Explorar por Autor

A Filosofia Brasileira

BB123A Filosofia Brasileira
António Paim | PDF
ICALP - Colecção Biblioteca Breve - Volume 123
1991

A física experimental em Portugal no Séc. XVIII

BB63A física experimental em Portugal no Séc. XVIII
Rómulo de Carvalho | PDF
ICALP - Colecção Biblioteca Breve - Volume 63
1982

À Flor das Águas Verdes - Jorge Peixinho

JP0024

Obra: À Flor das Águas Verdes

Compositor: Jorge Peixinho

Editora: Centro de Investigação &%% Informação da Música Portuguesa

Data: 1982

URL: http://www.mic.pt

A Floresta em Dodona - Ângela Lopes

part_AL0003.jpg

Obra: A Floresta em Dodona

Compositor: Ângela Lopes

Editora: Centro de Investigação &%% Informação da Música Portuguesa

Data: 2006

URL: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A Formação da Constituição de Timor-Leste

A Formação da Constituição de Timor-Leste

José Carlos Guerreiro Adão
Orientador: Professor Doutor Jorge Miranda

Dissertação apresentada para a obtenção do Grau de Mestre em Ciência Política - Programa de Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais
Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa
2009

A formação da elite colonial nas partes do Brasil através da conquista territorial (sécs. XVI-XVII)


Rodrigo Ricuperto
Universidade de São Paulo


No século XVI, uma parcela importante da elite colonial foi formada através da participação na administração directa ou indirecta da colónia. Nesse período de conquista e consolidação da costa atlântica, entre São Vicente e Belém do Pará, cada etapa de avanço serviu para o fortalecimento da elite colonial em formação, que se firmou aproveitando a possibilidade de ocupar novas terras, de adquirir escravos indígenas e de ocupar novos cargos.
Assim ter-se-ia dois movimentos - o de formação da elite colonial e o de conquista e consolidação da fachada atlântica - paralelos e complementares. E dado que a necessidade de defesa do território recém conquistado exigia o povoamento e a instalação de uma estrutura produtiva pode-se apontar que a dinâmica colonial, nos moldes do chamado Antigo Sistema Colonial, estruturou-se nessa etapa. Procuraremos em nossa comunicação comprovar tal dinâmica a partir da análise dos casos da conquista do Rio de Janeiro em 1560-65, da Paraíba em 1584, de Sergipe d'El-Rei em 1587 e da Costa leste-oeste (do Rio Grande ao Pará) entre 1598 e 1614.

A Formação de Portugal

AFormaçãodePortugalA Formação de Portugal
Orlando Ribeiro | PDF
ICALP - Colecção Identidade: Cultura Portuguesa
1987

A fronteira dos impérios: conexões políticas, conflitos e interesses portugueses na região platina


Maria Fernanda Bicalho
Universidade Federal Fluminense


Desde a fundação da Colónia do Sacramento em 1680, a região meridional da América tornou-se alvo de intensa disputa militar e diplomática entre os países ibéricos.
Durante a Guerra de Sucessão, a Espanha invadiu e ocupou o presídio. Compelida pelo Tratado de Utrecht, foi obrigada a reconhecer o direito de soberania lusa em Sacramento. Na década de 1740 iniciaram-se as negociações diplomáticas que resultariam na assinatura do Tratado de Madrid. A Guerra dos Sete Anos afectaria mais uma vez a disputa luso-espanhola pelas fronteiras de seus domínios na região platina. Em 1777 forças espanholas conquistaram definitivamente a Colónia do Sacramento. O objectivo desta comunicação é analisar tais conflitos e suas conexões com as redes e interesses imperiais no Atlântico Sul, a partir da correspondência de governadores de Sacramento, governadores e vice-reis no Rio de Janeiro e do Conselho Ultramarino. A sua principal hipótese é a da indiscutível centralidade da administração do Rio de Janeiro sobre os territórios e interesses meridionais da América.

A Galinha

/icon-contos.gif  

Título: A Galinha

Autor: Vergílio Ferreira

Biblioteca Online do Conto

Contos e Novelas Portuguesas do Século XIX

 

A Geração de 70 - uma revolução cultural e literária

BB4A Geração de 70 - uma revolução cultural e literária
Álvaro Manuel Machado | PDF
ICALP - Colecção Biblioteca Breve - Volume 4
1986

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS