1947 - O LEÃO DA ESTRELA
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

35 mm - pb - 3370 mt - 121 mn. Realização: - Arthur Duarte. Produção: - Tobis Portuguesa. Obra Original: - "O Leão da Estrela". Autor Original: - Ernesto Rodrigues, João Bastos, Félix Bermudes. Fotografia: - Aquilino Mendes.

Elenco: - António Silva, Milú, Maria Eugénia, Erico Braga, Laura Alves.



Tendo explorado o contraste de classes - O Costa do Castelo (1943) - e o culto do microfone - A Menina da Rádio (1944) -, Arthur Duarte abordou, na sua terceira comédia de sucesso, em que convergem os mesmos autores, técnicos e artistas, o fenómeno do futebol: eis O Leão da Estrela - recriando a clássica rivalidade entre Sporting Clube de Portugal e Futebol Clube do Porto, embora as motivações do cineasta irradiem, de modo subtil, para o tradicional contraponto sociológico entre Norte e Sul.

Aspectos em que pouco releva a tendência fantasista do clã lisboeta - sobretudo um elemento hilariante, pelo artifício de situações e os caprichos do destino. Os valores de nobreza e os dons dos ricos exibem-se além das aparências, privadas ou cosmopolitas, de virtudes e libertinagem cintilando entre obscuras regras comunitárias. Para tal, nada melhor que dois sensacionais protagonistas - o histriónico António Silva, o impagável Erico Braga. A versão fílmica - um sucesso comercial, na estreia - eliminou as facetas satíricas da peça de teatro original.


© Instituto Camões, 2002-2007