2000

12 DE AGOSTO - Galardões atribuídos no Festival de Locarno a NO QUARTO DA VANDA de Pedro Costa: Menção Especial do Júri Internacional, Menção da Federação Internacional de Cine-Clubes e Prémio da Juventude.

- É fundada a empresa de produção 39 DEGRAUS, sendo gerente João Botelho.

4 DE JANEIRO - Cinemateca Portuguesa apresenta ...QUANDO TROVEJA (1999) de Manuel Mozos.

6 DE JANEIRO - Em Lisboa, morre o realizador AUGUSTO FRAGA. No Porto, morre a actriz FERNANDA ALVES.

14 DE JANEIRO - Em Lisboa, morre a actriz ZITA DUARTE.

18 DE JANEIRO - Cinemateca Portuguesa ante-estreia CINEMAAMOR (1999) de Jacinto Lucas Pires.

19 DE JANEIRO - No Forum Lisboa, Chiado Terrasse ante-estreia SEM DESTINO. LISBOA - LOS ANGELES... (1999) de Rui Goulart.

21 DE JANEIRO - Cinemateca Portuguesa ante-estreia O PEDIDO DE EMPREGO (1999) de Pedro Caldas.

24 DE JANEIRO - Forum Lisboa apresenta A SUSPEITA (1999), de José Miguel Ribeiro, produzido por Zeppelin Filmes.

27 DE JANEIRO - CulturGest apresenta LET’S TALK ABOUT IT NOW - VERA MANTERO (1999) de Margarida Ferreira de Almeida.

FEVEREIRO - Inicia actividade a empresa TAKE 2000.

2 DE FEVEREIRO - No Forum Lisboa, ante-estreia ...QUANDO TROVEJA (1999), de Manuel Mozos; estreia em 4 de Fevereiro, por FBF Filmes.

3 DE FEVEREIRO - CulturGest apresenta ANTÓNIO PALOLO, VER O PENSAMENTO A CORRER (1995) de Jorge Silva Melo. Catarina Mourão é distinguida com o PRÉMIO AURÉLIO DA PAZ DOS REIS de 1998, por “A Dama de Chandor” (1999).

4 DE FEVEREIRO - Medeia Filmes distribui e estreia O PEDIDO DE EMPREGO (1999) de Pedro Caldas.

14 DE FEVEREIRO - FRANCISCO NASCIMENTO e RITA DURÃO representam Portugal no Shooting Stars do Festival de Berlim.

18 DE FEVEREIRO - Cine-Clube do Porto apresenta VENEZA, ANO ZERO de Pedro Pena.

21 DE FEVEREIRO - Cinemateca Portuguesa organiza e anuncia os Estados Gerais do Património Cinematográfico Europeu, sob o lema 100 ANOS DE IMAGENS A SALVAR PARA O FUTURO.

23 DE FEVEREIRO - Videoteca de Lisboa apresenta A FAZER O MAL (1999) de Luís Alves de Matos, sobre a realização de “Mal” (1999) por Alberto Seixas Santos. A sala do SÃO JORGE comemora meio século de existência. A ILHA DO CORVO assiste à primeira sessão cinematográfica, desde o 25 de Abril de 1974.

24 DE FEVEREIRO - Columbia TriStar Warner ante-estreia no São Jorge, e estreia no São Jorge e Quarteto, no dia seguinte, MAL (1999) de Alberto Seixas Santos.

5 DE MARÇO - Galardões do Fantasporto a produções portuguesas: Prémio Onda Curta/RTP para A NOITE (1999) de Regina Pessoa e A SUSPEITA (1999) de José Miguel Ribeiro.

10 DE MARÇO - No King, Atalanta Filmes estreia ENTRETANTO (1999) de Miguel Gomes.

12 DE MARÇO - No Grande Auditório da Caixa Geral de Depósitos, a Cinemateca Portuguesa apresenta a versão restaurada de MARIA DO MAR (1930) de Leitão de Barros, com música ao vivo para orquestra composta por Bernardo Sassetti.

13 DE MARÇO - No Palácio das Nações Unidas, em Nova Iorque, decorre a apresentação mundial de THE ART OF AMALIA de Bruno de Almeida.

16 DE MARÇO - Em Lisboa, falece o actor CARLOS COELHO.

24 DE MARÇO - JOÃO CÉSAR MONTEIRO lança “Uma Semana Noutra Cidade”, diário cinematógráfico em edição & ETC.

28 DE MARÇO - No Monumental, Atalanta Filmes ante-estreia TARDE DEMAIS de José Nascimento; estreia por Atalanta Filmes, em 31 de Março, no Fonte Nova, King e Monumental-Saldanha; em complemento, FADO LUSITANO (1995) de Abi Feijó.

29 DE MARÇO - Galardões atribuídos a produções portuguesas no FamFest 2000 - II Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Vila Nova de Famalicão: 1º Prémio de Ficção Jovem - À BEIRA DO LAGO DOS ENCANTOS de João Macedo, para a Escola E.B. 123 de Gondifelos; Grande Prémio da Lusofonia - CABO VERDE - INSULARIDADES de Carlos Brandão Lucas.

2 DE ABRIL - No Coliseu dos Recreios, são atribuídos os GLOBOS DE OURO 99, pela SIC e a revista “Caras”; Melhor Filme - “Jaime” de António-Pedro Vasconcelos; Melhor Realizador - António-Pedro Vasconcelos; Melhor Actriz - Ana Bustorff; Melhor Actor - Victor Norte; Personalidade do Ano - Luís Miguel Cintra.

5 DE ABRIL - Na Parede, falece o actor JOSÉ GOMES. Medeia Filmes apresenta, em As Quartas-Feiras do King, A DAMA DE CHANDOR (1998) de Catarina Mourão.

7 DE ABRIL - No Amoreiras, Mundial e Warner/Lusomundo Colombo, Lusomundo estreia O BARBEIRO DA SIBÉRIA/THE BARBER OF SIBERIA de Nikita Mikhalkov; rodagem parcial em Portugal, em 1997.

8 DE ABRIL - Prémios dos VII CAMINHOS DO CINEMA PORTUGUÊS, em Coimbra: Júri/Longa Metragem - “Mal” de Alberto Seixas Santos; Júri/Animação - “A Suspeita” de José Miguel Ribeiro; Júri/Curta Metragem - “CinemaAmor” de Jacinto Lucas Pires; Público/Longa Metragem - “Jaime” de António-Pedro Vasconcelos; Público/Curta Metragem - “Entre Nós” de Margarida Cardoso; Público/Animação - “A Suspeita”; Júri/Vídeo/Animação - “ShShSh (Sintonia Incompleta)” de Mário Jorge Neves; Júri/Vídeo/Documentário - “Ultramar, Angola 1961-1963” de João Garção Borges; Júri/Vídeo/Curta Metragem - “Xeque-Mate” de Pedro Baptista; Público/Vídeo/Animação - “ShShSh (Sintonia Incompleta)” de Mário Jorge Neves; Público/Vídeo/Documentário - “Outros Bairros” de Inês Gonçalves, Kiluanje Liberdade e Vasco Pimentel; Público/Vídeo/Curta Metragem - “Xeque-Mate”; Prémio Ardenter Imagine - Acácio de Almeida.

11 DE ABRIL - Cinemateca Portuguesa apresenta ENTRASTE NO JOGO, TENS DE JOGAR, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU de Pedro Sena Nunes, e LET’S TALK ABOUT IT NOW - VERA MANTERO de Margarida Ferreira de Almeida.

13 DE ABRIL - No Centro Cultural de Belém, Lusomundo ante-estreia CAPITÃES DE ABRIL de Maria de Medeiros; estreia em 21 de Abril, em quarenta salas de todo o país.

15 DE ABRIL - Em Lisboa, morre o actor HENRIQUE SANTOS.

16 DE ABRIL - Galardões atribuídos a produções nacionais no Festival Vídeo Lisboa: ENTRASTE NO JOGO, TENS DE JOGAR, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU de Pedro Sena Nunes - 1º Prémio; EM FÁTIMA REZEI POR TI de Gonçalo C. Luz - 2º Prémio; YOU CAN’T LIVE WITH YOUR MOUTH SHUT - Prémio Videoteca Municipal.

