materiaisinterativosparaportugues

* As candidaturas encerram a 8 de outubro de 2015 *

202_15 MIPL2.0: Materiais Interativos para Português L2 na web 2.0

Coordenação: Rui Vaz
Tutoria:
Adelina Moura

Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Camões I.P., na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 25 horas e é creditado com 2 créditos, relevando para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300.


I - Objetivos

(i) Equipar os participantes com competências pedagógicas e técnicas de desenvolvimento de materiais pedagógicos interativos, para ensino do Português L2*, destinados a publicação na Internet.

(ii) Explorar um conjunto diversificado de ferramentas da web 2.0 e habilitar os participantes a utilizá-las em contexto educativo.

(iii) Criar um espaço colaborativo onde se organizem, arquivem e disponibilizem as contribuições e trabalhos realizados, de modo a constituir-se um repositório de experiências e de produtos que, selecionados de acordo com critérios de qualidade, poderão vir também a ser incluídos na área «Aprender Português» do Centro Virtual Camões.



II - Público-alvo

A oficina destina-se a professores dos ensinos básico e secundário, residentes em Portugal ou no estrangeiro, preferencialmente dos grupos 110, 200, 210, 220 e 300, e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2*). A decisão no que respeita à seleção dos formandos será feita pelo Camões, I.P. e é irrevogável.


III - Duração

A oficina terá a duração de 12 semanas, a começar no dia 21 de outubro de 2015, prevendo-se 25 horas de trabalho direto e 25 horas de trabalho autónomo por parte dos formandos, num total de 50 horas.


IV - Organização e conteúdos

A estrutura da oficina assenta na sequenciação de módulos, alternando-se actividades de reflexão e de prática, repartidas pelas diversas modalidades de participação (principalmente assíncrona), trabalho autónomo/trabalho colaborativo ou cooperativo. Assim:

Módulo 0: Familiarização com o espaço virtual da oficina.

Módulo 1: Web 2.0 e Tecnologias Móveis na Educação (Wordle, Wirenode e MobileStudy)

Módulo 2: Construção/publicação em ambiente Web (Blogger, Wordpress, Podomatic, PBWorks, Google Sites e Zoho)

Módulo 3: Criação de actividades interactivas na Web (Hotpotatoes, Webquest)

Módulo 4: Construção de Mapas Conceptuais para representação do conhecimento (Mindomo, Cmaps Tool)

Módulo 5: Exploração de ambientes imersivos em contextos educacionais (Second Life)

Módulo 6: Avaliação da Oficina



V - Número de formandos por turma

O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).


VI - Avaliação e certificação

. Avaliação pelos formandos

. Avaliação pelo formador

. Avaliação externa

A Classificação final é obtida através da aplicação da fórmula AC*40% + APTP*40% + RFRC*20%, sendo que AC – Avaliação contínua (assiduidade e participação), APTP – Avaliação do portfólio e dos trabalhos produzidos e RFRC – Relatórios dos formandos/reflexão crítica.

Para os efeitos previstos no artigo 5.°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Para efeitos de aplicação do n.º 3 do artigo 14.° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300.


VII - Preço do curso

A frequência da oficina implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P., este custo é suportado em 50% por esta instituição, pelo que os docentes/agentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta será enviado aos candidatos que forem selecionados.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.


VIII - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência desta oficina de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 8 de outubro de 2015, impreterivelmente. Os dados fornecidos estão sujeitos a verificação por parte do Camões, I.P.


IX - Coordenação e tutoria

Rui Vaz é coordenador do Centro Virtual Camões, mestre em Ciências da Educação e doutorando da Universidade de Lisboa em Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Adelina Moura é doutora em Educação - Tecnologias Educativas pela Universidade do Minho e mestre em Educação - Supervisão Pedagogica do Ensino do Português.


* PL2 - Neste contexto, entende-se por PL2 qualquer caso em que o aluno não tem o Português como língua materna, bem como o caso em que, sendo esta a língua dos pais, o aluno não tem proficiência correspondente à de falantes nativos com a mesma idade.
 

Conteúdos:

I - Objetivos
II - Público-alvo
III - Duração
IV - Organização e conteúdos
V - Número de formandos por turma
VI - Avaliação e certificação
VII - Preço do curso
VIII - Processo de candidatura

IX - Coordenação e tutoria

 
 
 

 

Formulário de candidatura