1998

26 DE DEZEMBRO - No Alfa, Amoreiras, Colombo, São Jorge, Alcântara, Quarteto, Mundial, Olivais e Monumental, Lusomundo estreia TENTAÇÃO de Joaquim Leitão, para MGN.

10 DE JANEIRO - Em Lisboa falece PISANI BURNAY, actor de cinema.

14 DE JANEIRO - A estreia de TENTAÇÃO (1997 - Joaquim Leitão) bate recordes comerciais no cinema português, com 203.853 espectadores em 18 dias.

22 DE JANEIRO - Lusomundo anuncia que PESADELO COR-DE-ROSA de Fernando Fragata, e ZONA J de Leonel Vieira, ainda em exibição, atingiram - respectivamente - 181.341 e 187.574 espectadores, passando a integrar a lista dos 5 filmes portugueses mais vistos de sempre, da qual já constavam O LUGAR DO MORTO (1984) de António-Pedro Vasconcelos, ADÃO E EVA (1995) e TENTAÇÃO (1997) de Joaquim Leitão.

24 DE JANEIRO - O Prémio do Público, no Festival de Palm Springs/EUA, é atribuído a ELAS (1997) de Luís Galvão Teles.

30 DE JANEIRO - No Quarteto, estreia LE BASSIN DE J.W. (1997) de João César Monteiro, para Fábrica de Imagens. O filme - 9 (1997) de Rita Nunes é galardoado com o Prémio Estrela de Cristal para a Melhor Curta Metragem no Festival de Bruxelas.

6 DE FEVEREIRO - No Teatro Rivoli (Porto), ante-estreia O RIO DO OURO de Paulo Rocha.

8 DE FEVEREIRO - A Emi-Valentim de Carvalho lança a banda sonora de TENTAÇÃO (1997 - Joaquim Leitão), pelos Xutos & Pontapés.

9 DE FEVEREIRO - Cinemateca Portuguesa apresenta MARGINÁLIA de Saguenail, sobre a rodagem de “O Rio do Ouro” de Paulo Rocha.

22 DE FEVEREIRO - O Júri do Festival de Berlim atribui uma Menção Especial a FINTAR O DESTINO (1997) de Fernando Vendrell.

27 DE FEVEREIRO - Atalanta Filmes estreia no King O HOMEM DO COMBOIO (1997) de Elsa Bruxelas e Ricardo Rezende, e MA’S SIN (1996) de Saguenail.

2 DE MARÇO - FINTAR O DESTINO (1997) de Fernando Vendrell é galardoado, no Fantasporto, com o Prémio Especial do Júri/Semana dos Realizadores.

11 DE MARÇO - A curta metragem DOIS DRAGÕES de Margarida Cardoso é contemplada com o Prémio do Público no V Festival Internacional de Cinema delle Donne, em Turim (Itália).

15 DE MARÇO - Radiotelevisão Portuguesa/RTP2 emite CINEMA PORTUGUÊS...? (1996) de Manuel Mozos, para Rosa Filmes.

16 DE MARÇO - TENTAÇÃO (1997 - Joaquim Leitão) é galardoado com os Troféus Nova Gente - Filme e Interpretação (Cristina Câmara). Cinemateca Portuguesa apresenta O QUE TE QUERO de Jeanne Waltz.

ABRIL - É formada a produtora FILMES DA RUA.

3 DE ABRIL - No Forum Lisboa, ante-estreia O TESTAMENTO DO SENHOR NAPUMOCENO (1997) de Francisco Manso, também produtor; estreia em 17 de Abril, no Londres, Alcântara e AC Santos, por Castello Lopes.

10 DE ABRIL - No Alfa, Amoreiras, Fonte Nova, Monumental, Mundial, Quarteto, Atalanta Filmes estreia SAPATOS PRETOS de João Canijo, para Madragoa Filmes.

14 DE ABRIL - É anunciado que COMÉDIA INFANTIL (1997) de Solveig Nordlund, em co-produção da Prole Filme, recebeu o Prémio do Júri no Festival de Mulheres de Créteil.

24 DE ABRIL - As distribuidoras Lusomundo, Atalanta Filmes, Filmes Castello Lopes e Ecofilmes assumem, com o Ministério da Cultura, um ACORDO DE APOIO À PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DO CINEMA PORTUGUÊS, o qual é assinado no dia 27 de Abril.

26 DE ABRIL - É anunciado que, no Festival Iberico de Cine/Madrid, PARABÉNS! de João Pedro Rodrigues foi galardoado com o Prémio ao Melhor Actor (Eduardo Sobral).