20 DE ABRIL - No Forum Lisboa, Alfândega Filmes apresenta HANS STADEN - LÁ VEM NOSSA COMIDA PULANDO, co-produção luso-brasileira dirigida por Luiz Alberto Pereira.

23 DE ABRIL - RTP2 emite SE A MEMÓRIA EXISTE (1999), curta metragem de João Botelho, sobre o 25 de Abril.

11 DE MAIO - É anunciada a atribuição do Prémio Bordalo/Cinema a PAULO ROCHA.

20 DE MAIO - Forum Lisboa apresenta DEZ GRÃOZINHOS DE TERRA, série realizada e produzida por Francisco Manso, com o Canal Muzzik, Videoteca de Lisboa, Lieurac e Ministério da Cultura de Cabo Verde.

22 DE MAIO - Galardões atribuídos no VI Festival Ibérico de Cinema de Badajoz a produções portuguesas: Prémios Onofre e à Melhor Realização - 14 SEGUNDOS E UM TICO - NO CAMINHO PARA A ESCOLA de Marco Martins; Prémio à Melhor Curta de Animação - A NOITE de Regina Pessoa; Prémio à Melhor Fotografia - ENTRE NÓS de Margarida Cardoso; Prémio do Público - A SUSPEITA de José Miguel Ribeiro. Galardões atribuídos a JAIME de António-Pedro Vasconcelos, em concurso paralelo ao Festival de Cannes: Grand Prix Cannes Junior 2000, Prémio CICAE/Confederação Internacional do Cinema de Arte e Ensaio.

26 DE MAIO - Atalanta Filmes estreia TRÊS PONTES SOBRE O RIO/TROIS PONTS SUR LA RIVIÈRE (1999) de Jean-Claude Biette, produção de Paulo Branco com rodagem em Lisboa e no Porto.

27 DE MAIO - Em Paris, Instituto Camões apresenta EÇA DE QUEIROZ: REALIDADE E FICÇÃO de Luís Ferreira Alves e Victor Bilhete.

31 DE MAIO - Galardões atribuídos a produções portuguesas, no 28º Festival Internacional de Cinema do Algarve: A SUSPEITA de José Miguel Ribeiro - Grande Prémio Cidade de Portimão, Prémios do Júri da Juventude e do Público; ENTRE NÓS de Margarida Cardoso - Prémio Competição Nacional.

2 DE JUNHO - Cinemateca Portuguesa apresenta DOIS MUNDOS de Graça Castanheira.

8 DE JUNHO - Videoteca de Lisboa apresenta GERAÇÃO FELIZ (1999) de Leonor Areal.

20 DE JUNHO - Cinemateca Portuguesa apresenta NATAL 71 (1999) de Margarida Cardoso.

23 DE JUNHO - PressMundo (Grupo Lusomundo) edita e lança CINEMANIA, revista quinzenal, gratuita, sendo director Carlos Magno.

25 DE JUNHO - Radiotelevisão Portuguesa/RTP2 emite JOAQUIM BRAVO, ÉVORA, 1935 ETC ETC E FELICIDADES (1999) de Jorge Silva Melo.

26 DE JUNHO - Cinemateca Portuguesa apresenta VIANNA DA MOTTA - CENAS PORTUGUESAS de José Barahona.

29 DE JUNHO - Em Lisboa, falece o actor CARLOS DUARTE.

4 DE JULHO - Falece o produtor MANUEL QUEIROZ.

9 DE JULHO - Galardões atribuídos a produções portuguesas no Festival de Vila do Conde: Prémio Cottinelli Telmo - O PEDIDO DE EMPREGO (1999) de Pedro Caldas; Prémios Jovem Cineasta, Melhor Realização e RTP/Onda Curta - RESPIRAR (DEBAIXO D’ÁGUA) de António Ferreira; Prémio à Melhor Fotografia - PAULO ARES, por “Anjo Negro” (1998 - Carlos Braga) e “Sem Movimento” (Sandro Aguilar); Menção Honrosa à Animação - SHSHSH (SINTONIA INCOMPLETA) (1999) de Mário Jorge Neves.

13 DE JULHO - Na Videoteca de Lisboa, é exibido OUTROS BAIRROS (1999) de Inês Gonçalves, Kiluanje Liberdade e Vasco Pimentel.

