1999

6 DE FEVEREIRO - No Teatro Rivoli (Porto), ante-estreia O RIO DO OURO de Paulo Rocha.

- Inicia actividade a empresa ANIMATÓGRAFO II.

4 DE JANEIRO - No Forum Lisboa, UniPortugal ante-estreia FINTAR O DESTINO de Fernando Vendrell, para David & Golias; rodagem em Cabo Verde.

7 DE JANEIRO - No Rivoli (Porto), FBF ante-estreia O JUDEU (1995) de Jom Tob Azulay, em co-produção luso-brasileira; estreia no dia seguinte.

8 DE JANEIRO - No Alcântara, Monumental e Quarteto, UniPortugal estreia FINTAR O DESTINO de Fernando Vendrell.

11 DE JANEIRO - Na Cinemateca Francesa, ante-estreia O RIO DO OURO (1998), com estreia comercial em França no dia seguinte.

13 DE JANEIRO - Em Setúbal, falece o maestro FERRER TRINDADE; compositor, autor da música para vários filmes portugueses.

15 DE JANEIRO - É publicado o Decreto-Lei Nº 15/99, que aprova a INTERVENÇÃO DO ESTADO NAS ACTIVIDADES CINEMATOGRÁFICA, AUDIOVISUAL E MULTIMEDIA, nos aspectos relacionados com as atribuições específicas do Ministério da Cultura.

17 DE JANEIRO - No Museu de Etnologia, é exibido A COMPANHA DO JOÃO DA MURTOSA (1998) de Paulo Nuno Lopes e Helena Lopes, para Azul SPI e Trapézio.

22 DE JANEIRO - Lusomundo anuncia que PESADELO COR-DE-ROSA (1998) de Fernando Fragata, e ZONA J (1998) de Leonel Vieira, ainda em exibição, atingiram - respectivamente - 181.341 e 187.574 espectadores, passando a integrar a lista dos 5 filmes portugueses mais vistos de sempre, da qual já constavam O LUGAR DO MORTO (1984) de António-Pedro Vasconcelos, ADÃO E EVA (1995) e TENTAÇÃO (1997) de Joaquim Leitão.

26 DE JANEIRO - Em Lisboa, falece o cineasta MANUEL COSTA E SILVA.

27 DE JANEIRO - No Forum Lisboa, ante-estreia EM FUGA/ON THE RUN (1998) de Bruno de Almeida; produção da MGN, estreia no dia 29, por Filmes Castello Lopes, no Londres, Monumental-Saldanha e Quarteto.

31 DE JANEIRO - Na Fundação de Serralves, no Porto, culmina a mostra HÉLASTRE, 10 ANOS DE VÍDEO, que reune quase toda a produção realizada naquele suporte, desde 1988, por Saguenail (Serge Abramovici) e Corbe (Regina Guimarães).

2 DE FEVEREIRO - A cooperativa de produção cultural Curtas Metragens, organizadora do Festival de Vila do Conde, cria a ACM/AGÊNCIA DA CURTA METRAGEM, com o apoio do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimedia/ICAM.

3 DE FEVEREIRO - Jorge Silva Melo anuncia que ARTISTAS UNIDOS passará a desenvolver actividade na área cinematográfica.

6 DE FEVEREIRO - No Teatro Rivoli (Porto), tem lugar a ante-estreia nacional de O RIO DO OURO (1998) de Paulo Rocha.

9 DE FEVEREIRO - Cinemateca Portuguesa apresenta MARGINÁLIA (1998) de Saguenail, sobre a rodagem de “O Rio do Ouro” de Paulo Rocha.

11 DE FEVEREIRO - Os actores DIOGO INFANTE e ANA MOREIRA representam Portugal no Shooting Stars do Festival de Berlim.

12 DE FEVEREIRO - Entre a autarquia de CASCAIS e a empresa americana Edelman é aprovado um protocolo, para realizar um estudo sobre a viabilidade económica do projecto de criação de uma CIDADE DO CINEMA na região.

19 DE FEVEREIRO - No King e Monumental-Saldanha, Atalanta Filmes estreia O RIO DO OURO (1998) de Paulo Rocha, para Suma Filmes. No Forum Lisboa, e até 27 de Fevereiro, decorre a mostra CURTAS METRAGENS PORTUGUESAS.

21 DE FEVEREIRO - A SIC emite PARABÉNS A MANOEL DE OLIVEIRA, sobre a Homenagem prestada ao cineasta, no Rivoli do Porto, em Dezembro de 1998, a propósito da comemoração dos 90 anos.

5 DE MARÇO - No Fantasporto, é exibido É SÓ UM MINUTO... (1998) de Pedro Caldas; estreia a 2 de Abril, com distribuição de Alatanta Filmes, em complemento a LONGE DA VISTA (1998) de João Mário Grilo.

6 DE MARÇO - A COMPANHA DO JOÃO DA MURTOSA (1998) de Paulo Nuno Lopes e Helena Lopes, conquista o Prémio Melhor Documentário Galego-Português no Festival Internacional de Cinema Documental de Santiago de Compostela.

7 DE MARÇO - No Fantasporto, O ANJO DA GUARDA de Margarida Gil recebe uma Menção Especial do Júri à Actriz (Dalila Carmo), e ...QUANDO TROVEJA de Manuel Mozos um Prémio Especial do Júri.

8 DE MARÇO - Na Figueira da Foz, falece o cineasta ANTÓNIO CAMPOS.

18 DE MARÇO - Em Lisboa, falece Pedro Moutinho, actor e locutor do cinema português.

2 DE ABRIL - No King, Atalanta Filmes estreia LONGE DA VISTA (1998) de João Mário Grilo (teve ante-estreia no Monumental, em 31 de Março); em complemento, É SÓ UM MINUTO... (1998), curta metragem de Pedro Caldas.

5 DE ABRIL - Lusomundo ante-estreia, no Porto, JAIME de António-Pedro Vasconcelos.

8 DE ABRIL - Na categoria de Cinema, o Prémio Bordalo é atribuido à realizadora TERESA VILLAVERDE.

9 DE ABRIL- No Alfa, Amoreiras, Monumental, Mundial, Quarteto, Warner-Lusomundo Colombo e Warner-Lusomundo Olivais, Lusomundo estreia JAIME de António-Pedro Vasconcelos. Um incêndio, no Cinema ALVALADE, destrói estruturas da zona do palco.

16 DE ABRIL - Na Cinemateca Portuguesa, principia a mostra retrospectiva ABRIL 25 ANOS.

19 DE ABRIL - No Forum Lisboa, ante-estreia A SOMBRA DOS ABUTRES (1997) de Leonel Vieira; estreia no dia 23, por Castello Lopes, no Alcântara, Quarteto e Warner-Lusomundo Centro Vasco da Gama.

24 DE ABRIL - Parque Expo e SP Filmes ante-estreiam, no Auditório do Centro de Comunicação Social do Parque das Nações, OUTRO PAÍS de Sérgio Tréfaut.

1 DE MAIO - A Videoteca de Lisboa produziu com a CGTP-In, e apresenta o documentário 25 ANOS DO 1º DE MAIO EM LIBERDADE.

7 DE MAIO - No Alcântara e São Jorge, FBF Filmes estreia AMOR & CIA (1998), co-produção luso-brasileira realizada por Helvécio Ratton. Os actores MÁRIO VIEGAS e CARLOS DANIEL, e o maestro JAIME MENDES, passam a constar da toponímia lisboeta.

20 DE MAIO - Na Videoteca de Lisboa, é apresentada TERRA ESTRANGEIRA (1995), longa metragem de Walter Sales e Daniela Thomas, em co-produção luso-brasileira.

23 DE MAIO - No Festival de Cannes, A CARTA de Manoel de Oliveira é galardoado com o Prémio Especial do Júri.

25 DE MAIO - No Nimas, decorre a ante-estreia de O ANJO DA GUARDA, longa metragem de Margarida Gil; estreia no dia 28, no Nimas, por AS Produções.

26 DE MAIO - Atalanta Filmes estreia TRÊS PONTES SOBRE O RIO/TROIS PONTS SUR LA RIVIÈRE de Jean-Claude Biette; produção de Paulo Branco, com rodagem em Lisboa e no Porto.

29 DE MAIO - Em Lisboa, na sede da Radiotelevisão Portuguesa/RTP, decorrem as PRIMEIRAS JORNADAS DO DIREITO DO AUDIOVISUAL.

7 DE JUNHO - Cinemateca Portuguesa apresenta LEOPOLDO (1997) e PARTEM TÃO TRISTES OS TRISTES de Teresa Prata, ARTE PÚBLICA (1998) de Hugo Vieira da Silva, SOLIS (1995) e ÁPIS (1997) de Pedro Pena.

13 DE JUNHO - No Festival World Association of Medical Health Films, em Óbidos, é galardoado com a Serpente de Prata o filme NÃO DÁ de José Gouveia, produzido pelo Cineclube de Aveiro.

15 DE JUNHO - Em Paço de Arcos, é inaugurado um ESTÚDIO DE PRODUÇÃO AUDIOSISUAL, pelo grupo Valentim de Carvalho.

20 DE JUNHO - Em Lisboa, falece OLIVEIRA COSTA, realizador da Radiotelevisão Portuguesa/RTP.

9 DE JULHO - No Alcântara e Quarteto, Castello Lopes estreia ILHÉU DE CONTENDA (1995) de Leão Lopes.

12 DE JULHO - Galardões do Festival de Curtas Metragens de Vila do Conde: ENTRE NÓS (de Margarida Cardoso) - Prémio Cottinelli Telmo; IVO FERREIRA - Prémio Jovem Cineasta por O QUE FOI?; MIGUEL GOMES - Prémios à Realização e à Fotografia por ENTRETANTO. Atalanta Filmes acorda com FILMÓGRAFO a distribuição em sala um mínimo de duas curtas metragens de animação por ano, produzidas pela segunda empresa, em complemento a filmes de longa metragem.

28 DE JULHO - Em Lisboa, falece o cineasta moçambicano FERNANDO D’ALMEIDA E SILVA.

30 DE JULHO - A Sociedade Independente de Comunicação/SIC emite LISSABON-WULPPERTHAL-LISBOA (1998) de Fernando Lopes.

1 DE AGOSTO - No Funchal, estreia a QUANDO A LIBERDADE VOA BAIXO de Dinarte Freitas, em produção de Tony Silva.

14 DE AGOSTO - No X Festival de Klagenfurt/Áustria, A NOITE CHEIRAVA MAL de Paulo d’Alva é galardoado com os Grande Prémio e Prémio Ouro.

16 DE AGOSTO - No Festival de Gramado/Brasil, A SOMBRA DOS ABUTRES de Leonel Vieira é galardoado com os Prémios aos Melhores Filme, Fotografia e Actor (Diogo Infante).

24 DE AGOSTO - Na Bélgica, decorre a estreia mundial de A NONA PORTA/THE NINTH GATE, longa metragem de Roman Polanski; rodagem parcial em Portugal.

2 DE SETEMBRO - Na Figueira da Foz, principia o XXVIII Festival Internacional de Cinema, com homenagem a JOÃO MÁRIO GRILO, ali nascido.

10 DE SETEMBRO - Falece JOSÉ VITÓRIO, realizador de televisão.

17 DE SETEMBRO - A Videoteca de Lisboa apresenta MULHERES DE BATUQUE (1997) de Catarina Rodrigues.

22 DE SETEMBRO - Em Lisboa, falece LUÍS PIÇARRA; cantor e actor em filmes.

23 DE SETEMBRO - Galardões a curtas metragens portuguesas, na Jornada Internacional de Cinema da Bahia/Brasil: SENHOR JERÓNIMO de Inês de Medeiros - Tatu de Ouro/Ficção, A TESTEMUNHA de Fátima Ribeiro - Tatu de Prata/Fotografia; ESTOU PERTO de Sandro Aguilar - Prémio Glauber Rocha.

24 DE SETEMBRO - No King, Monumental, Saldanha e Mundial, Atalanta Filmes estreia A CARTA de Manoel de Oliveira. Radiotelevisão Portuguesa/RTP1 estreia O DRAGÃO DE FUMO, série de José Carlos de Oliveira; e emite FLORES AMARGAS (1988), telefilme de Margarida Gil.

