Os Romanos, partindo de Roma, foram conquistando terras a toda a volta do mar Mediterrâneo. Era um povo forte, muito desenvolvido e com um exército organizadíssimo. Os soldados romanos venciam com facilidade a maior parte das lutas em que se envolviam devido às armas que usavam, às tácticas de guerra que inventaram e à sua fantástica organização.
No ano 218 a. C. os exércitos romanos entraram na Península Ibérica pela zona que mais tarde viria a ser Espanha. Queriam derrotar os Cartagineses - povo de comerciantes do Norte de África que tinha fundado algumas cidades na Península e fazia trocas com as tribos locais.
Os exércitos romanos venceram os exércitos cartagineses, mas terminadas as guerras, em vez de se irem embora resolveram instalar-se e dominar todas as tribos da Península Ibérica. Algumas dessas tribos aceitaram o domínio romano sem revolta. Mas os Lusitanos reagiram muito mal e lutaram imenso contra os invasores porque queriam manter o seu estilo de vida e não estavam dispostos a obedecer a estrangeiros.