1997

10 DE JANEIRO - O Instituto Português da Arte Cinematográfica e Audiovisual/IPACA anuncia os projectos contemplados para Apoio Financeiro Selectivo à Produção: O ANJO DA GUARDA de Margarida Gil, TRÁFICO de João Botelho e CAPITÃES DE ABRIL de Maria de Medeiros

- Inicia actividade a produtora de vídeo EIRINHA, de Rio Maior.

5 DE JANEIRO - Chiado Terrasse prossegue a produção de LISBOA-LOS ANGELES - SEM DESTINO..., longa metragem de Rui Goulart.

10 DE JANEIRO - O Instituto Português da Arte Cinematográfica e Audiovisual/IPACA anuncia os projectos contemplados para Apoio Financeiro Selectivo à Produção: O ANJO DA GUARDA de Margarida Gil, TRÁFICO de João Botelho e CAPITÃES DE ABRIL de Maria de Medeiros.

17 DE JANEIRO - Só Volume co-produziu, e estreia no Quarteto, São Jorge e Alcântara, TÁXI LISBOA (1996) de Wolf Gaudlitz, para Solo Film (Alemanha).

26 DE FEVEREIRO - O Instituto Português da Arte Cinematográfica e Audiovisual/IPACA anuncia a VERBA DESTINADA À PRODUÇÃO de 1997, onde se prevê um aumento de 77% para as longas metragens.

11 DE ABRIL - Atalanta Filmes estreia, no King, OS OLHOS DA ÁSIA (1996) de João Mário Grilo, para Madragoa Filmes.

7 DE MAIO - É nomeada uma Comissão Inter-Ministerial para o Audiovisual, tendente a uma reformulação do Instituto Português da Arte Cinematográfica e Audiovisual/IPACA.

13 DE MAIO - No Festival de Cannes, é exibida O PREGO (1996), curta metragem de João Maia produzida por Plano Geral.

16 DE MAIO - Atalanta Filmes estreia, no Fonte Nova, King e Monumental, VIAGEM AO PRINCÍPIO DO MUNDO de Manoel de Oliveira, para Madragoa Filmes.

27 DE MAIO - Cinemateca Portuguesa apresenta MARGENS (1995) e FRAGMENTS BETWEEN TIME AND ANGELS, curtas metragens de Pedro Sena Nunes.

13 DE JUNHO - No festival VII Cine Ceará/Fortaleza (Brasil) é apresentado BOCAGE - O TRIUNFO DO AMOR de Djalma Limongi Batista, co-produção de António da Cunha Telles com Cinema do Século XX (Brasil).

21 DE JUNHO - Em Sesimbra, começa o Seminário POR UMA INDÚSTRIA DE CONTEÚDOS EM PORTUGAL, promovido pela Comissão Inter-Ministerial para o Audiovisual, Cinema e Telecomunicações.

27 DE JUNHO - Na Videoteca de Lisboa, é apresentado AFRO LISBOA de Ariel de Bigault, co-produção de SP Filmes e RTP com Kanpai (França).

28 DE JUNHO - O Decreto-Lei Nº 165/97 aprova o estatuto da CINEMATECA PORTUGUESA - MUSEU DO CINEMA.

2 DE JULHO - Em Lisboa, falece o poeta e cineasta DÓRDIO GUIMARÃES.

4 DE JULHO - Castello Lopes estreia, no Alfa e São Jorge, INÊS DE PORTUGAL de José Carlos de Oliveira, para ImagemReal.

18 DE JULHO - Lusomundo estreia, no Alfa, Amoreiras, Warner-Lusomundo, Olivais e Quarteto, O APARTAMENTO (1996) de João Milagre, João Tuna, Leonardo Simões, Luís Fonseca, Rui Poças, Tiago Beja da Costa, Vítor Joaquim e Vítor Nobre, curta metragem produzida por Produções Off/Rosi Burguete.

