|
35 mm - c, pb - 2222 mt - 81 mn. Realização: - Colectivo dos Trabalhadores da Actividade Cinematográfica. Produção: - Sindicato dos Trabalhadores da Produção de Cinema e Televisão.
Realização colectiva de um vintena de profissionais de cinema, As Armas e o Povo abrange o período entre o 25 de Abril e o 1º de Maio de 1974, quanto à acção militar e à movimentação de rua tendentes ao desmantelamento do “aparelho social e político do fascismo” - analisado sobre os principais eventos, a partir do 28 de Maio de 1926. Em pormenor, a efusão humana que brindou a jovem Revolução dos Cravos - escutada em regozijo, aspirações, carências, comentários sobre a guerra colonial, melhoria das condições de vida, o futuro em liberdade...
Tudo culmina com a festa do 1º de Maio em Lisboa, ao sétimo dia, testemunhada como a demonstração mais pura e pujante de que “o povo unido jamais será vencido”. Os Trabalhadores da Actividade Cinematográfica assumiram As Armas e o Povo, tendo participado: Acácio de Almeida, José de Sá Caetano, José Fonseca e Costa, Eduardo Geada, António Escudeiro, Fernando Lopes, António de Macedo, João Moedas Miguel, Glauber Rocha, Elso Roque, Alberto Seixas Santos, Artur Semedo, Fernando Matos Silva, João Matos Silva, Manuel Costa e Silva, Luís Galvão Teles, António da Cunha Telles e António-Pedro Vasconcelos.
|
|