25 DE SETEMBRO - No Festival de Cinema de San Sebastian, JAIME 1999) de António-Pedro Vasconcelos é galardoado com o Prémio Especial do Júri.

28 DE SETEMBRO - Ovarvídeo ’99, 4º Fertival Nacional de Vídeo de Ovar, presta homegagem ao cineasta EDGAR PÊRA.

30 DE SETEMBRO - É lançado CONVERSAS COM MANOEL DE OLIVEIRA por Antoine Baecque e Jacques Parsi, sob chancela Campo das Letras.

6 DE OUTUBRO - Em Lisboa, falece AMÁLIA RODRIGUES. MANOEL DE OLIVEIRA, é homenageado no Festival Cinessone/Paris.

17 DE OUTUBRO - É atribuído o Prémio de Estudos Fílmicos, da Universidade de Coimbra, ao cineasta PAULO ROCHA.

18 DE OUTUBRO - Na CulturGest, é exibido OUTROS BAIRROS de Inês Gonçalves, Kiluanje Liberdade e Vasco Pimentel.

22 DE OUTUBRO - No Teatro Gil Vicente em Cascais, decorre uma Homenagem a MARIA DULCE, no âmbito das Fitas à Portuguesa.

23 DE OUTUBRO - No Teatro Gil Vicente em Cascais, decorre uma Homenagem a VIRGÍLIO TEIXEIRA, no âmbito das Fitas à Portuguesa.

25 DE OUTUBRO - No V Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela - Cine Eco 99/Seia, o Prémio principal contempla “O Cineasta da Selva” (1999 - Brasil) de Aurélio Michilis, sobre SILVINO SANTOS (1886-1970), pioneiro português do cinema amazónico; CABO VERDE - INSULARIDADES de Carlos Brandão Lucas, é galardoado com Menção Honrosa/Lusofonia.

30 DE OUTUBRO - Na festival CinemAnimação/Amadora, o CinemaniMenção-O Boneco Rebelde distingue O BONECO REBELDE (1942) de Sérgio Luiz e, com referência a 1998, MAJOR ALVEGA de Henrique Oliveira.

3 DE NOVEMBRO - Galardões do Ovarvídeo ’99 a produções portuguesas: Grande Prémio - INNOCENT WHEN YOU DREAM de Gonçalo C. Luz; Prémio de Ficção - SUBITAMENTE NO VERÃO PASSADO de Jorge Sá; Prémio de Documentário - MADRUGADAS de Rui Simões; Prémio de Animação - CRIAÇÃO de Sandra Santos; Prémio de Juventude - XEQUE-MATE de Pedro Baptista; Prémio Especial - NÃO SE PODE PENSAR EM TUDO de Luís Alvarães; Prémio do Público - NON SENSE de Rui Rufino; Menção Honrosa - NAMASTÉ de Rui Simões.

4 DE NOVEMBRO - Videoteca de Lisboa apresenta EM FÁTIMA REZEI POR TI de Gonçalo C. Luz.

5 DE NOVEMBRO - No King, Atalanta Filmes estreia AS BODAS DE DEUS, de João César Monteiro. FBF Filmes estreia BOCAGE - O TRIUNFO DO AMOR de Djalma Limongi Batista, co-produção luso-brasileira; ante-estreada no Rivoli (Porto), em 28 de Outubro. Videoteca de Lisboa apresenta DEDILHAR A SAUDADE de Fernando Carrilho.

6 DE NOVEMBRO - Em Lisboa, falece o realizador L.J. TEIXEIRA DA FONSECA.

10 DE NOVEMBRO - Em Paris, falece o americano ROBERT KRAMER; realizador de “Cenas da Luta de Classes em Portugal” (1977), actor de “Gestos & Fragmentos” (1982 - Alberto Seixas Santos).

