E saio. A noite pesa, esmaga. Nos
Passeios de lajedo arrastam-se as impuras.
Ó moles hospitais! Sai das embocaduras
Um sopro que arripia os ombros quase nus.
Cercam-me as lojas, tépidas. Eu penso
Ver círios laterais, ver filas de capelas,
Com santos e fiéis, andores, ramos, velas,
Em uma catedral de um comprimento imenso.
As burguesinhas do Catolicismo
Resvalam pelo chão minado pelos canos;
E lembram-me, ao chorar doente dos pianos,
As freiras que os jejuns matavam de histerismo.
Num cutileiro, de avental, ao torno,
Um forjador maneja um malho, rubramente;
E de uma padaria exala-se, inda quente,
Um cheiro salutar e honesto a pão no forno.
E eu que medito um livro que exacerbe,
Quisera que o real e a análise mo dessem;
Casas de confecções e modas resplandecem;
Pelas vitrines olha um ratoneiro imberbe.
Longas descidas! Não poder pintar
Com versos magistrais, salubres e sinceros,
A esguia difusão dos vossos reverberos,
E a vossa palidez romântica e lunar!
Que grande cobra, a lúbrica pessoa,
Que espartilhada escolhe uns xales com
debuxo!
Sua excelência atrai, magnética, entre luxo,
Que ao longo dos balcões de mogno se amontoa.
E aquela velha, de bandós! Por vezes,
A sua traîne imita um leque antigo, aberto,
Nas barras verticais, a duas tintas. Perto,
Escarvam, à vitória, os seus mecklemburgueses.
Desdobram-se tecidos estrangeiros;
Plantas ornamentais secam nos mostradores;
Flocos de pós-de-arroz pairam sufocadores,
E em nuvens de cetins requebram-se os caixeiros.
Mas tudo cansa! Apagam-se nas frentes
Os candelabros, como estrelas, pouco a pouco;
Da solidão regouga um cauteleiro rouco;
Tornam-se mausoléus as armações fulgentes.
«Dó da miséria!... Compaixão de mim!...»
E, nas esquinas, calvo, eterno, sem repouso,
Pede-me sempre esmola um homenzinho idoso,
Meu velho professor nas aulas de Latim!
Obra Completa de Cesário Verde, 4ª edição,
organizada, prefaciada e anotada por Joel Serrão, Lisboa, Livros Horizonte, 1983.
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O terceiro momento do itinerário intitula-se «Ao
gás». O caminhante
solitário sente-se esmagado pelos cenários nocturnos da miséria humana
que lhe provocam uma espécie de estado alucinado. Assim, as imagens da
cidade são associadas a outras imagens igualmente tristes e degradantes. A
partir de um jogo de contrastes, o narrador evidencia a hipocrisia de
certos comportamentos sociais e religiosos para mostrar que a burguesia
citadina é tão doente e miserável como as impuras que se arrastam
pelas ruas da cidade. A comparação ainda é mais evidente quando o
narrador realça o trabalho honesto daqueles que vivem a vida a trabalhar mas
que a cidade aprisiona. A última estrofe sintetiza a dor do poeta perante uma
realidade tão perversa. |
À DESCOBERTA
O Progresso Social em Portugal
no final do século XIX
Consulte o
seguinte endereço e descubra quais foram os principais
acontecimentos históricos e políticos durante a vida de Cesário Verde
(1855-1876)
http://ribatejo.com/hp/cronologia/crono_1851_1875.html
Cesário Verde
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