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A Nova Norma Ortográfica da Língua Portuguesa, 2011-2012, 2S

A Nova Norma Ortográfica da Língua Portuguesa, 2011-2012, 2S
A Nova Norma Ortográfica da Língua Portuguesa   Nº de Registo de Certificação: CCPFC/ACC-61298/09Modalidade: e-LearningECTS / Horas: 2 ECTS / 52 HorasSemestre / Ano Letivo: 2º Semestre - Ano Letivo 2011-2012Docente: Isabel Seara / Isabel FaléData de Início: 10/04/2012Candidaturas: até 01/04/2012Custo: 2 ECTS: 120€ (No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., o custo é de 100€, sendo o restante suportado pelo IC, I.P.) Este curso é realizado em colaboração com a Universidade Aberta.Sinopse: A concretização da aplicação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (doravante AOLP), ratificado em 2008 pela Assembleia da República, impõe um conjunto de ações de divulgação, formação e atualização de todos os professores, e não apenas dos professores de língua Portuguesa.Esta ação de formação e atualização visa uma abordagem pragmática das questões decorrentes da aplicação do AOLP, atendendo também a aspetos de enquadramento das modificações internas e externas ao próprio documento, no propósito de fornecer, com a relevância necessária, a explicação política, histórica e linguística que subjazem ao presente Acordo Ortográfico ratificado em 1991.Destinatários:Docentes do básico e secundário prioritariamente das seguintes áreas: - Português e Estudos Sociais/História - 200 - Português e Francês - 210 - Português e Inglês - 220 - Português - 300Objetivos: No final deste curso, o formando deverá ser capaz de: - compreender a importância contextual do conhecimento linguístico e filológico; - desenvolver competências linguísticas de modo a implementar com sucesso, no seu quotidiano profissional, o novo Acordo Ortográfico; - conhecer a perspetiva histórica dos acordos ortográficos no século XX; - refletir sobre a história recente do atual Acordo Ortográfico; - recensear os principais argumentos e contra-argumentos que constituíram o cerne da discussão pública; - reconhecer as modificações introduzidas pelo Acordo; - desenvolver competências linguísticas a partir de exercícios sobre novas grafias; - refletir sobre as consequências do Acordo nas políticas editoriais; - apreender as consequências do Acordo na literatura e na lexicografia; - atualizar conhecimentos no campo da ortografia, com vista ao desenvolvimento de competências no ensino da língua portuguesa.Conteúdos da Ação: Módulo 1 - Ortografia (12 horas)A questão da língua portuguesa: domínios de análise linguística 1. A ortografia: definição e importância do conhecimento filológico e linguístico na abordagem desta questão 2. Evolução da ortografia (fonética, etimológica, etc.) 3. Perspetiva histórica dos acordos ortográficos 4. História recente do Acordo Ortográfico Atual a) argumentos (fortalecimento do português como língua internacional, abertura do mercado editorial, criação de uma unidade mais forte entre os signatários do acordo, etc.) b) contra-argumentos (o prestígio da norma do português europeu, obsolescência súbita de livros, consequências nas pronúncias ao longo prazo, condição desleal de concorrência editorial, as ortografias facultativas, etc.) c) Leitura e análise de alguns dos manifestos e documentosMódulo 2 - Mudanças na Ortografia (18 horas) 1. O alfabeto e uso de maiúsculas e minúsculas 2. Consoantes não articuladas 3. Acentuação a) Supressão do acento gráfico b) Manutenção do acento c) Uso facultativo do acento 4. Hifenização a) Supressão do hífen b) Manutenção do hífen 5. Diferenças que o acordo mantém em vigor a) Dupla acentuação b) Dupla grafia 6. Alterações exclusivas da ortografia do português do Brasil a) Supressão do trema b) Supressão de acentuaçãoMódulo 3 - Consequências do Acordo (6 horas) 1. Consequências do Acordo a) Nas políticas editoriais b) Na literatura: criatividade versus norma c) Na lexicografia: abordagem nos dicionáriosMódulo 4 (16 horas)Aplicação da nova norma ortográfica na produção e na revisão de textos.Metodologia de Trabalho: Os formandos terão acesso a um módulo prévio de ambientação à plataforma de e-learning.A ação é lecionada no regime de Ensino a Distância online, em modo de comunicação assíncrono, na modalidade de e-learning. Os formandos acederão aos conteúdos através do acesso a uma sala virtual na plataforma de e-learning da Universidade Aberta, de acordo com o Modelo Pedagógico em vigor na Universidade Aberta.Os conteúdos a disponibilizar na sala virtual são de tipo teórico e prático. Nos fóruns de debate de cada módulo serão abordados complementarmente estas duas componentes do programa.Avaliação: Irá ser usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a nova redação dada ao nº 3 do artigo 13º do RJFCP, obtida pelo formando, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada: - EXCELENTE: de 9 a 10 valores - MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores - BOM: de 6,5 a 7,9 valores - REGULAR: de 5 a 6,4 valores - INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valoresAos formandos Aprovados com a classificação mínima de 5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos previsto para a ação de formação frequentada.  

