1950 - FREI LUÍS DE SOUSA
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

35 mm - pb - 3160 mt - 115 mn. Realização: - António Lopes Ribeiro. Produção: - Lisboa Filme. Obra Original: - "Frei Luís de Sousa". Autor Original: - Almeida Garrett. Fotografia: - Aquilino Mendes.

Elenco: - Maria Sampaio, Maria Dulce, Raul de Carvalho, João Villaret, Barreto Poeira.



Encerrada a expectativa duma produção contínua com Camões (1946 - Leitão de Barros), António Lopes Ribeiro realizou Frei Luís de Sousa para a Lisboa Filme. Com intervenção de Júlio Dantas, o projecto de transcrição (assim no genérico) sobre a peça de Almeida Garrett foi apresentado - ao Conselho de Cinema - com o alto-patrocínio da Academia das Ciências, tornando-se a primeira fita com apoio do Fundo do Cinema Nacional. Segundo Ribeiro - que adaptou, rodando em cenários de boca aberta - este era um modo económico de apresentar obras-primas da dramaturgia, cuja encenação e representação convencional deixou de ser frequente ou não é rigorosa.

O tom austero não inibe a movimentação de câmara - para recriar uma atmosfera íntima, intensa, um ambiente de emoções descontroladas e catástrofe iminente. Notáveis actores surpreendem pelas reacções de seres bloqueados (maravilhas e mistérios da alma, maldições e agoiros), com estratégico efeito (marcação nítida, inflexões, ênfase na caracterização). O Secretariado Nacional da Informação atribuiu o Grande Prémio a Frei Luís de Sousa, e o Prémio do SNI à Melhor Fotografia de Aquilino Mendes.


© Instituto Camões, 2002-2007