António Júlio Duarte
Carmo da Rosa
Gérard Castello Lopes
João de Almeida Mora
José Manuel Rodrigues
Pedro Letria
Rui Fonseca
Valter Vinagre
Cianotipo em papel sobreposto com diazo em plástico (ozalide sépia) e aguarela 4,5 x 5,1 cm montado num cartão ph neutro 20,4 x 25,4 cm.
João de Almeida Mota

Educação
Desde 1997 Doutoramento em curso na Universidade de Aveiro, ramo de Design - imagens não comerciais nos espaços públicos.
1989-91 Mestrado de Belas-Artes, ramo de Estudos Visuais, no Visual Studies Workshop, State University of New York, EUA.
1983-88 Licenciatura em Pintura, Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa, Portugal.

Bolsas/Subsídios
1999 Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Lisboa.
1998 Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Lisboa.
1989 a 1991 Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
1989 a 1991 Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Lisboa.
1989 a 1991 Secretaria de Estado da Cultura, Lisboa.

Actividade profissional
Co-fundador do atelier de design «Primespaço» vocacionado para o projecto de imagens a ser integradas no contexto dos espaços construídos, Aveiro.
1995-1999 «Imagens para a Cidade», atelier de design para a elaboração de imagens a ser integradas no contexto dos espaços construídos, Aveiro.
1992-1994 Imagens para as Cavernas, atelier de artes visuais nos espaços públicos, Lisboa.

Áreas de interesse
Imagens integradas no contexto dos espaços construídos.

Publicações (seleccção)
1997 Artigo «The Horizontal of Times Square», Centro Nacional de Informação Geográfica, Lisboa.
1997 «Valere, Valores, Values», catálogo dos 11.º Encontros da Imagem, Braga.
1994 Texto e Design «Digestão e Narrativa», catálogo da exposição «Brincadeiras Elásticas», na Fundação Calouste Gulbenkian, Setembro, Lisboa.
1994 Texto e Design «Altar», catálogo da exposição na Galeria dos Escudeiros, Beja.
1994 Texto «Lenda(s)», no catálogo da exposição no Palácio Nacional de Sintra.

Publicações de outros autores sobre a sua obra (seleccção)
1998 Sena, António «História da Imagem Fotográfica em Portugal – 1839-1997», Porto Editora, Porto, 1998.
1994 Molder, Jorge Texto de abertura no catálogo «Brincadeiras Elásticas», Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
1991 Sena, António «Uma História da Fotografia – Portugal – 1839-1991, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, Lisboa.
1991 Catálogo, «Portugal 1890-1990, Photographie», Fondation Europalia Internacionel, Bélgica.
1989 – Catálogo, «Nível de Olho, fotografia em Portugal nos anos 80», Ether, Lisboa.

Exposições individuais
1999 «Imagens para habitar», galeria da biblioteca geral da Universidade de Aveiro, Fev/Março.
1997 «Valere, Valores, Values», 11.º Encontros da Imagem, Mosteiro de Tibães, Braga.
1994 «Brincadeiras Elásticas», Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Setembro.
1991 «Brincadeiras Elásticas – Elastic Playing», Visual Studies Workshop, Rochester, Nova Iorque, Dezembro.

Exposições colectivas (selecção)
1994 «Altar», com Judite dos Santos, Galeria Escudeiros, Beja.
1994 «13 Artistas Portugueses Contemporâneos», Palácio Nacional de Sintra.
1992 «Olhos por Olho - uma História da Fotografia em Portugal 1839-1992», Galeria Ether, Lisboa.
1991 «Europalia 91, Fotografia, Portugal 1890-1990», Bruxelas, Bélgica.
1989 «Nível de Olho – Fotografia em Portugal nos 80s», Galeria Ether e Secretaria de Estado da Cultura, Lisboa.
1988 «Biennale ?88, Giovani Artisti dell?Europa Mediterranea», fotografia, Bolonha, Itália.
1987 «Fotografia», Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa.
1986 «III Exposição de Artes Plásticas», fotografia, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

Colecções
1998 Ministério da Cultura, Centro Português de Fotografia, Porto.
1997 Encontros da Imagem, Braga
1993 Débora Leiria, (col. privada), Sintra.
1992 Judite dos Santos, (col. privada), Nova Iorque.
1991 Visual Studies Workshop – Research Center, Rochester, Nova Iorque.

© Instituto Camões, 2001