Fichas práticas

Você é uma pessoa romântica?

Você é uma pessoa romântica?
VOCÊ É UMA PESSOA ROMÂNTICA? NÍVEL DE REFERÊNCIA B1 / B2 DESENVOLVIMENTO Apresente a atividade: elaborar um questionário subordinado à questão “Você é uma pessoa romântica?”Em grupo, os alunos vão redigir as questões e as opções de resposta, assim como definir a respetiva pontuação (distribuindo “mais” ou “menos” pontos, consoante as respostas sejam “mais” ou “menos” românticas). Seguidamente, vão escrever a chave que permitirá a cada pessoa, depois de fazer o teste, somar a pontuação e saber o resultado (Ex: Mais de x pontos / Entre y e z pontos / Menos de x ’ pontos).Trocam-se os questionários entre os grupos. Em cada grupo, um aluno lê em voz alta as questões e os outros tomam nota da sua resposta. No final, o mesmo aluno lê a pontuação de cada resposta. Os restantes alunos do grupo vão somando os respetivos pontos e veem o resultado no final. OBSERVAÇÕES Numa versão mais simples, a atividade pode consistir na adaptação de um questionário já existente, recolhido na chamada imprensa “cor-de-rosa”, mantendo a estrutura e adaptando as questões e a chave do resultado ao novo tema. As questões podem ser de escolha múltipla ou de verdadeiro / falso. Caso se pretenda, por exemplo, exercitar as estruturas interrogativas, pode-se dar uma instrução nesse sentido para a redação das questões.Exemplos de questões:Está apaixonado por um(a) colega de trabalho. Resolve declarar-se:(a) escreve-lhe uma carta.(b) envia-lhe um «e-mail».(c) aproveita o intervalo de uma reunião.Na sua opinião, qual é o local ideal para um encontro romântico?(a) uma praia deserta.(b) um centro comercial.(c) uma sala de cinema.

Verdades e Mentiras

Verdades e Mentiras
VERDADES E MENTIRAS NÍVEL DE REFERÊNCIA B2 a C2 DESENVOLVIMENTO Explique a atividade: relatar oralmente uma pequena história, com elementos incríveis, em que os alunos são a personagem principal. A história a relatar depende de uma regra: alguns alunos vão contar histórias verdadeiras, enquanto outros vão contar histórias falsas. Para isso, utiliza-se por exemplo um saco com papelinhos com a inscrição V (história verdadeira) ou F (história falsa).Cada aluno dispõe de 3 minutos para contar a sua história. No final, os outros alunos dispõem de 2 minutos para fazerem todas as perguntas que quiserem com o objetivo de comprovar a veracidade da história ou desmascarar o mentiroso.

Top Musical

Top Musical
TOP MUSICAL NÍVEL DE REFERÊNCIA A2 / B1 MATERIAL Seleção de temas de música portuguesa. DESENVOLVIMENTO Começar por explicar que a atividade se desenrolará ao longo de um certo período de tempo (ex: um mês). Semanalmente, os alunos vão ouvir no início da aula três canções. A tarefa pedida consiste apenas em escutar e votar em cada canção, como se de um festival se tratasse, utilizando pontos de 1 a 5. Eventualmente, podem realizar-se outras atividades, como: fazer a lista dos instrumentos escutados; identificar quantas vezes se ouve a palavra x; identificar, a partir de uma lista de palavras, quais aparecem na canção...No final, elabora-se o top das canções ouvidas e parte-se para uma atividade de grupo em que os alunos vão imaginar o argumento para o videoclip da canção vencedora. A atividade termina com a apresentação dos trabalhos. OBSERVAÇÕES Escolha canções recentes, reforçando assim a atualidade dos materiais e a autenticidade da linguagem usada. Pode distribuir também as letras das canções, estimulando os alunos a procurar na Internet mais informação sobre os intérpretes ou grupos.

Um Pouco de Movimento

Um Pouco de Movimento
UM POUCO DE MOVIMENTO NÍVEL DE REFERÊNCIA A2 / B1 PREPARAÇÃO O grupo coloca-se em círculo. DESENVOLVIMENTO Neste jogo, elementos deixam o seu lugar no círculo para se colocarem no meio do grupo. As condições são colocadas sucessivamente por cada aluno.Comece o jogo, utilizando a estrutura que deverá funcionar como modelo. Ex.: Corre para o meio da sala... se tiveres sapatos pretos.Na continuação do jogo, as condições poderão incidir não só na descrição física, mas também nos gostos, comportamentos, etc. Ex.: ... se gostares de futebol. / ... se estiveres cansado / ...Se houver tempo, o jogo pode continuar no sentido inverso, até que cada elemento tenha regressado ao seu lugar inicial. OBSERVAÇÕES Do ponto de vista gramatical, esta atividade é muito útil para treinar o futuro do conjuntivo.

Textos Misturados

Textos Misturados
TEXTOS MISTURADOS NÍVEL DE REFERÊNCIA B2 PREPARAÇÃO Escolha um tema e procure dois textos simples, de dimensão semelhante, mas de géneros claramente diferentes. Ex.: a descrição literária de um animal (um cão, um gato, etc.) e uma entrada de uma enciclopédia. Reescreva-os como um único texto, misturando períodos de um e de outro. DESENVOLVIMENTO A atividade consiste em restituir os textos originais, escrevendo cada um deles. OBSERVAÇÕES Veja um exemplo desta atividade (para realizar em linha) no seguinte endereço:http://www.instituto-camoes.pt/cvc/desafios/05/desafios5.html