laboratorioescritacriativaavancado

* As candidaturas encerram a 8 de outubro de 2015 *

208_15 Laboratório de Escrita Criativa, Nível Avançado, 11.ª edição
Coordenação: Luís Carmelo

Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Centro Virtual Camões.


I - Objectivos

O "Nível Avançado" dos Laboratórios de Escrita Criativa tem como objetivo central a criação de uma oficina projetual de escrita literária. Este desígnio estratégico pressupõe, por sua vez, a consecução dos seguintes objetivos parcelares:

1 - Consolidar os aspetos técnico-formais relativos às práticas descritivas, narrativas e poéticas desenvolvidas nos Laboratórios de Escrita Criativa, tendo em vista a criação de uma oficina projetual de escrita.

2 - Aprofundar aspetos macro-estruturais essenciais a uma oficina projetual de escrita (fábula vs. enredo, criação de personagens, ordenação de sequências, laboratórios de imagens, exercícios de clímax, etc.).

3 - Interiorizar dimensões discursivas (diálogos, voz, sintaxe, ritmo, tempo, etc.) e diegéticas (cronologia, prolepses, analepses, motivos, capítulos, partes, enquadramentos, etc.) inerentes a uma oficina projetual de escrita.

4 - Redigir uma narrativa minimamente complexa, a partir de um conjunto de injunções, ponderações e orientações operacionais que têm em conta o trabalho de equipa.


II - Público-alvo

O Laboratório de Escrita Criativa destina-se ao universo de alunos de língua portuguesa espalhados pelo mundo.
A decisão no que respeita à seleção dos formandos será feita pelo Camões, I.P. e é irrevogável.



III - Duração do curso

O Laboratório de Escrita Criativa terá a duração de 10 semanas, a começar no dia 21 de outubro de 2015 , prevendo-se um total de 60 horas de trabalho por parte dos formandos, ou seja, aproximadamente 6h por semana. No entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas eletrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail, navegação na Internet, etc.), para além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas.


IV - Organização e conteúdos

O Laboratório de Escrita Criativa baseia-se em módulos semanais (um “Bloco” por semana) que contêm uma introdução teórica mínima, um conjunto de exemplos e ainda um leque de exercícios, de que será realizado um por semana.

Os Módulos que enquadrarão o Laboratório de Escrita Criativa, Nível Avançado são os seguintes:

Módulo 1
Fábula e enredo. Os personagens: o vir ao ser . Exercícios.

Módulo 2
Gerar sequências. Exercícios.

Módulo 3
O humor como textura da narração. Exercícios.

Módulo 4
No reino livre das imagens. Exercícios.

Módulo 5
Criar multiplicidades narrativas. Exercícios.

Módulo 6
Duplo clímax. Exercícios.

Módulo 7
Preparação para o projeto ficcional. Exercícios.

Módulo 8
Projeto ficcional - 1.

Módulo 9
Projeto ficcional - 2.

Módulo 10
Projeto ficcional - 3.


V - Número de formandos

O número de formandos será de 25.


VI - Avaliação e atribução de certificado de participação

Na última semana do Laboratório de Escrita Criativa - Nível Avançado, os participantes e o coordenador avaliarão os processos de aprendizagem, utilizando-se para esse efeito uma avaliação essencialmente qualitativa.

Aos participantes será atribuído um certificado.



VII - Preço do curso

A frequência do curso implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P., este custo é suportado em 50% por esta instituição, pelo que os docentes/agentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.


VIII - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência do Laboratório de Escrita Criativa, Nível Avançado deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 8 de outubro, impreterivelmente.
 

IX - Coordenação

Prof. Doutor Luís Carmelo, doutorado pela Universidade de Utreque e professor de Seminários de Escrita Criativa em Mestrados e Licenciaturas na Escola Superior de Design (IADE) e na Universidade Autónoma de Lisboa.

 

Conteúdos:

I - Objectivos
II - Público-alvo

III - Duração do curso
IV - Organização e conteúdos
V - Número de formandos
VI - Avaliação e certificado
VII - Preço do curso
VIII - Processo de candidatura

IX - Coordenação

 
 
 

 

Formulário de candidatura