2004

1 DE ABRIL - No UCI El Corte Inglés, São Jorge e WL Vasco da Gama, Columbia & Warner estreia TUDO ISTO É FADO de Luís Galvão Teles.

28 DE JANEIRO - No 16º Premiers Plans do Festival de Angers/França, O NOME E O N.I.M. de Inês Oliveira é galardoado com o Grande Prémio do Júri.

29 DE JANEIRO - No Alvaláxia, Amoreiras, UCI El Corte Inglés, WL Colombo e WL Vasco da Gama, Lusomundo estreia PORTUGAL S.A. de Ruy Guerra. No Ávila e São Jorge, FBF Filmes estreia A VIRGEM DA LUXÚRIA de Arturo Ripstein.

30 DE JANEIRO - Em Lisboa, morre JOSÉ ÁLVARO MORAIS.

8 DE FEVEREIRO - O actor Ângelo Torres representa Portugal no Shooting Stars do Festival de Berlim.

10 DE FEVEREIRO - MANOEL DE OLIVEIRA é condecorado com a Grã Cruz da Ordem de Mérito da República Italiana.

12 DE FEVEREIRO - No São Jorge, estreiam O NOME E O N.I.M. de Inês Oliveira, RIO VERMELHO de Raquel Freire, DO OUTRO LADO DO TEJO de João Pinto Nogueira/Pinconé e PORQUE É QUE EU NÃO DISSE NADA de Miguel Seabra Lopes.

29 DE FEVEREIRO - No Fantasporto, I’LL SEE YOU IN MY DREAMS de Miguel Angel Vivas é galardoado com o Prémio à Melhor Curta Metragem e o Prémio Méliès à Curta Metragem.

29 DE MARÇO - Cinemateca Portuguesa apresenta MORABEZA de Constantino Martins.

1 DE ABRIL - No Fonte Nova, Millenium Alvalaxia, Monumental, Vasco da Gama e UCI El Corte Inglés, Atalanta Filmes estreia LÁ FORA de Fernando Lopes. No UCI El Corte Inglés, São Jorge e WL Vasco da Gama, Columbia & Warner estreia TUDO ISTO É FADO de Luís Galvão Teles. São Jorge estreia BLACK AND WHITE de Daniel Blaufuks, NAQUELE BAIRRO de Madalena Miranda, O QUE FOI? de Ivo M. Ferreira e POR ENCANTO - NOTAS DE OUTONO de Cármen Castello-Branco.

8 DE ABRIL - No São Jorge, Filmes do Tejo estreia DAQUI P’RÁ ALEGRIA de Jeanne Waltz.

25 DE ABRIL - Galardões dos XI Caminhos do Cinema Português/Coimbra: Melhor Longa Metragem/Película/Prémio Cidade de Coimbra – OS IMORTAIS de António-Pedro Vasconcelos, Menção Honrosa/Longa Metragem/Película – XAVIER de Manuel Mozos, Melhor Curta Metragem/Película – PART TIME de Jorge Queiroga, Melhor Curta Metragem/Vídeo – DIA DE FEIRA de Marta Pessoa, Melhor Documentário /Vídeo – UM QUADRO DE ROSAS de Miguel Ribeiro, Melhor Animação/Vídeo – O ZÉ DOS PÁSSAROS de Silvino Fernandes, Paulo Sousa, Melhor Documentário/Televisão – OUTRAS FRASES de Jorge António, Revelação – JEANNE WALTZ/DAQUI P’R’A ALEGRIA; Júri de Imprensa: Prémio de Imprensa – A PASSAGEM DA NOITE de Luís Filipe Rocha, Menção Honrosa – XAVIER, e I’LL SEE YOU IN MY DREAMS de Miguel Angel Vivas; Júri da Federação Internacional de Cineclubes: Menção Honrosa – BEIJO de Ana Margarida Cunha; Prémios do Público: Película – OS IMORTAIS, Vídeo – UMA COMÉDIA INFELIZ de Artur Serra Araújo, Televisão - SIZA, O ARQUITECTO E A CIDADE VELHA de Catarina Alves Costa; Prémio Ardenter Imagine: Henrique Espírito Santo.

