Explorar por Autor

Brasil: colónia rebelde (poder, colonização e os limites do Antigo Regime na América)


Luciano Raposo Figueiredo
Universidade de São Paulo


As rebeliões que estalam em diversas cidades coloniais à margem do Atlântico na segunda metade do século XVII e início do XVIII revelam mais que a existência de súbditos inquietos. A frequência com que acontecem, especialmente no Brasil, indica a existência de um forte desajuste nas condições do governo do ultramar.
Os recorrentes motins de soldados, revoltas antifiscais, expulsão dos governadores, protestos contra a carestia de géneros básicos fustigaram em última análise as regras do bom governo. E parecem revelar as dificuldades de reiteração do Antigo regime sob às exigências da colonização mercantilista, que demanda excesso de impostos, regime de comércio exclusivo, lentidão da justiça. Contingências da colonização que indispõem os súbditos quase sempre contra o governo local.

Brasil: encontro da Ásia com o Atlântico. As relações Macau-Brasil até ao século XIX


Rui d'Ávilla Lourido
Instituto Universitário Europeu de Florença
 
Neste estudo propomo-nos reflectir sobre as relações entre Macau e o Brasil, até inícios do século XIX. Numa primeira parte analisaremos essa relação marítima até ao século XIX, a qual apesar de predominantemente clandestina, não deixou de ser encarada como uma alternativa às crescentes dificuldades do comércio português de Macau com o Índico, motivadas pelo gradual domínio de outras potências europeias. Numa segunda parte pretendemos reflectir sobre a influência que essas relações mercantis tiveram na sociedade brasileira, seja nos seus aspectos mais sociais, seja nos de índole predominantemente cultural.
O grande fluxo de pessoas e bens da Ásia, nomeadamente da China, para a América, em particular o Brasil, na sua rota de, e para a Europa, contribui para a influência chinesa e de motivos orientais no Brasil, a qual assumiu diferentes formas e expressões interculturais e vivências, cujos efeitos ainda hoje podemos reconhecer. 
Sabemos que a prata americana e a seda chinesas foram os mais valiosos e principais produtos trocados entre os dois continentes. Contudo a nós interessa-nos, em especial, analisar as assimetrias, os conflitos de interesses que se desenvolveram a pretexto deste comércio. Nomeadamente, analisando os elementos: comércio oficial verso comércio privado%% representantes dos poderes central e regional verso poder local%% e a comunidade de mercadores locais e casados verso os mercadores de longo curso. É à luz destes interesses contraditórios que tentaremos explicar a persistência dos navegadores e mercadores sulcarem a rota marítima, que dá corpo ao comércio, frequentemente clandestino, entre a cidade de Macau e o Brasil.
Esta comunicação é essencialmente baseada em documentação por nós investigada em arquivos como Archivo Segreto Vaticano, Arquivo Histórico de Macau, Bibliotheque Nationale de Paris, e arquivos portugueses, nomeadamente, Arquivos Nacionais Torre do Tombo e Arquivo Histórico Ultramarino.

Breve história da censura literária em Portugal

BB54Breve história da censura literária em Portugal
Graça Almeida Rodrigues | PDF
ICALP - Colecção Biblioteca Breve - Volume 54
1980

Breve história da literatura para crianças em Portugal

BB97Breve história da literatura para crianças em Portugal
Natércia Rocha | PDF
ICALP - Colecção Biblioteca Breve - Volume 97
1992

Breve história da olisipografia - old

BB47Breve história da olisipografia
Fernando Castelo Branco | PDF
ICALP - Colecção Biblioteca Breve - Volume 47
1980

Breve história do cinema português - 1898-1962

BB11Breve História do Cinema Português - 1898-1962
Alves Costa | PDF
ICALP - Colecção Biblioteca Breve - Volume 11
1977

Breve Será Dia - Clotilde Rosa

CR0015

Obra: Breve Será Dia

Compositor: Clotilde Rosa

Editora: Centro de Investigação &%% Informação da Música Portuguesa

Data: 1994

URL: http://www.mic.pt

Brito Camacho

capa_Brito-Camacho.jpg

Título: Brito Camacho

Autor: Ferreira de Mira e Aquilino Ribeiro

Livraria Bertrand - 3ª Edição

Cabeça de boga

/icon-contos.gif

Título: Cabeça de boga

Autor: Vitorino Nemésio

Biblioteca Online do Conto

Contos e Novelas Portuguesas do Século XIX

Cadencias e Interludios / Percursos I - Enrique X. Macías

part_EXM0006.jpg

Obra: Cadencias e Interludios / Percurso I

Compositor: Enrique X. Macías

Editora: Centro de Investigação &%% Informação da Música Portuguesa

Data: 1992

URL: http://www.mic.pt

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS