1967 - A CRUZ DE FERRO
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

35 mm - c - 4077 mt - 149 mn. Realização: - Jorge Brum do Canto. Produção: - Tobis Portuguesa. Argumento: - Jorge Brum do Canto, Fernando Fragoso. Obra Original: - "Natal na Serra". Autor Original: - Armando Vieira Pinto. Fotografia: - João Moreira.

Elenco: - Jorge Brum do Canto, Cremilda Gil, Octávio de Matos, Maria Domingas, António Machado.



Sobre Natal na Serra de Armando Vieira Pinto - o realizador de Eram Duzentos Irmãos (1952) - Jorge Brum do Canto dirigiu A Cruz de Ferro, de que também fez a adaptação com Fernando Fragoso, e foi protagonista. Manuel Marques executou esta produção da Tobis Portuguesa, cujos estúdios acolheram os interiores; os exteriores foram rodados em Trás-os-Montes, região de Castro Laboreiro. Um desafio épico, de implicações simbólicas e valores plásticos, assumido segundo o realizador “com um sentimento colectivo de raiva - raiva de acertar, de cumprir, de ir mais além”.

A paisagem readquire uma expressão determinante, sobre o horizonte humanista - quanto ao recorte comunitário, aos dilemas individuais (adversidade, paixões, sobrevivência). O cineasta dedicou especial cuidado à sonoplastia - com montagem prévia de 40.000 metros de banda, para os 4.000 de imagem. A Cruz de Ferro recebeu o Grande Prémio do Secretariado Nacional da Informação, e os Prémios do SNI aos Melhores Argumento Adaptado, Fotografia, Actriz (Cremilda Gil) e Actor (Octávio de Matos); o Prémio João Ortigão Ramos, e os Prémios da revista Plateia ao Filme e ao Actor (Octávio de Matos).


© Instituto Camões, 2002-2007