Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna

Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna

* As candidaturas encerram a 8 de outubro de 2015 *

Universidade de Coimbra - Formação a distância
em parceria com o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua

Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna

2015-2016 | 1.º Semestre

Este curso realiza-se na plataforma de Formação a Distância da Universidade de Coimbra
Curso a decorrer de 27 de outubro a 8 de dezembro de 2015

Prazo de candidatura: 8 de outubro de 2015

ECTS: 1,5

Horas: 40

Tipo de formação: Curso não conferente de grau

Modalidade de formação: Ensino a Distância

Área de interesse: Português, Língua Não Materna, Ensino, Linguística

Preço: 250€

Acreditação: Conselho Científico-Pedagógico para a Formação Contínua (CCPFC)

 
Apresentação:

Os indicadores atualmente disponíveis sobre a posição relativa da língua portuguesa no mundo e sobre o seu peso na atividade económica internacional não deixam dúvidas sobre o potencial de crescimento do seu número de falantes, quer como língua materna, quer ainda, e decisivamente, como língua segunda e língua estrangeira. Saber português torna-se, pois, importante para um número crescente de cidadãos do mundo, por um número muito variado de razões. Nestas circunstâncias, o português, sendo já uma língua de várias cores, reúne condições para o ser mais ainda no futuro. Atender aos contextos em que os aprendentes do português se inserem e compreender os processos que estes mobilizam aquando da sua aquisição/aprendizagem serão, pois, objetivos a cumprir por parte de quem quer participar no seu ensino e na sua disseminação enquanto língua internacional.

 
Destinatários:

O curso pretende corresponder às necessidades de formação básica de um grupo diversificado de profissionais (professores, educadores e outros) que atuam (ou pretendem vir a atuar)na área do ensino de Português como Língua Não Materna (Língua Segunda e Língua Estrangeira). Visa, nesse sentido, reunir formandos com experiências pessoais e profissionais distintas e mutuamente enriquecedoras nesta área.

Dado, no entanto, o seu perfil propedêutico, o curso adequa-se, igualmente, a todos quantos, cumprindo as condições de acesso, manifestem interesse e curiosidade pelas temáticas a abordar.

 

Fatores de diferenciação

O regime integralmente não presencial permite que a formação se torne acessível a um vasto leque de interessados, independentemente da sua atual localização geográfica e também do horário laboral. Tratando-se de um curso de curta duração com natureza propedêutica, a formação fornecerá bases úteis aos interessados em aprofundamentos posteriores das temáticas tratadas, quer em cursos de pós graduação conferentes de grau, quer noutros cursos de especialização nesta área.

 

Objetivos

Objetivo 1 - Desenvolver uma visão adequada dos diversificados perfis sociolinguísticos, psicolinguísticos e linguísticos dos aprendentes do Português como Língua Não Materna (PLNM);

Objetivo 2 - Compreender (i) os processos de aquisição e aprendizagem de línguas não maternas e (ii) os princípios fundamentais de ensino de línguas não maternas;

Objetivo 3 - Caracterizar áreas linguísticas críticas dos aprendentes de PLNM.

 

Metodologia:

O curso, em regime de e-learning, organiza-se em torno de quatro temas. Para cada tema estão previstas atividades que visam (i) clarificar conceitos básicos e (ii) ilustrar a respetiva aplicação a casos e contextos efetivos. O desenvolvimento dos temas assenta em atividades de leitura e/ou visionamento/audição de materiais de enquadramento a complementar com tarefas de natureza interativa (com a docente e inter-pares). Assim, a metodologia utilizada intersecta o método ativo e expositivo.

 

Conteúdos programáticos:

1. Língua materna vs. língua não materna (língua estrangeira e língua segunda).


2. Bilinguismo(s) e L2. Para uma definição dos perfis de aprendentes de Português L2.


3. Interlíngua(s) e fossilização; transferência das LM e mecanismos transversais às LM. Áreas linguísticas críticas dos aprendentes de PLNM.


4. O papel do ensino na aquisição/aprendizagem de uma L2. Aquisição implícita e/ou ensino explícito da gramática: contributos para a discussão.

 

Avaliação:

De acordo com o processo de acreditação submetido ao CCPFC, e que aguarda aprovação:

A avaliação é contínua e sumativa. Cada um dos quatro temas contempla atividades obrigatórias cujo peso na classificação final varia consoante o grau de esforço exigido aos formandos.

Exige-se o mínimo de 5 valores (escala de 1 a 10) para a conclusão do curso com aproveitamento e a obtenção da respetiva certificação.

 

Equipa docente:

Cristina Martins
Coordenadora

Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é doutorada em Linguística Aplicada pela mesma universidade com a tese Línguas em contacto: “saber sobre” o que as distingue. Análise de competências metalinguísticas de crianças mirandesas em idade escolar (2004). Tem desenvolvido investigação nas áreas do bilinguismo e contacto de línguas, aquisição/aprendizagem de L2, desenvolvimento metalinguístico, processamento psicolinguístico e avaliação neuropsicológica. No âmbito da atividade docente, tem leccionado disciplinas de Língua Portuguesa, quer como língua materna, quer como L2, Aquisição e Aprendizagem de L2, Psicolinguística, Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, Fonética, Fonologia e Morfologia do Português. É diretora do 2º ciclo em Português como Língua Segunda e Língua Estrangeira (FLUC). Foi, entre 2007 e 2009, coordenadora científica do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA).

 
Condições de acesso:

Condições gerais:

Para frequentar este curso deverá:
- Ser maior de 18 anos;
- Reunir as condições técnicas necessárias para a frequência online do curso, nomeadamente um computador com acesso à internet;
- Satisfazer os pré-requisitos do curso (ver abaixo).

A todos os formandos que frequentem com aproveitamento qualquer um dos cursos será entregue um Diploma da Universidade de Coimbra.


Pré-Requisitos:

Os formandos deverão ter uma proficiência mínima na língua portuguesa de nível B2, em particular no que concerne à escrita (cf. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: http://europass.cedefop.europa.eu/pt/resources/
european-language-levels-cefr [descritores globais do nível B2: p. 49; descritores relativos à escrita: p. 55, p. 96 e p. 98).

Serão ainda considerados os seguintes elementos:

  • avaliação do CV;
  • carta de motivação.


Condições especiais:

Os membros da Comunidade da Universidade de Coimbra e os membros da Rede de Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra usufruem de condições especiais de acesso no que diz respeito ao custo do curso.

Sobre o valor a pagar incidirá um desconto, não cumulativo, de:

  • 10% para membros da Comunidade da Universidade de Coimbra (alunos com inscrição ativa na UC na data de início do curso; trabalhadores e docentes em exercício de funções à data de início do curso)
  • 10% para membros da Rede UC + aderentes a cartão.

No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro ou Agentes de Cooperação do Camões, I.P., I.P., o custo é de 200€, sendo o restante suportado pelo Camões, I.P.

◊ Conteúdos:

 ◊ Formulário de candidatura