2002

29 DE SETEMBRO - A MINHA VOZ / NHA FALA de Flora Gomes - Premio Citta di Roma/Arcobaleno Latino/Contributo.

4 DE JANEIRO - No Amoreiras, Mundial, São Jorge, WL Colombo, WL Olivais, WL Vasco da Gama, Lusomundo estreia A BOMBA de Leonel Vieira, para MGN.

18 DE JANEIRO - No King, Fábrica de Imagens estreia ANTÓNIO, UM RAPAZ DE LISBOA (2000) de Jorge Silva Melo. Em Lisboa, falece o maestro e compositor JOÃO NOBRE.

1 DE FEVEREIRO - No São Jorge, Vitória Filme estreia BRAVA GENTE BRASILEIRA de Lúcia Murat, co-produção luso-brasileira de Costa do Castelo.

7 DE FEVEREIRO - CARLA BOLITO representa Portugal no Shooting Stars do Festival de Berlim; O GOTEJAR DA LUZ/PAIXÃO EM ÁFRICA de Fernando Vendrell galardoado com uma Menção Honrosa do CICAE/Confederação Internacional do Cinema de Arte e Ensaio.

15 DE FEVEREIRO - No King e Monumental-Saldanha, Atalanta Filmes estreia ÁGUA E SAL de Teresa Villaverde. No São Jorge, LNK estreia O GOTEJAR DA LUZ/PAIXÃO EM ÁFRICA de Fernando Vendrell.

17 DE FEVEREIRO - No Porto, falece a actriz Teresa Roby. Em Lisboa, falece o actor Fernando Gusmão.

5 DE MARÇO - Cinemateca Portuguesa apresenta POR ENCANTO - NOTAS DE OUTONO de Carmen Castello-Branco.

6 DE MARÇO - Cine 222 estreia O HOMEM DO COMBOIO de Elsa Bruxelas e Ricardo Rezende, A DROGARIA de Elsa Bruxelas, HORA D’ALMOÇO de Raquel Jacinto e UM DIA NA VIDA de Álvaro García Zuñiga.

14 DE MARÇO - Em Santo Antão do Tojal, Tomar, Mafra e Lisboa, Frédéric Auburtin roda VOLPONE, em co-produção da RTP.

15 DE MARÇO - No King, Atalanta Filmes estreia PORTO DA MINHA INFÂNCIA de Manoel de Oliveira; em complemento, CLANDESTINO de Abi Feijó. Cinemateca Portuguesa apresenta QUE TENHAS TUDO O QUE DESEJAS de Pedro Caldas.

19 DE MARÇO - Cinemateca Portuguesa apresenta ILUSÍADA - A MINHA VIDA DAVA UM FILME de Leonor Areal.

5 DE ABRIL - No Centro Georges Pompidou em Paris, ante-estreia QUEM ÉS TU? de João Botelho.

10 DE ABRIL - MANOEL DE OLIVEIRA é galardoado com o Prémio Latinidade, atribuído pela União Latina.

11 DE ABRIL - Em Lisboa, falece o actor ARMANDO CORTEZ.

12 DE ABRIL - No Ávila, Atalanta Filmes estreia O FATO COMPLETO OU À PROCURA DE ALBERTO de Inês de Medeiros.

18 DE ABRIL - Em Lisboa, falece o realizador HERLANDER PEYROTEO.

19 DE ABRIL - No Fonte Nova, King e Monumental-Saldanha, Atalanta Filmes estreia O DELFIM de José Cardoso Pires.

7 DE MAIO - Globos de Ouro 2001, na categoria Cinema: VOU PARA CASA de Manoel de Oliveira (Filme), JOAQUIM DE ALMEIDA em “O Xangô de Baker Street” (Actor), RITA BLANCO em “Ganhar a Vida” (Actriz).

10 DE MAIO - No Quarteto e no São Jorge, FBF Filmes estreia APARELHO VOADOR A BAIXA ALTITUDE de Solveig Nordlund.

18 DE MAIO - Forum Lisboa apresenta LINHA 8 de Fernando Carrilho.

25 DE MAIO - Durante o Festival de Cannes, Pedro Costa recebe o Prémio France Culture ao Cineasta Estrangeiro do Ano, por NO QUARTO DA VANDA.

26 DE MAIO - No 30º Festival de Cinema do Algarve/FICA, CRÓNICA FEMININA de Gonçalo C. Luz é galardoado como Melhor Filme Português.

27 DE MAIO - No FamaFest/Festival de Cinema e Vídeo de Famalicão, RUY DE CARVALHO é galardoado com a Pena Camilo Castelo Branco.

2 DE JUNHO - No FamaFest/Festival de Cinema e Vídeo de Famalicão, JOSÉ CAMACHO COSTA e JOSÉ PINTO são distinguidos com a Pena Camilo Castelo Branco.

4 DE JUNHO - No Museu Militar em Lisboa, o Prémio Pessoa 2001 é entregue a JOÃO BÉNARD DA COSTA, Presidente da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema.

7 DE JUNHO - Em Lisboa, MANOEL DE OLIVEIRA recebe o Reconhecimento da República Italiana.

9 DE JUNHO - Produções portuguesas galardoadas no DocLisboa - Festival de Cinema Documental: DENTRO de Regina Guimarães e Saguenail - Melhor Documentário Nacional, Menção dos Cineclubes; DESASSOSSEGO de Catarina Mourão - Melhor Produção (Catarina Alves Costa), Melhor Imagem (João Ribeiro); FLEURETTE de Sérgio Tréfaut - Melhor Montagem; PAISAGEM de Renata Sancho - Melhor Som; O FATO COMPLETO de Inês de Medeiros: - Prémio Cartão Jovem, Prémio dos Cineclubes; A FOTOGRAFIA RASGADA de José Vieira - Menção dos Cineclubes. Produção portuguesa galardoada no 18º Festival de Cinema de Setúbal - FesTróia 2002: QUE TENHAS TUDO O QUE DESEJAS de Pedro Caldas - Menção O Homem e a Natureza.

19 DE JUNHO - Em Lagos, morre o actor JOSÉ MANUEL ROSADO.

8 DE JULHO - Galardões atribuídos a produções portuguesas no Festival de Vila do Conde: Prémios à Melhor Realização e à Melhor Fotografia - para Jorge Cramez e Inês Carvalho, por VENUS VELVET; Prémio Jovem Cineasta: André Godinho, por 6 MINUTOS; Menção Honrosa RTP/Onda Curta - 31 de Miguel Gomes.

1 DE AGOSTO - PAULO BRANCO recebe o Prémio Raimondo Rezzonico no Festival de Locarno.

2 DE AGOSTO - No King e no Monumental-Saldanha, Atalanta Filmes estreia VENUS VELVET de Jorge Cramez.

3 DE AGOSTO - Galardões atribuídos a produções portuguesas nos Encontros de Avanca: CHAPITÔ, OS PRIMEIROS 20 ANOS de André Gonçalves – Prémio Multimedia; O BEIJO de Pedro Baptista – Prémio Competição; KAMIKAZE de João Godinho, João Lopes, João Sampaio, Ricardo Reis – Menção Especial.

29 DE AGOSTO - Viedoteca de Lisboa apresenta TUDO BEM de Rui Filipe Torres, para António da Cunha Telles.

9 DE SETEMBRO - Co-produções portuguesas galardoadas no 59º Festival de Veneza: A VIRGEM DA LUXÚRIA/LA VIRGEN DE LA LUJURIA de Arturo Ripstein - ControCorrente/Menção Especial; A MINHA VOZ/NHA FALA de Flora Gomes - Premio Citta di Roma/Arcobaleno Latino/Contributo.

10 DE SETEMBRO - GANHAR A VIDA de João Canijo é galardoado com o Grande Prémio no Festival Senef, Coreia do Sul, que presta também homenagem ao produtor Paulo Branco.

13 DE SETEMBRO - No King, Atalanta Filmes estreia EM VOLTA de Ivo M. Ferreira.

18 DE SETEMBRO - Em Lisboa, falece actriz MARIA HELENA MATOS.

5 DE OUTUBRO - Em Valência/Espanha, MANOEL DE OLIVEIRA é galardoado com o Prémio Mundial das Artes Valldigna 2002. No Festival de Tessalónica/Grécia, O DÉCIMO PUNHAL (2001) de Victor Moreira é galardoado com o Prémio à Melhor Curta Metragem.

11 DE OUTUBRO - No Monumental, Mundial, São Jorge, UCI El Corte Inglês, Lusomundo estreia A JANGADA DE PEDRA (2001) de George Sluizer, sobre a obra de José Saramago.

15 DE OUTUBRO - No Monumental, Atalanta Filmes ante-estreia A FALHA de João Mário Grilo, para Madragoa Filmes; estreia em 25 de Outubro, no King e Monumental-Saldanha.

17 DE OUTUBRO - Em Lisboa, falece o realizador Michel Ribó.

19 DE OUTUBRO - Em Tirrenia/Itália, UNTIL DE LIGHT SHINES de Nuno Madeira Rodrigues é galardoado com o Prémio Massimo Troisi – aos Melhor Filme, Melhor Actriz, Melhor Actor, Melhor Banda Sonora.