13 DE NOVEMBRO- No Festival Internacional de Cinema Independente de Ourense/Galiza - Forum Cinematográfico do Eixo Atlântico, o Grande Prémio Calpúrnia é atribuído a EM FUGA/ON THE RUN (1998) de Bruno de Almeida. Prémios do Cinanima/Espinho 99 a filmes portugueses: A NOITE de Regina Pessoa - Menção Honrosa do Júri, Prémio Jovem Cineasta e Menção Honrosa do Cartoon Portugal; A SUSPEITA de José Miguel Ribeiro - Prémio da Crítica, Prémio Cartoon Portugal e Prémio Melhor Argumento Português; ABECEDÁRIO de André Marques - Menção Honrosa do Cartoon Portugal; SHSHSH (SINTONIA INCOMPLETA) de Mário Jorge Neves - Menção Honrosa ao Argumento Português.

21 DE NOVEMBRO - Galardões a produções nacionais no 5º Festival de Vídeo de Viana do Castelo/VideoViana 99: XEQUE-MATE de Pedro Baptista - Prémio Ficção/Profissional; VIAGEM AO MUNDO DAS ESPECEARIAS de Carlos Brandão Lucas - Prémio Documentàrio/Profissional; DEDILHAR A SAUDADE de Fernando Carrilho - Prémio Documentário/Não-Profissional; LIXO de Rita Nunes - Prémio de Ecologia e Defesa do Ambiente/Profissional; VENTOS DO LARGO de António Saraiva - Prémio de Ecologia e Defesa do Ambiente/Não-Profissional.

22 DE NOVEMBRO - Galardões a produções portuguesas nos X Encontros Internacionais de Cinema Documental/Amascultura: OUTRO PAÍS de Sérgio Tréfaut - Prémio à Melhor Obra Documental; OUTROS BAIRROS de Vasco Pimentel, Inês Gonçalves e Kiluanje Liberdade - Menções Honrosas à Melhor Obra Documental e da Federação Portuguesa de Cineclubes; A FAZER O MAL de Luís Alves de Matos - Prémio da Competição; O MEU CORPO de Maria Joana Figueiredo - Bolsa de Estudo da New York Film Academy; ENTRASTE NO JOGO, TENS DE JOGAR, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU de Pedro Sena Nunes - Prémio do Público; ARQUEOLOGIA SUBAQUÁTICA PORTUGUESA de Gustavo de Carvalho - Prémio do Documentário Português/Cineciência; À DESCOBERTA DO MÁRMORE de Rietske Van Raay - Prémio à Divulgação Científica Portuguesa. Videoteca de Lisboa apresenta EM NOME DOS HOMENS de Luís Pamplona.

23 DE NOVEMBRO - Em Lisboa, reabre a sala TIVOLI, na Avenida da Liberdade.

26 DE NOVEMBRO - Videoteca de Lisboa apresenta DAR NOME AO INDIZÍVEL? de Tiago Pereira.

28 DE NOVEMBRO - No Festival de Mar del Plata/Argentina, AS BODAS DE DEUS de João César Monteiro é galardoado com o Ombu de Oro.

8 DE DEZEMBRO - No Monumental-Saldanha, ante-estreia GLÓRIA de Manuela Viegas; estreia a 10 de Dezembro, no King por Rosa Filmes.

10 DE DEZEMBRO - O Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimedia/ICAM anuncia a atribuição do PRÉMIO MANOEL DE OLIVEIRA a Paulo Rocha.

12 DE DEZEMBRO - O ANJO DA GUARDA de Margarida Gil é galardoado com o Grande Prémio dos Encontros Cinematográficos de Turcoing.

22 DE DEZEMBRO - No Forum Lisboa, ante-estreia INFERNO de Joaquim Leitão; estreia no dia 24, por Lusomundo, no Amoreiras, Colombo, Vasco da Gama, Olivais, Fonte Nova, Monumental-Saldanha, Quarteto, São Jorge e Londres.

28 DE DEZEMBRO - Radiotelevisão Portuguesa/RTP2 emite O LIVRO DE CRISTAL/LE LIVRE DE CRISTAL (1994) de Patricia
Plattner, co-produção de Paulo Branco para Madragoa Filmes; rodagem no Sri Lanka.

Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

© Instituto Camões, 2003-2007