29 DE ABRIL - Em Lisboa, falece a actriz MARIANA VILLAR.

6 DE MAIO - Distinções dos V Caminhos do Cinema Português em Coimbra: 1º Prémio - LE BASSIN DE J.W. (1997) de João César Monteiro; 2º Prémio - O QUE TE QUERO de Jeanne Waltz; Prémios do Público - à longa metragem ELAS/ELLES (1997) de Luís Galvão Teles, à curta metragem - 9 (1997) de Rita Nunes; Ardenter Imagine (Consagração de Carreira) - Pedro Bandeira Freire.

8 DE MAIO - É constituída a empresa produtora DIGIFILME.

25 DE MAIO - Na Cinemateca Portuguesa, ante-estreiam O HOMEM DA BICICLETA - DIÁRIO DE MACAU (1997) de Ivo M. Ferreira e António Pedro, e AH MING’S MACAO (1996) de Albert Chu.

8 DE JUNHO - No Festival de Cinema de Tróia/Festróia é apresentado, na secção oficial, A TEMPESTADE DA TERRA (1997), co-produção luso-moçambicana realizada por Fernando d’Almeida e Silva.

14 DE JUNHO - No Festival de Cinema de Tróia/Festróia, A SOMBRA DOS ABUTRES (1997) de Leonel Vieira é distinguido com um Golfinho de Prata/Primeiras Obras.

30 DE JUNHO - FINTAR O DESTINO (1997) de Fernando Vendrell é galardoada com o Prémio Vesúvio no Festival de Nápoles.

1 DE JULHO - Na Cinemateca Portuguesa, ante-estreia É SÓ UM MINUTO... de Pedro Caldas.

3 DE JULHO - Atalanta Filmes estreia, no King, O QUE TE QUERO de Jeanne Waltz; com REQUIEM de Alain Tanner, produção de Paulo Branco com rodagem em Lisboa.

12 DE JULHO - Distinções atribuídas a curtas metragens portuguesas, no Festival de Vila do Conde: SENHOR JERÓNIMO de Inês de Medeiros - Prémio Cottinelli Telmo e Prémio Kodak; “Estou Perto” de SANDRO AGUILAR - Prémio Jovem Cineasta; O QUE TE QUERO de Jeanne Waltz - Menção Honrosa.

13 DE JULHO - No Festival de Cinema de Jerusalém, MANOEL DE OLIVEIRA é distinguido com o Prémio Obra de Uma Vida, por ocasião da exibição de “Inquietude”.

15 DE JULHO - Em Lisboa, falece o actor MÁRIO SARGEDAS.

17 DE JULHO - É anunciada a outorga a MANOEL DE OLIVEIRA do Prémio Ennio Flaiano, no Festival de Pescara/Itália.

18 DE JULHO - Na Cinemateca Portuguesa, é exibido TERRA ESTRANGEIRA (1995) de Walter Salles, co-produção luso-brasileira rodada em Lisboa.

21 DE JULHO - No King, ante-estreia COMÉDIA INFANTIL (1997) de Solveig Nordlund; estreia no dia 24 de Julho.

31 DE JULHO - No Cinema AC Santos, UniPortugal estreia PAU SANGUE/PÔ DE SANGUI (1996) de Flora Gomes, em produção luso-guineense. Cinemateca Portuguesa ante-estreia UMA VOZ NA NOITE de Solveig Nordlund.

7 DE AGOSTO - Atalanta Filmes estreia ESTOU PERTO de Sandro Aguilar.

8 DE AGOSTO - É anunciada a outorga a MANOEL DE OLIVEIRA do Grande Prémio das Américas, no Festival dos Filmes do Mundo - Montréal/Canadá.

20 DE AGOSTO - Em Nova Iorque, falece o actor ANTÓNIO ASSUNÇÃO.

22 DE AGOSTO - É anunciada a outorga a MANOEL DE OLIVEIRA do Prémio Casa de Camilo Castelo Branco; entregue pelo Ministro da Cultura, em 18 de Setembro de 1999.

28 DE AGOSTO - É anunciado que, no XXVI Festival Internacional de Cinema de Gramado/Brasil, O RIO DO OURO de Paulo Rocha foi galardoado com o Kikitos à Melhor Fotografia (Elso Roque).

29 DE AGOSTO - É anunciado que MANOEL DE OLIVEIRA terá uma Casa-Museu no Porto, desenhada por Eduardo Souto Moura.

5 DE SETEMBRO - No XXVII Festival da Figueira da Foz, decorre uma HOMENAGEM À OBRA DE ANTÓNIO DA CUNHA TELLES.

13 DE SETEMBRO - No XXVII Festival da Figueira da Foz, O ANJO DA GUARDA de Margarida Gil é distinguido com uma Placa de Prata.

27 DE SETEMBRO - Na Praça Sony, Pedro Sena Nunes apresenta em Novas Tendências os seus filmes AS PALAVRAS DERRETEM-SE NA ÁGUA e DEVANEIOS FLUTUANTES: CARLOS PAREDES.

