matos Silva, difundido por Filme Filmes.

17 DE NOVEMBRO - Passos Manuel (Porto) estreia CORTE INGLÊS (1980) de Sério Fernandes, para Bei Film.

20 DE NOVEMBRO - Distribuidores Reunidos estreia, no City Cine, A SANTA ALIANÇA (1977) de Eduardo Geada, para o Instituto Português de Cinema/IPC.

DEZEMBRO - Em Lisboa, falece o actor LUÍS LELLO.

18 DE DEZEMBRO - Cine-Teatro da Maia ante-estreia MAIA - NAS TERRAS DO LIDADOR (1980) de Sério Fernandes, para Bei Film.


© Instituto Camões, 2003-2007