2001

24 DE SETEMBRO - O Cartoon d’Or, prémio europeu de animação, distingue A SUSPEITA (1999) de José Miguel Ribeiro, no Forum Cartoon em Visby/Suécia.

6 DE JANEIRO – O Prémio Porto 2001 é atribuído a TARDE DEMAIS (2000) de José Nascimento; entregue no Fantasporto 2001.

10 DE JANEIRO - Em Coimbra, falece o actor CARLOS CÉSAR.

12 DE JANEIRO - Em Lisboa, falece o actor ALEXANDRE MELO. No King e no Monumental-Saldanha, Atalanta Filmes estreia A RAÍZ DO CORAÇÃO (2000) de Paulo Rocha. Cinemateca Portuguesa apresenta A DROGARIA (2000) de Elsa Bruxelas.

13 DE JANEIRO –Coliseu do Porto apresenta MÃOS NA PEDRA, OLHOS NO CÉU de João Botelho, em Abertura do Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura.

15 DE JANEIRO - ALEXANDRE PINTO representa Portugal no Shooting Stars do Festival de Berlim.

18 DE JANEIRO - No Forum Lisboa, decorre CINEASTAS PORTUGUESAS 1946-2000.

19 DE JANEIRO - Em Fitas à Portuguesa, a Câmara Municipal de Cascais presta homenagem a AMÁLIA RODRIGUES (póstuma) e CARMEN DOLORES (presente). FBF distribui O RALO (1999) de Tiago Guedes e Frederico Serra; e FINISTERRE - ONDE TERMINA O MUNDO (2000), co-produção luso-espanhola de Xavier Villaverde. Cinemateca Portuguesa apresenta BORIS E JEREMIAS de Pedro Caldas.

25 DE JANEIRO - Cinemateca Portuguesa apresenta NO QUARTO DA VANDA (2000) de Pedro Costa.

29 DE JANEIRO - No 28º Festival Internacional de Cinema de Bruxelas, A SUSPEITA (1999) de José Miguel Ribeiro recebe o Prémio à Melhor Curta Metragem.

8 DE FEVEREIRO - Em Lisboa, falece ARTUR SEMEDO.

11 DE FEVEREIRO - Em Lisboa, falece DIAMANTINO VIZEU, protagonista de “Sol e Toiros” (1958 - Augusto Fraga).

27 DE FEVEREIRO - No Festival de Cinema de São Roque/Cádiz, ALFERES (2000) de Júlio Alves recebe o Prémio ao Realizador.

2 DE MARÇO - No King, Atalanta Filmes estreia NO QUARTO DA VANDA (2000) de Pedro Costa.

4 DE MARÇO - Filmes portugueses galardoados no Fantasporto 2001: CLANDESTINO (2000) de Abi Feijó e CORPO E MEIO de Sandro Aguilar, ambos com o Prémio Onda Curta/RTP.

15 DE MARÇO - No Teatro Rivoli - que apresenta CINEMA, de Fernando Lopes - Porto 2001 propõe uma estátua no centro da cidade para o pioneiro AURÉLIO DA PAZ DOS REIS.

30 DE MARÇO - No King, Atalanta Filmes estreia A NOITE (1999) de Regina Pessoa.

2 DE ABRIL - Cinemateca Portuguesa apresenta, no Salão Foz, SENHORINHA de José Filipe Costa.

3 DE ABRIL - Na Pontinha, falece o compositor e maestro NÓBREGA E SOUSA.

7 DE ABRIL - No Coliseu dos Recreios, são atribuídos os GLOBOS DE OURO 2000, pela SIC e a revista “Caras”; Melhor Filme - “Capitães de Abril” de Maria de Medeiros; Melhor Realizador - Manoel de Oliveira (“Palavra e Utopia”); Melhor Actriz - Maria de Medeiros (“Capitães de Abril”); Melhor Actor - Victor Norte (“Tarde Demais” de José Nascimento).

8 DE ABRIL - Prémios dos VIII CAMINHOS DO CINEMA PORTUGUÊS/Coimbra: “Clandestino” (2000) de Abi Feijó - Prémio do Júri, Prémio do Público; “Peixe Lua” (2000) de José Álvaro Morais - Prémio à Longa Metragem; “O Passeio” (2000) de Cristina Hauser - Prémio à Curta Metragem; “Com Quase Nada” (2000) de Carlos Barroco e Margarida Correia - Prémio ao Documentário; “Fragmentos de Sal” (2000) de Cristina Teixeira, e “Cof Cof” (1999) de Zepe - Prémio à Animação; “Abril 25 Anos” (2000) de Edgar Pêra - Prémio à Curta Metragem/Vídeo; “Contra Ritmo” (2000) de João Figueiras - Prémio Revelação; Abi Feijó - Prémio Ardenter Imagine.

