JOSÉ RÉGIO
e os mundos em que viveu
O Começo
Anos de Aprendizagem
Anos de Criação
Velhice e Morte
José Régio foi uma das mais lúcidas consciências literárias do seu tempo. Possuidor de uma sensibilidade rara, deixou nos múltiplos vectores da sua actividade intelectual as marcas inconfundíveis do seu talento criador e da firme personalidade que o caracterizava.

Em 22 de Dezembro, completam-se 30 anos sobre a sua morte.

A presente exposição biobibliográfica, dedicada à sua memória, não só fixa os momentos mais significativos da Vida e Obra do Escritor, como permite confrontá-los com as realidades histórico-culturais do seu país e o mundo.

José Régio foi o professor, o poeta, o romancista, o dramaturgo, o ensaísta, o crítico, o memorialista, o diarista, o polemista, o desenhista, o coleccionador de antiguidades, o cidadão atento e empenhado... - componentes que, reunidas, dão o retrato de corpo inteiro do indivíduo e a verdadeira dimensão do Homem-Artista, "diverso e uno".

Esperamos que esta exposição e as palestras integradas no plano das Comemorações do Centro de Estudos Regianos contribuam para um maior interesse e aprofundamento da Obra desta personalidade cimeira das Letras Portuguesas.
                                                                                      
                                                                                                  
Isabel Cadete Novais
O Centro Virtual Camões agradece ao Centro de Estudos Regianos a autorização para publicação na Internet do presente catálogo.
Ficha Técnica

© Instituto Camões, 2001