JOSÉ RÉGIO 
e os mundos em que viveu  

 O Começo
 Anos de Aprendizagem
 Anos de Criação
 Velhice e Morte
  1907

  Factos Nacionais

Greve Académica em Coimbra originada pela reprovação do candidato a doutor José Eugénio Dias Ferreira. A greve alargou-se a outras universidades inserindo-se num movimento de contestação ao governo de João Franco.

Publica-se pela primeira vez o jornal A Luta (1 Maio). Dirigido por Brito Camacho, este periódico vai ter um papel fundamental na formulação do ideário da facção que irá dar origem em 1912 à União Republicana.

Surge a revista literária Nova Silva da qual fazem parte Jaime Cortesão, Álvaro Pinto, Leonardo Coimbra e Claudio Basto. Deste quinzenário apenas sairam cinco números considerados preparatórios para o aparecimento de A Águia, em 1910.

José Malhoa pinta Os Bêbados.

Nasce, em Trás-os-Montes, Miguel Torga (pseudónimo de Adolfo Rocha ).
  José Régio
[...O]utra paixão tinha eu além da dos folhetos: a das flores; ou antes: da jardinagem. Com os meus trinta réis, nos dias de mercado, comprava também raízes de flores, que transplantava para o meu quintal. Era um pequeno quintal atrás da casa, em parte ao lado, e a que davam acesso uns degraus de pedra toscos, íngremes e musgosos. [...] Para mim não podia haver mais belo quintal no mundo!

Uma Anedota de Gaiatos
Régio com 5 anos de idade.
  Factos Internacionais

Pablo Picasso pinta Les Demoiselles d'Avignon.

Exposição de pintura cubista em Paris.

Henri Bergson publica A Evolução Criadora.

Os irmãos Auguste e Henri Lumière conseguem fazer pela primeira vez, fotografias a cores para o grande público.

© Instituto Camões, 2001