20 DE OUTUBRO - Galardões atribuídos a produções portuguesas realizadas por António Nobre Marques, no Festival de Seia: OS SENHORES DAS AREIAS – Prémio Especial de Lusofonia; O 4º CAVALEIRO – Prémio Valorização de Ruídos.

24 DE OUTUBRO - No Festival OvarVídeo, é homenageado o cineasta RUI SIMÕES.

31 DE OUTUBRO - No Amoreiras, Colombo, Monumental, Quarteto, São Jorge, UCI, Costa do Castelo estreia A SELVA de Leonel Vieira.

10 DE NOVEMBRO - Galardões atribuídos a produções portuguesas no Cinanima/Espinho 2002: AS COISAS LÁ DE CASA de José Miguel Ribeiro – Prémio Cartoon Portugal e Prémio FNAC; DOIS DIÁRIOS E UM AZULEJO de Jorge Margarido, Afonso Cruz, Luís Alvoeiro – Menção Honrosa Cartoon Portugal; CONCRETUS de Tiago Gomez Rodrigues, O BURRO QUE VAI VOAR de Colectivo Escola EB1 Nº 2 de Beja, AS CANÇÕES DE MIRAGAIA de Anilupa – Prémio Jovem Cineasta.

11 DE NOVEMBRO - No Auditório de Biblioteca-Museu República e Resistência, ante-estreia TELEFONA-ME! de Frederico Corado.

15 DE NOVEMBRO - No King e Monumental-Saldanha, Atalanta Filmes estreia O PRINCÍPIO DA INCERTEZA de Manoel de Oliveira.

16 DE NOVEMBRO - No Festival de Ourense/Espanha, O GOTEJAR DA LUZ de Fernando Vendrell é galardoado com os Prémio ao Melhor Novo Realizador e Prémio do Público à Melhor Longa.

19 DE NOVEMBRO - Galardões atribuídos a produções portuguesas no Festival de Angra do Heroísmo/FestAngra: O FATO COMPLETO OU À PROCURA DE ALBERTO de Inês de Medeiros – Prémio ao Melhor Filme, Prémio Angra do Heroísmo à Realizadora; O DELFIM de Fernando Lopes – Prémio ao Melhor Actor (Milton Lopes), Prémio do Público ao Melhor Actor (Rogério Samora); INTERSTÍCIOS de Marina Estela Graça – Prémio à Melhor Curta Metragem; O GOTEJAR DA LUZ de Fernando Vendrell – Prémio do Público ao Melhor Filme, Prémio do Público ao Melhor Realizador; além de ISABEL DE CASTRO – Prémio Carreira.

25 DE NOVEMBRO - No Festival de Curtas Metragens de Évora, ALMIRANTE REIS de Fernando Vendrell é galardoada como Melhor Curta Portuguesa.

30 DE NOVEMBRO - Galardões atribuídos a produções portuguesas no 7º Festival Internacional de Vídeo de Ovar/OvarVídeo 2002: ANTES DE AMANHÃ de Saguenail – Grande Prémio, SENHOR NUIT de Maria João Clemente – Prémio à Animação, AMOR AOS PEDAÇOS de Antero Nunes – Prémio Especial do Júri, KARMA de Telmo Martins – Prémio Jovem Realizador, ESCRITÓRIO de João Pombeiro Hugo Guerra – Menção Honrosa, Prémio do Público.

8 DE DEZEMBRO - Galardões atribuídos a produções portuguesas no 6º Festival de Cinema de Vila da Feira: ONDE JAZ O TEU SORRISO?/OÙ GÎT VOTRE SOURIRE ENFOUI? de Pedro Costa – Prémio Espaço Documentário; VENUS VELVET de Jorge Cramez – Prémio Especial do Júri, Prémio do Público; O RAPAZ DO TRAPÉZIO VOADOR de Fernando Matos Silva – Prémio à Melhor Actriz (Micaela Cardoso).

19 DE DEZEMBRO - No São Jorge, ante-estreia ESQUECE TUDO O QUE TE DISSE de António Ferreira; estreia a 27 de Dezembro, no Fonte Nova, King, Monumental-Saldanha, Quarteto, UCI-El Corte Inglês, WL-Forum Almada, por Atalanta Filmes. Na Casa das Artes (Porto), estreiam A LEMBRANÇA E O DESEJO (2001) e O ESCRITOR SEM TINTA PARA ESCREVER de Pedro Pena.

Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

© Instituto Camões, 2003-2007