25 DE JULHO - Atalanta Filmes relança comercialmente, no AC Santos, com cópia nova, FRANCISCA (1981) de Manoel de Oliveira. Cinemateca Portuguesa apresenta INESPERADO (1994) de Vítor Moreira, e O HOMEM DO COMBOIO de Elsa Bruxelas e Ricardo Rezende. Videoteca de Lisboa apresenta EXIBIÇÃO DA OBRA CINEMATOGRÁFICA E AUDIOVISUAL DE MANUEL MOZOS.

29 DE JULHO - Falece o actor e dramaturgo COSTA FERREIRA.

8 DE AGOSTO - Atalanta Filmes estreia, no Monumental e Fonte Nova, PORTO SANTO de Vicente Jorge Silva; em complemento, - 9, curta metragem de Rita Nunes.

17 DE AGOSTO - No XXV Festival Internacional de Cinema de Gramado/Brasil, O TESTAMENTO DO SENHOR NAPUMOCENO (1997 - Francisco Manso) é galardoado com os Kikitos aos Melhores Filme, Argumento e Actor (Nelson Xavier).

28 DE AGOSTO - Em Lisboa, falece o cineasta JOÃO MENDES.

30 DE AGOSTO - É anunciada a distinção de PAULO BRANCO com o Prémio Europa.

2 DE SETEMBRO - No Festival de Veneza é exibido, em Competição, OSSOS de Pedro Costa, para Madragoa Filmes; distinguido com a Osella d’Oro à Melhor Fotografia (Emmanuel Machuel).

3 DE SETEMBRO - No Festival de Veneza é exibido, em Competição, PARABÉNS! (1996) de João Pedro Rodrigues, para Rosa Filmes; distinguido com uma Menção Honrosa.

14 DE SETEMBRO - O cineasta LUÍS FILIPE ROCHA é distinguido com o Prémio do Júri do XXVI Festival de Cinema da Figueira da Foz.

19 DE SETEMBRO - Em Lisboa, é assinado o PROTOCOLO DE CO-PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA ENTRE PORTUGAL E A ITÁLIA, pelos Ministros da Cultura dos dois países.

20 DE SETEMBRO - É anunciada a morte de ALBERTO ARMANDO PEREIRA, decano dos jornalistas cinematográficos em Portugal. É anunciada a morte de MANUEL MACHADO DA LUZ, cineclubista e crítico de cinema.

23 DE SETEMBRO - No CCB/Centro Cultural de Belém é apresentada A DEMANDA DO R de Humberto Santana, para Animostra; série de animação.

6 DE OUTUBRO - Ecofilmes ante-estreia, no Forum-Picoas, FÁTIMA de Fabrizio Costa, para Animatógrafo e Lux-Vide (Itália).

16 DE OUTUBRO - Em Lisboa, na Embaixada de França, MANOEL DE OLIVEIRA é agraciado com as insígnias de Grande Oficial de Mérito Nacional, atribuídas pelo Presidente da República e o Governo franceses.

21 DE OUTUBRO - O TESTAMENTO DO SENHOR NAPUMOCENO de Francisco Manso, é galardoado com os Prémios ao Melhor Filme e ao Melhor Actor no 8º Festival Internacional Cinematográfico de Assunção/Paraguai; e com o Grande Prémio do 3º Festival de Cinema e Vídeo do Ambiente e Lusofonia de Seia/Cine Eco 97; ainda galardoados neste certame: FRAGMENTS BETWEEN TIME AND ANGELS de Pedro Sena Nunes, FERNANDO PESSOA, O VIAJANTE IMÓVEL (1996) de Isabel Calp, DESVIO (1996) de Pedro Belém e Jorge Cramez na secção Lusofonia; e ALENTEJO LITORAL (1996) de Paulo Margalho com o Prémio Educação Ambiental.

24 DE OUTUBRO - Lusomundo estreia, no Amoreiras, Mundial e Colombo, ELAS/ELLES de Luís Galvão Teles.

30 DE OUTUBRO - No Auditório da Universidade de Évora, ante-estreia ABSTRATO de Rui Goulart, para Chiado Terraço. MASSACRE DOS INOCENTES de Vítor Lopes, para Cineclube de Avanca, recebe a Medalha de Ouro Unica no XV Festival Internacional ARS Film - Kromeriz 97, na República Checa.