23 DE JULHO - Em Coimbra, MARGENS (1995) de Pedro Sena Nunes, é galardoado em Tempo de Afirmação para Novos Criadores, pela Associação Nacional de Farmácias/ANF.

26 DE JULHO - Forum Lisboa ante-estreia BABY BOOM de Pedro Baptista com produção de Susana Marques.

27 DE JULHO - Falece o produtor Francisco de Castro.

12 DE AGOSTO - Galardões atribuídos no Festival de Locarno a NO QUARTO DA VANDA de Pedro Costa: Menção Especial do Júri Internacional, Menção da Federação Internacional de Cine-Clubes e Prémio da Juventude. No Festival dos Oceanos, Edgar Pêra apresenta LISBOA 345 D.T. - A NOVA LISBOA 345 ANOS DEPOIS DO TERRAMOTO.

31 DE AGOSTO - Em Lisboa, falece o realizador Eduardo Guedes.

1 DE SETEMBRO - No 33º Festival de Cinema e Vídeo de Melbourne, HISTÓRIAS DESENCANTADAS (1997) de Vítor Lopes é galardoado com o Prémio ao Melhor Filme de Animação.

6 DE SETEMBRO - No Festival de Montréal, o Prémio FIPRESCI/Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica é atribuído a COMBAT D’AMOUR EN SONGE/COMBATE DE AMOR EM SONHO de Raul Ruiz; co-produção luso-francesa, por Paulo Branco.

8 DE SETEMBRO - Em dez salas das principais cidades de Itália, estreia O FANTASMA de João Pedro Rodrigues, pela distribuidora Lucky Red. Inaugurado o XXIX FESTIVAL DA FIGUEIRA DA FOZ, que presta homenagem a Alberto Seixas Santos.

9 DE SETEMBRO - Galardões atribuídos no Festival de Veneza a filmes portugueses: SEM MOVIMENTO de Sandro Aguilar - Menção Especial do Júri; NOITES de Cláudia Tomaz - Prémio Cult Network Italia/Semana da Crítica; PALAVRA E UTOPIA de Manoel de Oliveira - Prémio da Revista “FilmCritica”.

10 DE SETEMBRO - Em Otava/Canadá, ABI FEIJÓ é eleito Presidente da Direcção da Associação Internacional do Filme de Animação.

22 DE SETEMBRO - No Fonte Nova e Nimas, Atalanta Filmes estreia NOITES de Claudia Tomaz, para Madragoa Filmes.

23 DE SETEMBRO - No Grande Auditório do Europarque/Santa Maria da Feira ante-estreia TRÂNSITO LOCAL de Fernando Rocha.

24 DE SETEMBRO - O Cartoon d’Or, prémio europeu de animação, distingue A SUSPEITA (1999) de José Miguel Ribeiro, no Forum Cartoon em Visby/Suécia.

25 DE SETEMBRO - É constituída a empresa KINOMANIA.

28 DE SETEMBRO - Videoteca de Lisboa produziu e apresenta CENTRAL TEJO de Victor Candeias.

29 DE SETEMBRO - No Fonte Nova, King e Monumental-Saldanha, Atalanta Filmes estreia PEIXE LUA de José Álvaro Morais. FBF Filmes estreia A CIDADE DOS PRODÍGIOS/LA CIUDAD DE LOS PRODIGIOS (1999) de Mario Camus; co-produção luso-espanhola de Continental Filmes.

6 DE OUTUBRO - No King, Atalanta Filmes estreia O REI DAS ROSAS/LE ROI DES ROSES/DER ROSENKONIG (1984) de Werner Schroeter, co-produção luso-franco-alemã com rodagem em Portugal.

10 DE OUTUBRO - Em Cascais, falece MANUEL MOUTINHO MÚRIAS, crítico e historiador de cinema.

12 DE OUTUBRO - Sporting Clube de Portugal cede as SALAS DO NOVO ESTÁDIO DE ALVALADE à Sociedade Millenium.

20 DE OUTUBRO- Kino Distribuição estreia, no Monumental, O FANTASMA de João Pedro Rodrigues, para Rosa Filmes (ante-estreia no Forum Picoas, em 30 de Setembro); em complemento, SEM MOVIMENTO de Sandro Aguilar.

