JOSÉ RÉGIO 
e os mundos em que viveu  

 O Começo
 Anos de Aprendizagem
 Anos de Criação
 Velhice e Morte
  1919

  Factos Nacionais

Dá-se no Porto, uma tentativa de Golpe de Estado liderada por Paiva Couceiro, para reinstauração da monarquia.

Por decreto, é substituida a Faculdade de Letras de Coimbra por uma Faculdade Técnica e uma Escola de Belas-Artes. A Faculdade de Letras é colocada na Universidade do Porto.

Inicia-se, em Lisboa, a publicação de A Batalha (orgão da União Operária Nacional), passando a ter, entre 1923 -27, o seu Suplemento Literário, em cujo ideário se podia ler: Só o estudo cria uma ideologia consciente e coerente capaz de fazer raiar de vez a Verdade e a Justiça. Entre os colaboradores, destacam-se Raul Brandão, José Régio e Ferreira de Castro.

Aquilino Ribeiro publica Terras do Demo.

Florbela Espanca publica Livro das Mágoas.

Eduardo Viana pinta O Homem das Louças.
  José Régio
Para fazer o sexto e o sétimo anos, tínhamos de ir para o Porto. [...] O nosso pai meteu-nos num Colégio; posto nos houvesse matriculado num Liceu, e portanto saíssemos todos os dias a receber aí as nossas lições.

[...] Não fiz nenhum amigo no Colégio. Fi-los, sim, no Liceu, e alguns me ficaram para toda a vida. [...S]e não houvesse feito com meu pai uma certa combinação: dizia-se que ia ser criada no Porto uma Faculdade de Letras (ou até já teria sido criada, não me lembro bem) e com toda a razão achava meu pai que me conviria, feito o sétimo ano, matricular-me nessa Faculdade. Assim estaria perto de Vila do Conde. Os dois anos anos; - mas, findos eles, iria para Coimbra!

[...] A tal Faculdade de Letras foi criada, e teve professores e alunos que se tornaram notáveis. [...] Com alguns desses que a frequentaram já então mantinha eu relações de amizade que mais ou menos continuei mantendo pelos anos anos fora, e se tornaram verdadeiramente importantes na minha vida.

Confissão dum Homem Religioso.
  Factos Internacionais

É assinado o Tratado de Versalhes que assinala o fim da Primeira Guerra Mundial, terminada no ano anterior.

Marcel Proust recebe o Prémio Goncourt pelo seu primeiro volume de Em Busca do Tempo Perdido, publicado em 1913.

Surge, em Paris, o movimento Dada, sendo seus principais mentores Tzara, Ernst, Duchamp e Breton.
A Escola Académica, no Porto, onde Régio viveu como semi-interno, enquanto foi aluno do Liceu Rodrigues de Freitas.

© Instituto Camões, 2001