29 DE ABRIL - No Alvaláxia, WL Colombo, São Jorge, Twin Towers, UCI El Corte Inglés, WL Vasco da Gama, Vitória Filme estreia MARIA E AS OUTRAS de José de Sá Caetano. Em Lisboa, são inauguradas as RUA ANTÓNIO LOPES RIBEIRO e RUA MANUEL COSTA E SILVA, cerimónia com o Presidente da Câmara Municipal, Pedro Santana Lopes.

6 DE MAIO - No São Jorge, FBF estreia BORIS E JEREMIAS e QUE TENHAS TUDO O QUE DESEJAS de Pedro Caldas, A NOITE CHEIRAVA MAL de Paulo d’Alva e HISTÓRIAS DESENCANTADAS de Vítor Lopes.

12 DE MAIO - No 10º Festival Ibérico de Cinema de Badajoz, JOAQUIM DE ALMEIDA é galardoado com o Prémio Onofre de Honra.

13 DE MAIO - No Fonte Nova, King, Millenium Alvaláxia, Monumental, Atalanta Filmes estreia O MILAGRE SEGUNDO SALOMÉ de Mário Barroso. No Amoreiras, São Jorge, Vasco da Gama, FBF Filmes estreia O HERÓI de Zezé Gambôa.

16 DE MAIO - No 10º Festival Ibérico de Cinema de Badajoz, A RAPARIGA NO ESPELHO de Paulo Fortes é galardoado com o Prémio Onofre /Curta Metragem.

25 DE MAIO - No Coliseu dos Recreios, são atribuídos os GLOBOS DE OURO 2003, pela SIC e a revista “Caras”; Melhor Filme – QUARESMA de José Álvaro Morais; Melhor Actriz – BEATRIZ BATARDA por “Quaresma”; Melhor Actor – NICOLAU BREYNER por “Os Imortais” de António-Pedro Vasconcelos.

27 DE MAIO - No King, Atalanta Filmes estreia DESASSOSSEGO de Catarina Mourão.

13 DE JUNHO - No Festival de Cinema de Setúbal/Festróia, RAUL SOLNADO é galardoado com o Golfinho de Honra.

17 DE JUNHO - Em Lisboa, é inaugurada a RUA MARIANA VILLAR. No São Jorge, estreia A VIAGEM DE CAROL/EL VIAJE DE CAROL (2002) de Imanol Uribe, em co-produção de Take 2000.

20 DE JUNHO - No Festival de Taormina, PAULO BRANCO é distinguido com o Prémio Taormina – Arte de Excelência Cinematográfica.

1 DE JULHO – A proposta de LEI do Governo, PARA O CINEMA E O AUDIOVISUAL, é aprovada na Assembleia da República pela maioria parlamentar do PSD e CDS-PP, e os votos contra do PS, PCP e Bloco de Esquerda.

8 DE JULHO – Em Lisboa, falece HENRIQUE MENDES, locutor de filmes e actor de televisão.

10 DE JULHO – Em Salento/Itália, MANOEL DE OLIVEIRA é homenageado com o Prémio Negroamaro/Carreira.

12 DE JULHO – Em Grado/Trieste, MANOEL DE OLIVEIRA é galardoado com o Prémio Mediterrâneo/Carreira.

14 DE JULHO – A Associação pelo Documentário/Apordoc lança a revista DOCS.PT, coordenada pelo realizador Serge Tréfaut e apoiada pelo ICAM/Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia.