22 DE OUTUBRO - Nas Universidades de Harvard e Yale (EUA), decorre o “workshop” PORTUGUESE CINEMA: A TRIBUTE TO MANOEL DE OLIVEIRA.

1 DE NOVEMBRO - No CinemAnimação 2000, 3º Festival de Cinema da Amadora, ABI FEIJÓ recebe a CinemaniMenção O Boneco Rebelde.

2 DE NOVEMBRO - Em Lisboa, falece o locutor de filmes RUI ROMANO. Videoteca de Lisboa apresenta HENRIQUE de Jorge Sá para ArteFilme.

9 DE NOVEMBRO - Madragoa Filmes ante-estreia BRANCA DE NEVE de João César Monteiro, no Monumental-Saldanha. Nos XI Encontros Internacionais de Cinema Documental - Amascultura, é apresentada a co-produão luso-alemã ÉXILE, média metragem de Christine Reeh; galargoada com o Prémio RTP.

12 DE NOVEMBRO - Galardões atribuídos a produções portuguesas no Cinanima/Espinho 2000: “Clandestino” de Abi Feijó - Prémio Melhor Argumento Português e Prémio Cartoon Portugal; “O Inverno” do Colectivo Citen/Fundação Gulbenkian - Menção Honrosa do Cartoon Portugal e Prémio Jovem Cineasta; “De Cabeça Perdida” de Isabel Aboim - Prémio Jovem Cineasta; “O Cheiro Doce das Rosas” de Sandra Murta - Menção Honrosa Jovem Cineasta.

16 DE NOVEMBRO - No 26º Festival de Cinema Ibero-Americano de Huelva, Manoel de Oliveira é galardoado com o Prémio Especial do Júri (ao Realizador) e com o Prémio da Crítica da Andaluzia, por PALAVRA E UTOPIA, Ruy Guerra com o Colón de Prata à Melhor Realização, por ESTORVO.

17 DE NOVEMBRO - No Monumental-Saldanha, King e Quarteto, Madragoa Filmes apresenta PALAVRA E UTOPIA de Manoel de Oliveira; ante-estreia no Tivoli, em 12 de Novembro.

18 DE NOVEMBRO - Em Lisboa, falece o produtor COURINHA RAMOS.

20 DE NOVEMBRO - Em Paris, Instituto Camões apresenta PARIS, 1900 - PHOTOGRAPHIES D’AURÉLIO DA PAZ DOS REIS. Em Lisboa, o cinema QUARTETO festeja 25 anos.

21 DE NOVEMBRO - No 15º Festival de Curtas Metragens de Brest/França, RESPIRAR (DEBAIXO D’ÁGUA) de António Ferreira é distinguido com o Prémio ao Melhor Filme Europeu/Média Metragem.

26 DE NOVEMBRO - Galardões atribuídos a produções portuguesas, nos XI Encontros Internacionais de Cinema Documental/Amascultura: NATAL 71 de Margarida Cardoso: - Prémio António Reis; ABRIL 25 ANOS - AVENTURA DEMOKRATICA de Edgar Pêra - Prémio RTP.

29 DE NOVEMBRO - No Forum Lisboa, ante-estreia CAMARATE de Luís Filipe Rocha. Em Lisboa, encerra o cinema SÃO JORGE, na Avenida da Liberdade.

1 DE DEZEMBRO - No Amoreiras, Monumental, Warner-Lusomundo Colombo e Warner-Lusomundo Vasco da Gama, Lusomundo estreia CAMARATE de Luís Filipe Costa.

3 DE DEZEMBRO - No Festival de Belford/França, O FANTASMA de João Pedro Rodrigues é galardoado como Melhor Filme Estrangeiro.

15 DE DEZEMBRO - No King, Atalanta Filmes estreia RESPIRAR (DEBAIXO D’ÁGUA) de António Ferreira, e INVENTÁRIO DE NATAL de Miguel Gomes. A Videoteca de Lisboa apresenta COM QUASE NADA de Carlos Barroco e Margarida Cardoso, para Novo Século.

31 DE DEZEMBRO - Radiotelevisão Portuguesa/RTP1 emite NOVO MUNDO de Jorge Neves e António.

Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

© Instituto Camões, 2003-2007