O Centro Virtual Camões disponibiliza, em colaboração com a RTP, episódios seleccionados do programa "Cuidado com a Língua!".

A vertente didáctica e ao mesmo tempo informativa e lúdica, divertida e com algum humor deste programa, é contextualizada com uma descrição dos conteúdos de cada episódio, o que facilita a sua utilização para auto-aprendizagem.

Cada episódio tem seis/sete temas («LÍNGUA VIVA», «CURIOSIDADES LINGUÍSTICAS», «CONFUSÕES LINGUÍSTICAS», «PORTUGUÊS MALTRATADO», «COMO DIZ», «PALAVRAS COM HISTÓRIA», «PALAVRAS MUTANTES», e «EM PORTUGUÊS NOS (DES)ENTENDEMOS»), mas com a flexibilidade de se tratar um só assunto.

Apresentado pelo actor Diogo Infante, que faz a apresentação/ligação de cada programa, com textos em off ou complementares (diálogos, etc.) lidos pela jornalista Maria Flor Pedroso, o programa combina cenas ficcionadas, com imagens de actualidade e outras (arquivo, filmes, etc.), o grafismo, a animação, os diagramas, o vídeo e efeitos sonoros apropriados, misturados com imagens de depoimentos de especialistas ou em inquéritos de rua. A montagem acentua a vivacidade de uma língua tão variada como a nossa.

"Cuidado com a língua" tem a autoria de José Mário Costa, com a participação da professora Maria Regina Rocha e do jornalista João Lopes Marques, que escreveu os guiões de cada um dos 13 programas, produzidos e realizados integralmente pela produtora “Até ao Fim do Mundo”. Encontra mais episódios deste programa no Centro Multimédia da RTP em sistema Podcast.

«Dizer cobras e lagartos» Tema: «Dizer cobras e lagartos» | Data de emissão: 20/04/2007 | Duração: 12min. 49seg.

Episódio 20/04/2007 Duração: 12min. 49seg.

TEMA: «Dizer cobras e lagartos».

Para conhecer o conteúdo completo deste episódio clique em:
TEMA: «Dizer cobras e lagartos».

História da Língua Explica-se a expressão idiomática «Dizer cobras e lagartos» com base na fusão de duas interpretações: a) «copla» ou «cobra» parte da estrutura externa das composições poéticas (e satíricas) medievais.b) A referência bíblica «pisarás a serpente (cobra) e o lagarto».

«LÍNGUA VIVA»

· A introdução da palavra «ioga» no léxico português a partir do século XIX.

· As regras da acentuação das palavras.

· O hiato (ex.: agiota, ambiciosa, aldeola).

«CONFUSÕES LINGUÍSTICAS»

· Demais / De mais

«COMO DIZ?» · Expressão «espaço de tempo».

«EM PORTUGUÊS NOS (DES)ENTENDEMOS?»

· A variante europeia e a variante brasileira: APELIDO (eur.) / SOBRENOME (bra.) ALCUNHA (eur.) / APELIDO (bra.)

«PALAVRAS MUTANTES»

· Origem e evolução da palavra «Silva»

· A história dos apelidos na Península Ibérica.

· Os patronímicos

«PORTUGUÊS MALTRATADO» (Erros e incorrecções ortográficas detectados no meio circundante, na rua, nos transportes públicos, nos meios de comunicação social, etc.)