1985
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

11 DE JULHO - Cinemateca Portuguesa apresenta CIGANOS (1979) de João Abel Aboim, para Prole Filme.

- É fundada a TRÓPICO FILMES.

7 DE FEVEREIRO - Em Lisboa, falece o argumentista e produtor NUNO BRAGANÇA.

8 DE FEVEREIRO - Em Lisboa, falece o escritor JOSÉ GOMES FERREIRA, um pioneiro do cinema sonoro.

14 DE FEVEREIRO- Cinemateca Portuguesa apresenta O ELIXIR DO DIABO/FORBIDEN FRUIT (1964) de Thor Brooks, para Tobis Portuguesa e C.W. Hall/Carthey (GB); rodagem em Portugal.

15 DE FEVEREIRO - Animatógrafo estreia, no Quarteto, FRONTEIRAS/DE GRENS (1983) de Leon de Winter; produção Eerste Amsterdamse (Holanda) rodada em Portugal, por Metro Filme.

8 DE MARÇO - Radiotelevisão Portuguesa/RTP produziu e emite A MULHER DO KRAMER de Alfredo Tropa, na série “Gente Singular”.

15 DE MARÇO - A Radiotelevisão Portuguesa/RTP produziu e emite O MAIORAL de Alfredo Tropa.

28 DE MARÇO - João Ponces de Carvalho roda LES OISEAUX DU TAGE INTERNATIONAL, na região onde o Rio Tejo faz fronteira, entre Portugal e Espanha.

25 DE ABRIL - Doperfilme estreia, no Quarteto, NINGUÉM DUAS VEZES (1984) de Jorge Silva Melo, para Azul, Paisà e Janus Film (RFA), Les Films du Passage (França).

26 DE ABRIL - Distribuidores Reunidos estreia, no Roxy e Zodíaco, A NOITE E A MADRUGADA (1983) de Artur Ramos, para Forum.

6 DE MAIO - Filme Filmes estreia, no Forum-Picoas, ANA (1982) de António Reis & Margarida M. Cordeiro, que também produziram.

30 DE MAIO - Cinemateca Portuguesa ante-estreia: A MÃO FECHADA (1984) de José Diogo Gonçalves, para Azul; e o documentário INVISIBLE, VISIBLE - JORGE MARTINS, PEINTRE (1984) de Mário Barroso, para Films Rhinoceros (França).

10 DE JUNHO - Radiotelevisão Portuguesa/RTP produziu e emite CAMÕES, ESSE EMIGRANTE de António H. Escudeiro.

14 DE JUNHO - Na Gruta de Salir (Porto), João Ponces de Carvalho conclui EXCÊNTRICA, com a colaboração da Sociedade Portuguesa de Espeleologia.

5 DE JULHO - É publicado o Decreto Nº 18/85, que aprova o ACORDO CULTURAL ENTRE PORTUGAL E A TAILÂNDIA.

11 DE JULHO - Cinemateca Portuguesa apresenta CIGANOS (1979) de João Abel Aboim, para Prole Filme.

23 DE AGOSTO - Animatógrafo estreia, no Quarteto, NECROFILIA (1984) de Victor Silva.

24 DE SETEMBRO - Cinemateca Portuguesa ante-estreia LE SOULIER DE SATIN/O SAPATO DE CETIM de Manoel de Oliveira, para Metro e Tal e Les Films du Passage (França).

30 DE SETEMBRO - Cinemateca Portuguesa ante-estreia VERTIGES de Christine Laurent, para Les Films du Passage (França); rodagem em Évora.

4 DE OUTUBRO - Radiotelevisão Portuguesa/RTP 1 produziu, e emite MIGUEL BOMBARDA (1984) de Sinde Filipe, também protagonista.

25 DE OUTUBRO - É noticiada a morte de EMÍLIO CAMPOS COROA; fundador e director do Teatro Lethes, em Faro e, em 1961, responsável por “Infante de Sagres”, produção de Filmes Educativos.

31 DE OUTUBRO - Cinemateca Portuguesa revela A ÁGUA QUE SE BEBE... (1926-32) de João de Sousa Fonseca para Companhia das Águas de Lisboa.

8 DE NOVEMBRO - Radiotelevisão Portuguesa/RTP1 produziu em 1983-84, e emite SÓ ACONTECE AOS OUTROS de Luís Filipe Costa, para a série “Em Lisboa, Uma Vez...”.

15 DE NOVEMBRO - Vitória Filme estreia, no Roxy, CARTAS DE AMOR DE UMA FREIRA PORTUGUESA/CARTAS DE AMOR DE UNA MONJA PORTUGUESA/DIE LIEBESBRIEFE EINER PORTUGIESISCHEN NONNE (1976) de Jess/Jesus Franco, para Cinemec e Elite Films (Espanha), Zweite Filmproductions e Ascott Film (RFA); rodagem em Portugal.

21 DE NOVEMBRO - Cinemateca Portuguesa ante-estreia O MOVIMENTO DAS COISAS de Manuela Serra.

DEZEMBRO - Falece o actor VARELA SILVA.

6 DE DEZEMBRO - Radiotelevisão Portuguesa/RTP1 produziu, e emite, TODAS AS CARTAS DE AMOR SÃO RIDÍCULAS de Dórdio Guimarães.

10 DE DEZEMBRO - Cine-Filme estreia, no Rex, O NOSSO FUTEBOL (1983) de Ricardo Costa, para Diafilme.

21 DE DEZEMBRO - Radiotelevisão Portuguesa co-produziu em 1984, e emite na RTP2, a série televisiva MANUEL NA ILHA DAS MARAVILHAS de Raul Ruiz; existe uma versão para cinema, “Os Destinos de Manuel”.


© Instituto Camões, 2003-2007