omanuscrito.jpg (8869 bytes)
capitulo2.jpg (4843 bytes)

 

d.jpg (1922 bytes) escobri nas minhas investigações que o século XVI marcou decisivamente a nossa história. É nesta altura que chegou a Portugal um movimento cultural e artístico que teve origem na Itália - o Renascimento. É também neste século que Portugal confirmou a sua supremacia marítima iniciada no século XV com os Descobrimentos. E foi a partir desta época que começámos a desenvolver o comércio com a Índia.
De repente, deduzi que o nome do rei cuja  assinatura estava ilegível deveria ser de um dos  monarcas portugueses que  governou no século XVI . Foi assim que descobri três nomes possíveis: D. Manuel, D. João III e D. Sebastião. Mas qual dos três reis terá eventualmente assinado o documento?

Depois de um estudo atento, verifiquei que o reinado de D. João III (1521 a 1557) foi muito complexo, uma vez que este monarca procurou estimular e desenvolver as Letras e o Ensino Universitário, como também se ocupou com as medidas expansionistas (nomeadamente com o Plano de colonização do Brasil). Foi também com este monarca que se introduziu a Inquisição (1536) em Portugal. 

A assinatura pode ser deste rei, mas sem excluir as outras duas hipóteses, não consigo saber a verdade.

Assim, faltava-me saber se um dos outros dois reis estaria ligado ao manuscrito.

D. Manuel?

D. Sebastião?