1944 - A MENINA DA RÁDIO
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

35 mm - pb - 2902 - 106 mn. Realização: - Arthur Duarte. Produção: - Companhia Portuguesa de Filmes. Argumento: - João Bastos. Fotografia: - Aquilino Mendes.

Elenco: - António Silva, Maria Matos, Maria Eugénia, Francisco Ribeiro/Ribeirinho, Óscar de Lemos.



O sucesso logrado com O Costa do Castelo, motivou Arthur Duarte a realizar A Menina da Rádio, tendo participado os mesmos autores, técnicos e artistas. António Silva foi galardoado com o Prémio do Melhor Actor pelo Secretariado Nacional da Informação. De novo, um retrato de época pela transparência romântica, “os pequenos ridículos, os anseios de boa gente” - como acentuou o cineasta - em contraste à feitura “verdadeiramente industrial”.

Com A Menina da Rádio, culmina a aptidão de Duarte para a comédia musical, explorando e repercutindo o fenómeno, então em moda, da radiotelefonia. Sobre vozes sedutoras - em inflexões dramáticas nos folhetins, ou vibráteis trinados canoros - cuja presença, em casa de cada um, levava os ouvintes a imaginar como seriam os seus possuidores. Assim, suscitando o culto de artistas e locutores, reforçado através de espectáculos ou digressões por todo o país. Além da Emissora Nacional, os ídolos do microfone surgiam em estações privadas, graças a programas ligeiros, emissões directas ou campanhas promocionais.


© Instituto Camões, 2002-2007