13 DE ABRIL - FBF estreia, no Quarteto, DUPLO EXÍLIO de Artur Ribeiro.

15 DE ABRIL - No Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira, decorre uma HOMENAGEM A MANUEL MOZOS.

19 DE ABRIL - Cinemateca Portuguesa apresenta, no Salão Foz, A NOITE DO GOLPE DE ESTADO de Ginette Lavigne.

22 DE ABRIL - Na categoria de cinema, Alberto Seixas Santos é galardoado com o Bordalo 2001.

24 DE ABRIL - No Teatro Politeama, é homenageado o actor IGREJAS CAEIRO.

27 DE ABRIL - Teatro da Malaposta apresenta PROCESSO-CRIME 141/53 - ENFERMEIRAS NO ESTADO NOVO de Susana de Sousa Dias.

2 DE MAIO - Em Lisboa, falece o jornalista e argumentista de cinema AFONSO PRAÇA.

4 DE MAIO - No Monumental-Saldanha, Fonte Nova, King e WL-Vasco da Gama, Atalanta Filmes estreia GANHAR A VIDA de João Canijo.

5 DE MAIO - Em Salvaterra de Magos, falece o actor PAULO CLARO.

10 DE MAIO - Culturgest produziu com a RTP, e apresenta QUADROS INACABADOS de Sérgio Tréfaut.

18 DE MAIO - Atalanta Filmes estreia, no Nimas, COMBATE DE AMOR EM SONHO/COMBAT D’AMOUR EN SONGE (2000) de Raul Ruiz, para Madragoa Filmes.

27 DE MAIO - Galardões atribuídos a filmes portugueses no VII Festival Ibérico de Cinema de Badajoz: RESPIRAR (DEBAIXO D’ÁGUA) (2000) de António Ferreira - Melhor Curta Metragem, Melhor Realização, Melhor Fotografia (Markus Lenz); NOVO MUNDO (2000) de Jorge Neves, António Antunes - Melhor Banda Sonora (Pedro Abrunhosa); A DROGARIA (2000) de Elsa Bruxelas - Melhor Argumento (Elsa Bruxelas); OLHÓ PASSARINHO de José Sacramento - Menção Especial ao Actor (Ivo Canelas).

1 DE JUNHO - Em Lisboa, falece o actor RUDOLFO NEVES. Abertura do XVII Festival de Setúbal/FESTRÓIA 2001, que presta homenagem a FERNANDO LOPES.

9 DE JUNHO - No Festival de Annecy/França, HISTÓRIA TRÁGICA COM FINAL FELIZ de Regina Pessoa é galardoado com o Prémio SACD/Societé des Auteurs et Compositeurs Dramatiques e o Prémio ARTE.

10 DE JUNHO - No XVII Festival de Setúbal/FESTRÓIA 2001, A SUSPEITA (1999) de José Miguel Ribeiro é distinguido com uma Menção Especial FIPRESCI.

29 DE JUNHO - No King, Atalanta Filmes estreia uma versão para cinema de A SUSPEITA (1999) de José Miguel Ribeiro.

2 DE JULHO - O FANTASMA (2000) de João Pedro Rodrigues é galardoado com o Prémio ao Melhor Filme, no Festival de Cinema Gay e Lésbico de Nova Iorque.

8 DE JULHO - Galardões atribuídos a produções portuguesas no Festival de Vila do Conde: Prémios Melhor Curta Metragem Europeia e Melhor Curta Metragem Portuguesa - CORPO E MEIO de Sandro Aguilar; Prémio à Melhor Realização - BLACK AND WHITE (2000) de Daniel Blaufuks; Prémio Jovem Cineasta - Tiago Guedes por ACORDAR; Prémio à Melhor Fotografia - Rui Poças por INVENTÁRIO DE NATAL (2000); Prémio RTP/Onda Curta - À MARGEM de João Carrilho.

9 DE JULHO - Bedeteca de Lisboa edita o livro A SUSPEITA: OS BASTIDORES DO FILME de Virgílio Almeida e José Miguel Ribeiro.

20 DE JULHO- No King, Atalanta Filmes estreia FRÁGIL COMO O MUNDO de Rita Azevedo Gomes.

21 DE JULHO - Radiotelevisão Portuguesa/RTP-África emite UM RAPAZ DE LISBOA (2000) de Jorge Silva Melo.

23 DE JULHO - Em Lisboa, falece o actor e produtor RUI GOMES.

28 DE JULHO - Em Caxias, falece o argumentista ROGÉRIO DE FREITAS.

4 DE AGOSTO - Até 31 de Agosto, decorre em Nova Iorque, na Brooklyn Academy of Music/BAM, a mostra LOVE OF PERDITION: THE PAST AND THE PRESENT IN PORTUGUESE CINEMA.

1 DE SETEMBRO - No Festival de Veneza, MANOEL DE OLIVEIRA é distinguido com o Prémio Bresson.

6 DE SETEMBRO - É inaugurado o 30º FESTIVAL DE CINEMA DA FIGUEIRA DA FOZ, que presta homenagem ao realizador António de Macedo.

7 DE SETEMBRO - No King, Atalanta Filmes estreia CONTRA RITMO (2000) de João Figueiras.

8 DE SETEMBRO - No Festival de Veneza, QUEM ÉS TU? de João Botelho é galardoado com o Prémio Open 2001/Mimmo Rotella; PORTO DA MINHA INFÂNCIA de Manoel de Oliveira com o Prémio Cict/UNESCO; ÁGUA E SAL de Teresa Villaverde com uma Menção Honrosa Elvira Notari.

21 DE SETEMBRO - No Fonte Nova, King e Monumental-Saldanha, Atalanta Filmes estreia VOU PARA CASA de Manoel de Oliveira.

12 DE OUTUBRO - No King, Atalanta Filmes estreia A JANELA - MARYALVA MIX de Edgar Pêra, para Madragoa Filmes.

19 DE OUTUBRO - No Amoreiras e no Quarteto, Lusomundo estreia O XANGÔ DE BAKER STREET de Miguel Farias Jr, co-produção luso-brasileira de MGN Filmes.

25 DE OUTUBRO - Em OvarVídeo 2001 - VI Festival Nacional de Vídeo de Ovar, é homenageada a cineasta REGINA GUIMARÃES/CORBE.

26 DE OUTUBRO - Na Amadora, o Festival CINEMANIMAÇÃO 2001 distingue A SUSPEITA (1999) de José Miguel Ribeiro, com a CinemaniMenção.

1 DE NOVEMBRO - No Festival de São Paulo/Brasil, VOU PARA CASA de Manoel de Oliveira é distinguido com o Prémio da Crítica.

3 DE NOVEMBRO - No Festival de Morbegno/Itália, O PEDIDO DE EMPREGO (1999) de Pedro Caldas é galardoado com o Prémio ao Melhor Filme.

12 DE NOVEMBRO - Galardões atribuídos a produções portuguesas no Cinanima/Espinho 2001: TÁXI! de Isabel Aboim - Prémio Porto 2001/Cartoon Portugal, ex-aequo com INTERSTÍCIOS de Marina Graça; SOPA FRIA de Colectivo Citen - Menção Cartoon Portugal; COISAS & LOIÇAS de Sandra Santos - Prémio Melhor Argumento e Menção Jovem Cineasta; VAREIRA de Colectivo Anilupa - Prémio Jovem Cineasta, ex-aequo com NHEQUE de Sara Flor.

14 DE NOVEMBRO - Em Paris, MARIA DE MEDEIROS é condecorada com as insígnias de Cavaleiro das Artes e das Letras, pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França.

19 DE NOVEMBRO - Galardões atribuídos a produções portuguesas no Festival de Curtas Metragens de Évora: CONTRA RITMO (2000) de João Figueira - Melhor Filme; CLANDESTINO (2000) de Abi Feijó - Melhor Animação.

24 DE NOVEMBRO - É reaberto o Cinema São Jorge, pela Câmara Municipal de Lisboa, com QUEM ÉS TU? de João Botelho; a estreia nacional, pela Lusomundo, decorreu no dia 23 de Novembro.

25 DE NOVEMBRO- Galardões atribuídos a produções de realizadores portugueses nos XII Encontros Internacionais de Cinema Documental/Amascultura: OÙ GÎT VOTRE SOURIRE ENFOUI? de Pedro Costa - Prémio Manuel Costa e Silva; É TARDE de Luís Brás - Prémio António Reis; BRUTA FLOR DO QUERER de Catarina Portas - Prémio António Campos; COM QUASE NADA (2000) de Carlos Barroco e Margarida Cardoso - Menção António Campos; OUTUBRO de Graça Castanheira - Prémio RTP, Menção António Campos.

30 DE NOVEMBRO - No Fonte Nova, King, Monumental e Quarteto, Atalanta Filmes estreia RASGANÇO de Raquel Freire.

7 DE DEZEMBRO - No São Jorge e Quarteto, FBF estreia LENA de Gonzalo Tapia, em co-produção com Portugal.

8 DE DEZEMBRO - No Festival de Belfort/França, INVENTÁRIO DE NATAL (2000) de Miguel Borges é distinguido com uma Menção Especial do Júri.

11 DE DEZEMBRO - No Porto, é lançada a Primeira Pedra da CASA DO CINEMA - MANOEL DE OLIVEIRA.

14 DE DEZEMBRO - O Presidente da Cinemateca Portuguesa, JOÃO BÉNARD DA COSTA é galardoado com o Prémio Pessoa 2001.

15 DE DEZEMBRO - República Francesa anuncia a condecoração de MANOEL DE OLIVEIRA como Comendador da Légion d’Honneur.

Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

© Instituto Camões, 2003-2007