* As candidaturas encerram a 8 de outubro de 2015 *

Formação a distância - Camões, Instituto da Cooperação e da Língua

312_15 Português para Estrangeiros, nível C1

2015-2016 | 1.º Semestre
 

Coordenação: Mónica Pereira

Tutoras: Ana Santos e Lúcia Mascarenhas

O Camões, Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P) promove o Curso de Português Língua Estrangeira, nível C1, no âmbito do seu Programa de Formação a Distância, coordenado pela Dr.ª Joana Rosário, da Divisão de Programação, Formação e Certificação, Direção de Serviços de Língua e Cultura.

O Curso decorrerá exclusivamente através da plataforma de aprendizagem eletrónica disponível no Centro Virtual Camões.

 
Finalidade:

Pretende-se divulgar a língua e a cultura portuguesas, permitindo a todos os cidadãos estrangeiros aprender Português na sua variante europeia.

No final do curso, os aprendentes devem ser capazes de comunicar, oralmente e por escrito, com fluência, de forma organizada e bem estruturada, dominando mecanismos de coesão do discurso. Espera-se que os aprendentes sejam capazes de compreender textos longos e complexos, identificando sentidos implícitos. Devem ainda ser capazes de ler e interpretar de forma crítica textos literários e não literários, reconhecendo expressões idiomáticas e referências culturais.

 
Público-alvo:

O Curso destina-se a participantes que desejem aprofundar e desenvolver a sua competência comunicativa em Português europeu. Os aprendentes devem possuir um conhecimento bastante razoável da língua que se traduz em ser capaz de comunicar com alguma espontaneidade. Devem ser capazes de compreender as ideias principais em textos com alguma complexidade. Devem ser ainda capazes de comunicar, oralmente e por escrito, sobre temas variados e da atualidade.

 

Organização e metodologia:

O curso estrutura-se em doze módulos e que serão disponibilizados ao longo de doze semanas. Prevê-se que os participantes despendam cerca de oito horas por semana nas diversas atividades do curso e que consistem resumidamente em:

i) Trabalho autónomo: leitura e audição de materiais relativos aos módulos que compõem o curso; realização de diversas atividades e de exercícios gramaticais. Os alunos têm ainda a oportunidade de utilizar os recursos disponíveis no sítio do Centro Virtual Camões.

ii) Trabalho com o tutor: cerca de 30 minutos por semana de interação oral com a tutora; interação através do fórum da plataforma acerca de dúvidas, dificuldades e outros aspetos do interesse dos participantes.

 

Avaliação:

Aos participantes que frequentarem com sucesso este curso será atribuído um certificado.

A avaliação dos participantes será feita com base em:

1. Realização de, pelo menos, dez atividades de autoavaliação das doze que compõem o curso.

Sugerimos que os aprendentes consultem antes as referências apresentadas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas antes de escolherem o curso que pretendem frequentar. Podem mudar de curso durante as duas primeiras semanas, se assim o entenderem ou por sugestão da tutora. Para mais informações, consultar o seguinte endereço:

http://europass.cedefop.europa.eu/pt/resources/european-language-levels-cefr
 

Número de participantes:

O número de formandos por turma será de 25 (vinte e cinco).

 

Calendarização:

 

Inscrições: até 8 de outubro de 2015

Pagamento da inscrição: de 12 a 18 de outubro de 2015

Início do Curso: 21 de outubro de 2015

 

 

Propina de inscrição:

O valor da propina é de 320 EUR (trezentos e vinte euros). O pagamento será feito por transferência bancária. Será enviado aos candidatos selecionados o número da conta para a qual deverá ser feita a transferência.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

 

Seleção

Camões, I.P. será responsável pela seleção dos candidatos.

 

Requisitos

Os candidatos deverão possuir:

. Internet;

. Um computador multimédia;

. Auscultadores e um microfone;

. Instalação do programa Skype no computador (a instalação é gratuita a partir de www.skype.com);

 
Certificação

Aos participantes deste curso que o frequentem com aproveitamento será atribuído um certificado de aproveitamento. Caso desejem certificar a sua proficiência em Língua Portuguesa poderão candidatar-se aos exames do Sistema de Certificação e Avaliação do Português Língua Estrangeira (CAPLE) para obtenção do Diploma Avançado de Português Língua Estrangeira (DIPLE), para o qual o curso serve de preparação.

Para mais informações, consulte, por favor http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principla_en_htm.

Conteúdos: