O Centro Virtual Camões disponibiliza, em colaboração com a RTP, episódios seleccionados do programa "Cuidado com a Língua!".

A vertente didáctica e ao mesmo tempo informativa e lúdica, divertida e com algum humor deste programa, é contextualizada com uma descrição dos conteúdos de cada episódio, o que facilita a sua utilização para auto-aprendizagem.

Cada episódio tem seis/sete temas («LÍNGUA VIVA», «CURIOSIDADES LINGUÍSTICAS», «CONFUSÕES LINGUÍSTICAS», «PORTUGUÊS MALTRATADO», «COMO DIZ», «PALAVRAS COM HISTÓRIA», «PALAVRAS MUTANTES», e «EM PORTUGUÊS NOS (DES)ENTENDEMOS»), mas com a flexibilidade de se tratar um só assunto.

Apresentado pelo actor Diogo Infante, que faz a apresentação/ligação de cada programa, com textos em off ou complementares (diálogos, etc.) lidos pela jornalista Maria Flor Pedroso, o programa combina cenas ficcionadas, com imagens de actualidade e outras (arquivo, filmes, etc.), o grafismo, a animação, os diagramas, o vídeo e efeitos sonoros apropriados, misturados com imagens de depoimentos de especialistas ou em inquéritos de rua. A montagem acentua a vivacidade de uma língua tão variada como a nossa.

"Cuidado com a língua" tem a autoria de José Mário Costa, com a participação da professora Maria Regina Rocha e do jornalista João Lopes Marques, que escreveu os guiões de cada um dos 13 programas, produzidos e realizados integralmente pela produtora “Até ao Fim do Mundo”. Encontra mais episódios deste programa no Centro Multimédia da RTP em sistema Podcast.

Registar ou registrar? Tema: Registar ou registrar? | Data de emissão: 06/07/2007 | Duração: 10min. 35seg.

Episódio 06/07/2007 Duração: 10min. 35seg.

TEMA: Registar ou registrar?

· As variantes do português: a variante europeia e a variante do Brasil.

Para conhecer o conteúdo completo deste episódio, clique em:


TEMA: Registar ou registrar?

· As variantes do português: a variante europeia e a variante do Brasil.

· Registar ou registrar; registo ou registro.

«LÍNGUA VIVA»

· O género dos nomes: juiz/juíza; advogado/advogada; chanceler/chancelerina; cônsul/consulina; maestro/maestrina.

· Nomes comum de dois: estudante, gerente, motorista, repórter.

«COMO DIZ?»

· Neologismos: «homem-a-dias» e não «marido-a-dias».

«CONFUSÕES LINGUÍSTICAS»

· «Abaixo assinado», forma variável em género e número, excepto quando se trata do nome.

· A locução adverbial «com certeza».

«PALAVRAS MUTANTES»

· «Perder as estribeiras»: expressão ligada à prática equestre e que evoluiu da Antiguidade Clássica até aos nossos dias.