23 DE JULHO – Em Lisboa, falece o guitarrista CARLOS PAREDES.

29 DE JULHO – No Quarteto e UCI El Corte Inglés, LNK estreia PART-TIME (2003) de Jorge Queiroga.

18 DE AGOSTO – Em “Diário do Governo”, é publicada a Lei Nº 42/2004 – LEI DA ARTE CINEMATOGRÁFICA E DO AUDIOVISUAL – que “tem por objecto estabelecer os princípios de acção do Estado no quadro de fomento, desenvolvimento e protecção da arte do cinema e das actividades cinematográficas e do audiovisual”. Perspectiva-se uma ACADEMIA DO CINEMA PORTUGUÊS, aberta a todos os profissionais da longa metragem, designadamente nas áreas de realização, produção, fotografia, ou guionistas e actores, sendo responsável pela estruturação Paulo Trancoso, Presidente da Associação de Produtores Cinematográficos.

25 DE AGOSTO – ICAM anuncia O MILAGRE SEGUNDO SALOMÉ de Mário Barroso, como candidato português à nomeação ao Oscar para o Melhor Filme de Língua Estrangeira, instituído pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

26 DE AGOSTO – Yellow Now (Bélgica) lança o livro POUR JOÃO CÉSAR MONTEIRO, com coordenação de Fabrice Revault d’Allonnes.

9 DE SETEMBRO – Em Lisboa, morre a actriz MARIA PAULA. No UCI-El Corte Inglês, Millenium-Alvalaxia e Amoreiras, Costa do Castelo estreia SEM ELA… de Anna de Palma.

16 DE SETEMBRO – No King, Millenium-Alvaláxia e Monumental, Atalanta Filmes estreia ANDRÉ VALENTE de Catarina Ruivo; em complemento, A OLHAR PARA CIMA, de João Figueiras.

23 DE SETEMBRO – No Museu do Chiado, e no âmbito do Festival Temps d’Images, inaugura a instalação CHANT PORTRAITS de Luciana Fina, com Carla Bolito, Vera Mantero e Isabel Ruth; a partir de “CHANTier” (2003).

30 DE SETEMBRO – No Almada Forum e no Colombo, Lusomundo estreia BALAS & BOLINHOS - O REGRESSO (2004) de Luís Miguel Ismael.

21 DE OUTUBRO – No Fonte Nova, King, Millenium Alvaláxia, Monumental, Atalanta Filmes estreia NOITE ESCURA de João Canijo. Lusomundo estreia I’LL SEE YOU IN MY DREAMS de Miguel Angel Vivas. No São Jorge, FBF Filmes estreia QUERENÇA e, em complemento, O GUARDADOR DE REBANHOS (1999), ambos de Edgar Feldman.

3 DE NOVEMBRO – A Lx Skene, empresa detida em cinquenta por cento pela produtora Herman Zap, de Herman José, compra o TEATRO TIVOLI, na Avenida da Liberdade em Lisboa.

4 DE NOVEMBRO – Em Lisboa, morre o actor JACINTO RAMOS. No Colombo, Lusomundo estreia KISS ME de António da Cunha Telles.

10 DE NOVEMBRO – No Cinanima 2004, ARTUR CORREIA é galardoado com o Prémio Carreira.

17 DE NOVEMBRO – Publicações Dom Quixote edita RUY DE CARVALHO – O GRANDE SENHOR DO TEATRO de Palmira Correia.

9 DE DEZEMBRO – No Amoreiras e Millenium-Alvaláxia, Lusomundo estreia SORTE NULA de Fernando Fragata.

11 DE DEZEMBRO – É anunciado que MARISA CRUZ representará Portugal no Shooting Stars do Festival de Berlim 2005, uma iniciativa da EFP/European Film Promotion.

22 DE DEZEMBRO – ICAM anuncia o CONCURSO DE ADESÃO AO PROGRAMA DE ITINERÂNCIA CINEMATOGRÁFICA. Radiotelevisão Portuguesa e Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema assinam um PROTOCOLO DE TRANSFERÊNCIA DO ACERVO EM SUPORTE FÍLMICO da RTP, para depósito e tratamento no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento/ANIM.

23 DE DEZEMBRO – ICAM anuncia BALAS & BOLINHOS - O REGRESSO de Luís Ismael como o filme português mais visto em 2004 - com 42.906 espectadores.

Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

© Instituto Camões, 2003-2007