|
 |
|
26 DE AGOSTO - Lusomundo estreia, no Amoreiras e no Quarteto, MATAR SAUDADES (1987) de Fernando Lopes, que produziu com Opus Filmes.
|
|
|
- É fundada a empresa Latina Europa.
JANEIRO - Falece o argumentista CÉSAR DE OLIVEIRA.
13 DE JANEIRO - Produção luso-francesa entre Suma Filmes e Arion Productions, La Sept, O DESEJADO/LES MONTAGNES DE LA LUNE (1987) de Paulo Rocha estreia em Paris (Latina).
FEVEREIRO - Em Lisboa, falece o actor e cantor FERNANDO FARINHA.
20 DE FEVEREIRO - Em Lisboa, falece o actor MIGUEL FRANCO.
26 DE FEVEREIRO - Columbia & Warner estreia, no Ávila e no Terminal, JOVENS CRUZADOS/LIONHEART (1987) de Franklin J. Schaffner, para Francis Coppola & Talia Films (EUA); rodagem em Portugal.
11 DE MARÇO - Cinemateca Portuguesa ante-estreia UMA PEDRA NO BOLSO (1987) de Joaquim Pinto, para GER; estreado no Forum-Picoas por Atalanta Filmes, em 15 de Junho de 1989.
18 DE MARÇO - Conselho Português para a Paz e Cooperação apresenta, no Teatro Maria Matos, OS GENERAIS/THE GENERALS (1986) de Walter Weynowski e Gerhard Scheumann; intervém o Marechal Francisco da Costa Gomes.
6 DE MAIO - Cinemateca Portuguesa ante-estreia EDEN-MISÉRIA (1986) de Christine Laurent, para Filmargem e Les Films du Passage (França).
2 DE JUNHO - Cinefilme estreia, no Quarteto, TRÊS MENOS EU de João Canijo, para Filmargem e Les Films du Passage (França).
4 DE JUNHO - No Porto, falece o crítico de cinema H. ALVES COSTA.
12 DE JUNHO - Radiotelevisão Portuguesa/RTP2 emite UMA RAPARIGA NO VERÃO (1986) de Vítor Gonçalves, para Trópico Filmes; ante-estreia na Cinemateca Portuguesa, em 11 de Dezembro de 1986.
13 DE JUNHO - No São Luiz, estreia MENSAGEM de Luís Vidal Lopes, para A Quimera do Ouro.
23 DE JUNHO - Em Lisboa, falece ALMA FLORA; actriz, desde “A Costureirinha da Sé” (1958 - Manuel Guimarães).
18 DE JULHO - Em Lisboa, falece o compositor cinematográfico JOLY BRAGA SANTOS.
10 DE AGOSTO - É fundada a VERMEDIA.
26 DE AGOSTO - Lusomundo estreia, no Amoreiras e no Quarteto, MATAR SAUDADES (1987) de Fernando Lopes, que produziu com Opus Filmes.
OUTUBRO - Em Lisboa, falece o realizador ERNESTO DE SOUSA.
1 DE OUTUBRO - Cinemateca Portuguesa ante-estreia AGOSTO de Jorge Silva Melo, para Filmargem; estreado no Forum-Picoas em 10 de Maio de 1991, por Atalanta Filmes.
10 DE NOVEMBRO - Lusomundo estreia, no Mundial, OS CANIBAIS/LES CANNIBALES de Manoel de Oliveira, para Filmargem.
20 DE NOVEMBRO - Radiotelevisão Portuguesa/RTP produziu com a Secretaria de Estado da Cultura/SEC, e emite MÁSCARA DE AÇO CONTRA ABISMO AZUL de Paulo Rocha.
27 DE NOVEMBRO - Radiotelevisão Portuguesa/RTP produziu com a Secretaria de Estado da Cultura/SEC, e emite QUEM FOSTE, ALVAREZ? de Noémia Delgado.
1 DE DEZEMBRO - Filmes Castello Lopes estreia, no São Jorge, Londres e Las Vegas, A MULHER DO PRÓXIMO de José Fonseca e Costa, para MGN, Radiotelevisão Comercial/RTC e Film Méssage (Bélgica).
9 DE DEZEMBRO - Cinemateca Portuguesa ante-estreia A PROPÓSITO DA BANDEIRA NACIONAL (1987) de Manoel de Oliveira, também produtor.
21 DE DEZEMBRO - Em Lisboa, falece JOÃO DE MACEDO; ténico de imagem, desde 1935; director de fotografia, desde “Cais do Sodré” (1946 - Alejandro Perla).