1 DE OUTUBRO - O Conselho de Ministros aprova um pacote legislativo para as áreas do cinema, audiovisual e multimedia, incluindo: a nova LEI DO CINEMA, AUDIOVISUAL E MULTIMEDIA, a LEI ORGÂNICA DO INSTITUTO DO CINEMA, AUDIOVISUAL E MULTIMEDIA/ICAM (que substitui o Instituto Português da Arte Cinematográfica e Audiovisual/IPACA) e o DECRETO CONSTITUTIVO DO CONSELHO SUPERIOR DO CINEMA, AUDIOVISUAL E MULTIMEDIA. O Ministério da Cultura e a SIC/Sociedade Independente de Comunicação assinam um ACORDO PARA A REALIZAÇÃO DE TELEFILMES.

17 DE OUTUBRO - No Museu de Etnologia, estreiam SWAGATAM de Catarina Alves Costa e A DAMA DE CHANDOR de Catarina Mourão.

23 DE OUTUBRO - Em Lisboa, falece o actor CARLOS FONSECA.

25 DE OUTUBRO - SENHOR JERÓNIMO de Inês de Medeiros é galardoado com a Campânula de Prata no Festival de Seia. Galardões do Festival OvarVídeo: AS PALAVRAS DERRETEM-SE NA ÁGUA (1998 - Pedro Sena Nunes) - Grande Prémio; NÃO HÁ-DE SER NADA (1997 - Luís Alvarães) - Prémio de Ficção; A BELA E O MONSTRO (1998 - Nuno Viegas, Jorge Rosário e Teodora Tavares) - Prémio de Documentário; OS MEUS MORTOS e AOS PAPÉIS (1998 - Saguenail) - Prémio Especial do Júri.

28 DE OUTUBRO - No Centro Cultural de Belém, ante-estreia PESADELO COR-DE-ROSA de Fernando Fragata.

29 DE OUTUBRO - No Monumental-Saldanha, ante-estreia INQUIETUDE de Manoel de Oliveira.

30 DE OUTUBRO - Atalanta Filmes estreia INQUIETUDE de Manoel de Oliveira - no Monumental-Saldanha, Fonte Nova e AC Santos. Lusomundo estreia PESADELO COR-DE-ROSA de Fernando Fragata - no Alfa, Amoreiras, Quarteto, São Jorge, Warner-Lusomundo Colombo e Warner-Lusomundo Olivais.

3 DE NOVEMBRO - Cinemateca Portuguesa ante-estreia GOLPE DE ASA de António Correia, para Prole Filme.

7 DE NOVEMBRO - ROUTE 31 de Rita Ferreira da Silva é galardoado no Festival de Brno/República Checa.

12 DE NOVEMBRO - No âmbito do Cinanima/Espinho, é criada a ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PRODUTORES DE ANIMAÇÃO/APPA.

20 DE NOVEMBRO - Cinemateca Portuguesa ante-estreia A TESTEMUNHA de Fátima Ribeiro, e O RIO DO OURO de Paulo Rocha.

21 DE NOVEMBRO- No Festival de Bastia, ANA MOREIRA é distinguida com o Prémio da Melhor Actriz, por “Os Mutantes” de Teresa Villaverde.

24 DE NOVEMBRO - No King, Atalanta Filmes ante-estreia OS MUTANTES de Teresa Villaverde; estreia no dia 27, no King e Monumental.

28 DE NOVEMBRO - Em Lisboa, falece o cineasta AMÉRICO LEITE ROSA.

4 DE DEZEMBRO - No Nimas, Cinemate/Atalanta estreia A TEMPESTADE DA TERRA de Fernando d’Almeida e Silva.

8 DE DEZEMBRO - No Forum Lisboa, ante-estreia ZONA J de Leonel Vieira; estreia no Alfa, Amoreiras, Fonte Nova, Monumental-Saldanha, Quarteto, Warner-Lusomundo Colombo e Warner-Lusomundo Olivaishoping, por Lusomundo.

12 DE DEZEMBRO - No Rivoli, Porto, durante a Homenagem Nacional a Manoel de Oliveira, é apresentado - em estreia mundial - LE PATRIARCHE DE NOÉ de Jean Rouch.

18 DE DEZEMBRO - No Nimas, Atalanta Filmes estreia a versão integral de VALE ABRAÃO (1993) de Manoel de Oliveira.

21 DE DEZEMBRO - É publicado o Decreto-Lei Nº 408/98, que cria o INSTITUTO DO CINEMA, AUDIOVISUAL E MULTIMEDIA/ICAM, e aprova a respectiva Lei Orgânica.

22 DE DEZEMBRO - Cinemateca Portuguesa ante-estreia HISTÓRIAS SEM INTERESSE de Wilson Siqueira.

31 DE DEZEMBRO - No Fonte Nova, King, Monumental-Saldanha e Mundial, Atalanta Filmes estreia TRÁFICO de João Botelho.

Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

© Instituto Camões, 2003-2007