portuguesparaestrangeirosB2

* As candidaturas encerram a 8 de outubro de 2015 *

Formação a distância - Camões, Instituto da Cooperação e da Língua

311_15 Português para Estrangeiros, nível B2

2015-2016 | 1.º Semestre
 

Coordenação: Mónica Braz Pereira

Tutoras: Joana Câmara e Sandra Torrado Pires

O Camões, Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P) promove o Curso de Português Língua Estrangeira, nível B2, no âmbito do seu Programa de Formação a Distância, coordenado pela Dr.ª Mónica Pereira, da Divisão de Programação, Formação e Certificação, Direção de Serviços de Língua e Cultura.

O Curso decorrerá exclusivamente através da plataforma de aprendizagem eletrónica disponível no Centro Virtual Camões.

 
Finalidade:

Pretende-se divulgar a língua e a cultura portuguesas, permitindo a todos os cidadãos estrangeiros aprender Português na sua variante europeia.

Os aprendentes devem ser capazes de comunicar de forma clara e espontânea sobre assuntos relacionados com os seus centros de interesse, assim como compreender textos com alguma complexidade, explicando pontos de vistas. No final do curso, espera-se que os alunos atinjam o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QERC).

O curso permite ainda promover a comunicação entre os diferentes participantes, no sentido de lhes proporcionar experiências ricas de interculturalidade.

 
Público-alvo:

O Curso destina-se a participantes que desejem aprofundar e desenvolver a sua competência comunicativa em Português europeu. Os aprendentes devem possuir um conhecimento elementar da língua que se traduz em ser capaz de produzir, oralmente e por escrito, um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares ou de interesse pessoal. Devem ainda ser capazes de compreender as questões principais de assuntos conhecidos, desde que seja usada uma linguagem clara.

 

Organização e metodologia:

O curso estrutura-se em doze módulos e que serão disponibilizados ao longo de doze semanas. Prevê-se que os participantes despendam cerca de oito horas por semana nas diversas atividades do curso e que consistem resumidamente em:

i) Trabalho autónomo: leitura e audição de materiais relativos aos módulos que compõem o curso; realização de diversas atividades e de exercícios gramaticais. Os alunos têm ainda a oportunidade de utilizar os recursos disponíveis no sítio do Centro Virtual Camões.

ii) Trabalho com o tutor: cerca de 30 minutos por semana de interação oral com a tutora; interação através do fórum da plataforma acerca de dúvidas, dificuldades e outros aspetos do interesse dos participantes.

 

Avaliação:

Aos participantes que frequentarem com sucesso este curso será atribuído um certificado.

A avaliação dos participantes será feita com base em:

1. Realização de, pelo menos, dez atividades de autoavaliação das doze que compõem o curso.

 

Sugerimos que os aprendentes consultem antes as referências apresentadas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas antes de escolherem o curso que pretendem frequentar. Podem mudar de curso durante as duas primeiras semanas, se assim o entenderem ou por sugestão da tutora. Para mais informações, consultar o seguinte endereço:

http://europass.cedefop.europa.eu/pt/resources/european-language-levels-cefr

 

Número de participantes:

O número de formandos por turma será de 25 (vinte e cinco).

 

Calendarização:

Inscrições: até 8 de outubro de 2015

Pagamento da inscrição: de 12 a 18 de outubro de 2015

Início do Curso: 21 de outubro de 2015

 

Propina de inscrição:

O valor da propina é de 320 EUR (trezentos e vinte euros). O pagamento será feito por transferência bancária. Será enviado aos candidatos selecionados o número da conta para a qual deverá ser feita a transferência.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

 

Seleção

Camões, I.P. será responsável pela seleção dos candidatos.

 

Requisitos

Os candidatos deverão possuir:

. Internet;

. Um computador multimédia;

. Auscultadores e um microfone;

. Instalação do programa Skype no computador (a instalação é gratuita a partir de www.skype.com);

 
Certificação

Aos participantes deste curso que o frequentem com aproveitamento será atribuído um certificado de aproveitamento. Caso desejem certificar a sua proficiência em Língua Portuguesa poderão candidatar-se aos exames do Sistema de Certificação e Avaliação do Português Língua Estrangeira (CAPLE) para obtenção do Diploma Intermédio de Português Língua Estrangeira (DIPLE), para o qual o curso serve de preparação.

Para mais informações, consulte, por favor http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principla_en_htm.

Conteúdos:

  • Outros cursos