1971 - UMA ABELHA NA CHUVA
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

35 mm - pb - 2100 mt - 76 mn. Realização: - Fernando Lopes. Produção: - Média Filmes. Argumento: - Fernando Lopes. Obra Original: - "Uma Abelha na Chuva". Autor Original: - Carlos de Oliveira. Fotografia: - Manuel Costa e Silva.

Elenco: - Laura Soveral, João Guedes, Zita Duarte, Ruy Furtado, Carlos Ferreiro.



Atraído por várias “personagens e até um certo clima” - Fernando Lopes realizou Uma Abelha na Chuva sobre o romance de Carlos de Oliveira, com inteira autonomia. “Grande número de pessoas” contribuiu para um orçamento de 800 contos, a cargo da Média Filmes. A rodagem - iniciada em 1968 - decorreu na Figueira da Foz (Quinta da Foja), Gândara dos Olivais e Tocha. Na equipa técnica participaram outros jovens realizadores: João Matos Silva foi assistente, Alfredo Tropa delegado à produção, dirigida por Fernando Matos Silva.

Diversos percalços afectaram a feitura, a montagem e os acabamentos finais. Lopes assumiu uma leitura crítica - entre pesquisas e acertos - tendente “à criação dum novo código, articulado em termos audiovisuais”. Afinal, “o que interessa é o movimento interior”: por rancores, frustração, decepções que os anos cristalizam, sob a precária estabilidade dum casal - entre a crise e a opressão, renúncias, violência oculta pelas carências sexuais, as prerrogativas de classe. Fundindo máscaras e artifícios, poses e posse. A Secretaria de Estado da Informação e Turismo atribuiu-lhe o Grande Prémio, além do Prémio da SEIT à Melhor Fotografia (Manuel Costa e Silva); recebeu ainda o Prémio Ortigão Ramos.


© Instituto Camões, 2002-2007