14 DE NOVEMBRO - No Fonte Nova e King, Atalanta Filmes estreia OSSOS de Pedro Costa, uma produção de Madragoa Filmes; em complemento, PARABÉNS! (1996) de João Pedro Rodrigues, curta metragem para Rosa Filmes. O Júri do Cinanima/Espinho 97 atribui uma Menção Honrosa a GATOFONE de Pedro Serrazina, e o Prémio Jovem Cineasta a TRANSFORMAÇÕES de André Marques.

15 DE NOVEMBRO - Falece ARTUR BOURDAIN DE MACEDO - fotógrafo-de-cena, realizador documental e produtor.

16 DE NOVEMBRO - No Festival de Tóquio, VIAGEM AO PRINCÍPIO DO MUNDO de Manoel de Oliveira é galardoado com o Achievement Award.

18 DE NOVEMBRO - É anúnciado que ADEUS, PAI (1996) de Luís Filipe Rocha foi galardoado com os Prémios ao Melhor Actor (João Lagarto) e ao Melhor Actor Jovem (José Afonso Pimentel) no XVII Festival de Cinema de Moscovo, que decorreu em Setembro.

21 DE NOVEMBRO - No Alfa, Amoreiras, Warner-Lusomundo Colombo e Warner-Lusomundo Odivelas, Lusomundo estreia O PREGO de João Maia, para Plano Geral. É anunciado que - 9 de Rita Nunes, para Shots, foi galardoado com o Prémio Canal Plus, no Festival de Brest/França.

22 DE NOVEMBRO - LE BASSIN DE J.W./A BACIA DE J.W. de João César Monteiro é galardoado com o Prémio FIPRESCI/Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica em Mar del Plata/Argentina 1997.

24 DE NOVEMBRO - Palmarés dos VIII Encontros de Cinema Documental do Centro Amascultura: Prémio de Audiência - O HOMEM DA BICICLETA de António Pedro e Ivo Ferreira, e POLIFONIAS - PACI È SALUTA, MICHEL GIACOMETTI (1996) de Pierre-Marie Goulet; Prémio António Reis - AFRO LISBOA de Ariel de Bigault; Prémio RTP - MULHERES DE BATUQUE de Catarina Rodrigues; Prémio Melhor Documentário - POLIFONIAS - PACI È SALUTA, MICHEL GIACOMETTI de Pierre-Marie Goulet.

30 DE NOVEMBRO - É anunciado que OSSOS de Pedro Costa foi galardoado com o Prémio ao Melhor Filme Estrangeiro no Festival de Belfort/França.

1 DE DEZEMBRO - No encerramento do Festival de Salonica/Grécia, MANOEL DE OLIVEIRA recebe um Prémio Especial de Carreira e pelo Conjunto da sua Obra.

2 DE DEZEMBRO - É anunciado que ELAS de Luís Galvão Teles foi galardoado com o Prémio à Melhor Actriz (Marthe Keller) no Festival de Pescara/Itália.

6 DE DEZEMBRO - Em Berlim, VIAGEM AO PRINCÍPIO DO MUNDO de Manoel de Oliveira é galardoado com o European FIPRESCI Award, na cerimónia dos prémios Europeus de Cinema/Felix.

9 DE DEZEMBRO - No Rivoli (Porto), ante-estreia PO DI SANGUI (1996) de Flora Gomes, co-produção luso-tunisina-guineense a cargo de SP Filmes.

26 DE DEZEMBRO - No Alfa, Amoreiras, Colombo, São Jorge, Alcântara, Quarteto, Mundial, Olivais e Monumental, Lusomundo estreia TENTAÇÃO de Joaquim Leitão, para MGN; a ante-estreia decorreu no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em 20 de Dezembro; no mesmo dia, Publicações Europa-América lança em livro, no T’Clube, “Tentação”, a novelização de Tereza Coelho sobre o argumento de Joaquim Leitão.

Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

© Instituto Camões, 2003-2007