|
|
|
35 mm - c - 3030 mt - 111 mn. Realização: - António-Pedro Vasconcelos. Produção: - Fado Filmes, Sociedade Independente de Comunicação/SIC; Samsa Film (Luxemburgo), VideoFilmes (Brasil). História Original: - António-Pedro Vasconcelos. Argumento: - Carlos Saboga. Fotografia: - Edgar Moura, (2ª Equipa) Carlos Assis.
Elenco: - Saul Fonseca, Sandro Silva, Fernanda Serrano, Joaquim Leitão, Nicolau Breyner.
António-Pedro Vasconcelos voltou à realização com Jaime, um argumento de Carlos Saboga sobre o trabalho infantil e a pobreza, no Porto. Outro cineasta, Luís Galvão Teles assumiu a produção, com orçamento divulgado de 377.000 contos. A canção tema (“Não Me Mintas”) é de Carlos Tê e Rui Veloso, por este também interpretada.
Um dos bairros na zona da Ribeira, junto ao Rio Douro. Um miúdo de treze anos desleixa a escola e começa a trabalhar clandestinamente, durante a noite, tentando ganhar dinheiro para comprar uma motorizada ao pai, amargurado e alcoólico... Um sucesso comercial, Jaime foi distinguido, em 1999, com o Prémio Especial do Júri em San Sebastian, os Globos de Ouro ao Filme e ao Realizador; em 2000, com o Prémio do Público/Longa Metragem nos Caminhos do Cinema Português/Coimbra, o Grand Prix Cannes Junior e o Prémio CICAE/Confederação Internacional do Cinema de Arte e Ensaio em Cannes.
|
|