Promoção da Leitura na Era Digital
A leitura é uma competência básica que todas as pessoas devem adquirir para conseguirem lidar de forma natural com a palavra escrita. Mas aprender a ler não é um processo natural, como aprender a falar ou a andar. É um processo complexo que exige bastante acompanhamento. Para conseguir ler bem, é necessário e indispensável dominar a técnica de leitura e criar uma relação positiva com os livros. Este curso foi concebido pelos Professores Carlos Correia e Isabel Alçada, do Centro de Investigação para as Tecnologias Interativas (CITI), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Decorrerá exclusivamente através da plataforma de aprendizagem eletrónica disponível no CITI. 1. Contribuir para alargar a compreensão dos processos de aprendizagem da leitura, junto de profissionais e de cidadãos, interessados na promoção da leitura, analisando a mudança de paradigma ocorrida no século XXI, resultante da permanente oferta de recursos em suporte digital. 2. Permitir uma análise fundamentada dos fatores que na nossa época contribuem para a aquisição (ou inibição) de competências e hábitos de leitura, nas várias etapas da vida. 3. Disponibilizar resultados da investigação científica sobre leitura e literacia de forma sintética, acessível e transferível para a programação de práticas concretas tanto em contexto escolar como em contexto familiar. 4. Contribuir para a eficácia nas práticas de promoção de leitura, através da divulgação de políticas, projetos e atividades desenvolvidos em diferentes contextos nacionais e internacionais, com valor comprovado pela avaliação. 1. Conhecer resultados de investigação recente acerca de aprendizagem da leitura, desenvolvimento da competência leitora, desenvolvimento de hábitos de leitura na era digital. 2. Analisar políticas, projetos e atividades de promoção da leitura junto de crianças, de jovens ou de adultos. para apreciar a qualidade do respetivo impacto. 3. Aprofundar a reflexão acerca da problemática da leitura na era digital, analisando implicações da utilização de recursos em diferentes suportes junto de crianças e jovens. 4. Conceber, programar e realizar projetos de promoção de leitura, adequados a diferentes públicos, que envolvam um alargado uso de livros e de suportes digitais.
O Curso destina-se a participantes que desejem aprofundar e desenvolver a sua competência na área da promoção da leitura. Temas das Sessões (Programa): 1 – A leitura uma competência essencial. Breve história da leitura 2 – O longo caminho da universalização no acesso à leitura 3 – Recursos e práticas de leitura no século XXI 4 – Workshop 5 – A aprendizagem da leitura – análise de teorias e resultados de investigação 6 – A aquisição e a consolidação da competência leitora – a ação da escola, da família, da comunidade 7 – Análise de políticas, programas e projetos de promoção da leitura e da literacia 8 – Workshop 9 – Programação de projetos/atividades de promoção da leitura- a escolha de livros e recursos digitais adequados ao público alvo 10 – Programação de projetos/atividades de promoção da leitura –a conceção de atividades adequadas aos recursos, ao contexto, ao tempo disponível 11 – Programação de projetos/atividades de promoção da leitura – a avaliação dos efeitos nas competências e nos hábitos de leitura dos participantes (crianças, jovens ou adultos) ( 12 – Workshop 13 – Apresentação e discussão das propostas de projeto 14 – Apresentação e discussão das propostas de projeto 15 – Apresentação e discussão das propostas de projeto 16 – Avaliação
V - Número de formandos por turma O número de formandos por turma será de 25 (vinte e cinco). Inscrições: 2ºsemestre
A frequência do curso implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P., este custo é de 150 EUR (cento e cinquenta euros). O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso. De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação. O Camões, I.P. será responsável pela seleção dos candidatos. Os candidatos deverão possuir:
- Internet;
- Computador multimédia;
- Auscultadores, microfone e câmara de vídeo;
- Programa Skype instalado no computador (a instalação é gratuita a partir de www.skype.com);
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