Laboratório de Escrita Criativa - Nível Introdutório, 2011-2012, 2S

Laboratório de Escrita Criativa - Nível Introdutório, 2011-2012, 2S
203_12 Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) Coordenação: Luís Carmelo Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 25 horas, e é creditado com 2 créditos, relevando para a progressão em carreira de Professores do Grupo 300. I - Objetivos São objetivos deste Laboratório: - Aprofundar de modo muito pragmático as potencialidades oferecidas pela língua portuguesa, complementando assim o trabalho dos leitores que estão no terreno (e que serão os mediadores por excelência deste projeto). - Otimizar a expressão individual dos formandos, através da indagação experimental e da exploração dos materiais linguísticos, para melhorar as suas competências comunicacionais na língua portuguesa. - Proporcionar instrumentos teóricos e sobretudo práticos nas áreas da descrição, da narração e da poética. - Estimular os formandos no campo peculiar da expressão estética, aliando dados técnicos, empíricos e de natureza especificamente literária.). II - Público-alvo O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) destina-se a professores e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2). Podem também ser admitidos à frequência do curso licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, com curriculum considerado adequado para a frequência do curso, não sendo, nesse caso, atribuída a creditação para efeitos de formação contínua de professores. A seleção dos formandos é da responsabilidade do Instituto Camões não sendo suscetível de reapreciação.   III - Duração O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) terá a duração de 10 semanas, a começar no dia 28 de fevereiro de 2012, prevendo-se um total de 25 horas de trabalho direto e 25 horas de trabalho autónomo por parte dos formandos. No entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas eletrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail, navegação na Internet, etc.), para além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas.   IV - Organização de conteúdos O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) baseia-se em módulos semanais (um Bloco por semana) que contêm uma introdução teórica mínima, um conjunto de exemplos e ainda um leque de exercícios, de que será realizado um por semana. Os Módulos que enquadrarão o Laboratório de Escrita Criativa são os seguintes: Módulo 1 Espaço, descrição e quadro. Quadro, inventário e seleção. Exercícios. Módulo 2 Ponto de vista afetivo. Exercícios. Módulo 3 Descrição de personagens. Espaços íntimos e espaços de escala. Exercícios. Módulo 4 Descrição de paisagens e de ambientes. Exercícios. Módulo 5 Tempo, narração, mito e práticas discursivas. Instâncias narrativas, perspetiva, real e ficção. Técnicas de narração: apresentação, complicação e clímax. O plot. Módulo 6 Desenlaces: possibilidades e problemas. Exercícios. Módulo 7 O facto: quem, onde e quando, o quê e como. Exercícios. Módulo 8 Enredo, tema e drama. Exercícios. Módulo 9 O caso da metáfora e as práticas da autorreferencialidade. Exercícios. Módulo 10 Práticas poéticas ligadas à imagem e ao ritmo. Exercícios.   V - Número de formandos por turma O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco). VI - Avaliação A avaliação baseia-se na articulação entre a avaliação sumativa (balanço de capacidades através de prova) e a avaliação contínua (interiorização das competências suscitadas pelos conteúdos). A realização de um exercício particular – que terá lugar após o derradeiro Bloco do curso – servirá para aferir o modo como as capacidades de aplicação de ferramentas ligadas à descrição, narração e poética se manifestam em cada formando. Este exercício contribui para definir, numa margem de 40%, a classificação final. A aferição contínua dos desempenhos baseia-se nas competências com que os formandos se confrontam ao longo do curso, contribuindo em 60% para a classificação final.   VII - Preço do curso A frequência do curso implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., este custo é suportado em 50% pelo IC, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso. De acordo com o regulamento da formação a distância, o Instituto Camões reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação. VIII - Processo de candidatura Os candidatos à frequência do Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 14 de fevereiro de 2012, impreterivelmente. IX - Coordenação Prof. Doutor Luís Carmelo, doutorado pela Universidade de Utreque e professor de Seminários de Escrita Criativa em Mestrados e Licenciaturas na Escola Superior de Design (IADE) e na Universidade Autónoma de Lisboa. * PL2 - Neste contexto, entende-se por PL2 qualquer caso em que o aluno não tem o Português como língua materna, bem como o caso em que, sendo esta a língua dos pais, o aluno não tem proficiência correspondente à de falantes nativos com a mesma idade.

Tradução e Tecnologias de Informação Linguística, 2011-2012, 2S

Tradução e Tecnologias de Informação Linguística, 2011-2012, 2S
401_12 Tradução e Tecnologias de Informação Linguística Coordenação: Prof.ª Doutora Palmira MarrafaTutoras: Doutora Raquel Amaro e Doutora Sara Mendes I - Objetivos Desenvolvimento de competências com vista ao domínio de métodos e práticas de tradução com recurso a ferramentas linguísticas fiáveis e a tecnologias de gestão, aproveitamento e organização da informação, com particular destaque para as computacionais. II - Línguas-fonte Espanhol, Francês e Inglês (em paralelo). Os formandos poderão, se pretenderem, inscrever-se nestas três línguas. III - Conteúdos programáticos O curso organiza-se em torno de quatro módulos, que incluem os seguintes tópicos: Módulo 1 (2 semanas) Tradução, tradução assistida por computador (TAC) e tradução automática (TA): • fiabilidade; • harmonização; • eficiência. Módulo 2 (4 semanas) Tradução e informação • dicionários e enciclopédias online; • glossários bilingues e multilingues online; • corpora paralelos; • bases de dados terminológicas; • redes léxico-conceptuais (generalistas: WordNet, TemaNet; de especialidade: LexTec). Módulo 3 (3 semanas) Ferramentas para tradução assistida por computador • sistemas de tradução automática; • sistemas de memórias de tradução; • sistemas de gestão terminológica; • sistemas de localização. Módulo 4 (9 semanas) Utilização de ferramentas específicas para tradução assistida por computador (ex. Wordfast) • apresentação geral da ferramenta; • funcionalidades básicas; • criação de bases de dados terminológicas; • criação de memórias de tradução; • tradução e reaproveitamento de tradução; • alinhamento de originais e de traduções anteriores para extração semiautomática de memórias de tradução. IV - Público-alvo O curso destina-se a um público com dois perfis distintos: a) a licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, residentes no estrangeiro, que manifestem interesse em aprofundar conhecimentos no âmbito do estudo da Tradumática. b) a licenciandos e licenciados, residentes em Portugal, com curriculum vitae que, uma vez apreciado pelo Instituto Camões, este considere como adequado a seguir esta formação. A seleção dos formandos é da responsabilidade do Instituto Camões não sendo suscetível de reapreciação. V - Duração do curso O curso terá uma duração de dezoito semanas, a começar no dia 28 de fevereiro de 2012, prevendo-se um total de 168 (cento e sessenta e oito) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui atividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de elaboração de trabalhos e/ou testes. VI - Número de formandos por turma O número máximo de formandos por turma será de trinta e cinco. VII - Creditação e avaliação final No âmbito do processo de normalização de atribuição de créditos por parte de instituições europeias de ensino superior, conhecido por ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), serão atribuídos seis créditos (ECTS) aos formandos que frequentarem com sucesso este curso de formação a distância. A atribuição destes créditos pressupõe a seguinte carga horária: Leitura autónoma de materiais - 60 horas; Trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos (ver ponto 3, acima), bem como participação assíncrona em fóruns lançados para cada um dos referidos módulos - 80 horas; Participação em atividades de tutoria síncrona individual (chat) - 10 horas;   Participação em atividades de avaliação (trabalhos e/ou testes) -18 horas VIII - Processo de avaliação A avaliação dos formandos será feita com base em: a. Atividades desenvolvidas durante cada um dos módulos; b. Participação em chats e fóruns; c. Testes de avaliação relativos aos conhecimentos e/ou competências adquiridas em cada módulo (num total de quatro). Do diploma final constará não apenas a certificação de frequência como ainda a nota atribuída (A, B, C, D ou E), caso a avaliação final seja positiva. Haverá lugar a avaliação do curso por parte dos formandos e do formador. Para tal, serão concebidos um questionário para o formador e outro para os formandos, que serão preenchidos no final do curso. IX - Preço do curso A frequência do curso implica o pagamento de 320 EUR (trezentos e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., este custo é suportado em 50% pelo IC, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.   De acordo com o regulamento da formação a distância, o Instituto Camões reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação. X - Processo de candidatura Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 14 de fevereiro de 2012, impreterivelmente. XI – Notas biográficas Prof.ª Doutora Palmira Marrafa, docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Linguística da mesma universidade. Professora nas áreas de Linguística, Linguística Computacional e Engenharia da Tradução. Directora do Programa em Tradução e Interpretação (Mestrado e Doutoramento). Directora do minor em Processamento da Linguagem Natural da Licenciatura em Artes e Humanidades. Coordenadora do Grupo de Computação do Conhecimento Léxico-Gramatical.   Doutora Raquel Amaro e Doutora Sara Mendes, investigadoras do CLG - Grupo de Computação do Conhecimento Léxico-Gramatical, do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.

MIPL2.0: Materiais Interativos para Português L2 na web 2.0, 2011-2012, 2S

MIPL2.0: Materiais Interativos para Português L2 na web 2.0, 2011-2012, 2S
202_12 MIPL2.0: Materiais Interativos para Português L2 na web 2.0 Coordenação: Rui Vaz Tutoria :Adelina Moura Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 25 horas e é creditado com 2 créditos, relevando para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300. I - Objetivos (i) Equipar os participantes com competências pedagógicas e técnicas de desenvolvimento de materiais pedagógicos interativos, para ensino do Português L2*, destinados a publicação na Internet. (ii) Explorar um conjunto diversificado de ferramentas da web 2.0 e habilitar os participantes a utilizá-las em contexto educativo. (iii) Criar um espaço colaborativo onde se organizem, arquivem e disponibilizem as contribuições e trabalhos realizados, de modo a constituir-se um repositório de experiências e de produtos que, selecionados de acordo com critérios de qualidade, poderão vir também a ser incluídos na área «Aprender Português» do CVC.II - Público-alvo A oficina destina-se a professores dos ensinos básico e secundário, residentes em Portugal ou no estrangeiro, preferencialmente dos grupos 110, 200, 210, 220 e 300, e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2*). A decisão no que respeita à seleção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável.III - Duração A oficina terá a duração de 12 semanas, a começar no dia 28 de fevereiro de 2012, prevendo-se 25 horas de trabalho direto e 25 horas de trabalho autónomo por parte dos formandos, num total de 50 horas. IV - Organização e conteúdos A estrutura da oficina assenta na sequenciação de módulos, alternando-se actividades de reflexão e de prática, repartidas pelas diversas modalidades de participação (principalmente assíncrona), trabalho autónomo/trabalho colaborativo ou cooperativo. Assim:Módulo 0: Familiarização com o espaço virtual da oficina.Módulo 1: Web 2.0 e Tecnologias Móveis na Educação (Wordle, Wirenode e MobileStudy)Módulo 2: Construção/publicação em ambiente Web (Blogger, Wordpress, Podomatic, PBWorks, Google Sites e Zoho)Módulo 3: Criação de actividades interactivas na Web (Hotpotatoes, Webquest)Módulo 4: Construção de Mapas Conceptuais para representação do conhecimento (Mindomo, Cmaps Tool)Módulo 5: Exploração de ambientes imersivos em contextos educacionais (Second Life)Módulo 6: Avaliação da OficinaV - Número de formandos por turma O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).VI - Avaliação e certificação . Avaliação pelos formandos . Avaliação pelo formador . Avaliação externa A Classificação final é obtida através da aplicação da fórmula AC*40% + APTP*40% + RFRC*20%, sendo que AC – Avaliação contínua (assiduidade e participação), APTP – Avaliação do portfólio e dos trabalhos produzidos e RFRC – Relatórios dos formandos/reflexão crítica. Para os efeitos previstos no artigo 5°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300.VII - Preço do curso A frequência da oficina implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., este custo é suportado em 50% pelo IC, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta será enviado aos candidatos que forem selecionados.De acordo com o regulamento da formação a distância, o Instituto Camões reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.VIII - Processo de candidatura Os candidatos à frequência desta oficina de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 14 de fevereiro de 2012, impreterivelmente. Os dados fornecidos estão sujeitos a verificação por parte do Instituto Camões. IX - Coordenação e tutoria Rui Vaz é coordenador do Centro Virtual Camões, mestre em Ciências da Educação e doutorando da Universidade de Lisboa em Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Adelina Moura é doutora em Educação - Tecnologias Educativas pela Universidade do Minho e mestre em Educação - Supervisão Pedagogica do Ensino do Português. * PL2 - Neste contexto, entende-se por PL2 qualquer caso em que o aluno não tem o Português como língua materna, bem como o caso em que, sendo esta a língua dos pais, o aluno não tem proficiência correspondente à de falantes nativos com a mesma idade.

Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul, 2011-2012, 2S

Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul, 2011-2012, 2S
103_12 Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul Coordenação: Roberto Vecchi, Margarida Calafate Ribeiro, Ana Paula Tavares O Instituto Camões vai lançar a 6.ª edição do curso Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul em regime de formação a distância, com coordenação do Professor Doutor Roberto Vecchi, Professor Associado Confirmado de Literatura Portuguesa e Brasileira na Facoltà di Lingue e Letterature Straniere, Università degli Studi di Bologna, Professor e Director de projectos do Programa de Doutorado de Iberística com sede em Bolonha, e da Professora Doutora Margarida Calafate Ribeiro, Doutorada em Estudos Portugueses pelo King's College, Universidade de Londres, investigadora no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, docente nos programas de doutoramento do Centro de Estudos Sociais/ Faculdade de Economia e responsável pela cátedra IC/Eduardo Lourenço na Universidade de Bolonha. O curso será ministrado exclusivamente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões. I - Objetivos 1) Analisar as dinâmicas de viagem, colonização, império, resistência e libertação no espaço do Atlântico Sul e das culturas de língua portuguesa nele geradas, a partir dos trânsitos havidos. 2) Definir o espaço de trânsito como um espaço híbrido de gestação e de construção histórica, política e cultural.   3) Analisar os processos e os espaços de pós-colonialismo no Atlântico Sul de língua portuguesa. 4) Planificar domínios de pesquisa suscetíveis de seleção e tratamento individuais que se poderão desenvolver, em breve, também no âmbito do Curso Avançado de Estudos Pós-Coloniais atualmente em fase de construção. II - Conteúdos programáticos Módulo 1 Fundação do espaço atlântico - os textos do encontro e da fundação. Módulo 2 Consolidação do espaço atlântico - fluxos e refluxos humanos e culturais. Módulo 3 A desagregação do império luso-brasileiro e a reconfiguração do espaço atlântico. Módulo 4 Lusotropicalismo Módulo 5 Guerras Coloniais, Revolução e descolonização Módulo 6 Atlânticos do Sul de hoje: pós-colonialismos e lusofonia. III - Público-alvo O curso destina-se a um público com dois perfis distintos: a) a licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, residentes no estrangeiro, que manifestem interesse em aprofundar conhecimentos no âmbito do estudo da Literaturas Africanas em Língua Portuguesa. b) a licenciandos e licenciados, residentes em Portugal, com curriculum vitae que, uma vez apreciado pelo Instituto Camões, este considere como adequado a seguir esta formação. A seleção dos formandos é da responsabilidade do Instituto Camões não sendo suscetível de reapreciação. IV - Duração do curso O curso terá uma duração de cinco meses, a começar no dia 28 de fevereiro de 2012, prevendo-se um total de 168 (cento e sessenta e oito) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui atividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de elaboração de trabalhos e/ou testes. V - Número de formandos por turma O número de formandos por turma será de vinte. Poderão ainda ser admitidos diretamente à turma até 5 alunos da Universidade de Bolonha. VI - Creditação e avaliação final No âmbito do processo de normalização de atribuição de créditos por parte de instituições europeias de ensino superior, conhecido por ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), serão atribuídos 6 (seis) créditos (ECTS) aos formandos que frequentarem com sucesso este curso de formação a distância. A atribuição destes créditos pressupõe a seguinte carga horária: Leitura autónoma de materiais - 60 horas; Trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos (ver ponto 3, acima), bem como participação assíncrona em fóruns lançados para cada um dos referidos módulos - 80 horas; Participação em atividades de tutoria síncrona individual (chat) - 10 horas; Participação em atividades de avaliação (trabalhos e/ou testes) -18 horas. VII - Processo de avaliação A avaliação dos formandos será feita com base em: a. Trabalhos ou testes para cada um dos módulos (num total de cinco); b. Participação em chats e fóruns; c. Um trabalho final, que implicará o aquisição de conhecimentos e/ou competências relativos a todos os módulos. Do diploma final constará não apenas a certificação de frequência como ainda a nota atribuída (escala de A a FX). Haverá lugar a avaliação do curso por parte dos formandos e do formador. Para tal, serão concebidos um questionário para o formador e outro para os formandos, que serão preenchidos no final do curso. VIII - Preço do curso A frequência do curso implica o pagamento de 320 EUR (trezentos e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., este custo é suportado em 50% pelo IC, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.De acordo com o regulamento da formação a distância, o Instituto Camões reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação. IX - Processo de candidatura Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 14 de fevereiro, impreterivelmente. De acordo com o regulamento da formação a distância do Instituto Camões, O IC, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação. X - Notas biográficas Professor Doutor Roberto Vecchi, Professor Associado Confirmado de Literatura Portuguesa e Brasileira na Facoltà di Lingue e Letterature Straniere, Università degli Studi di Bologna, Professor e Diretor de projetos do Programa de Doutorado de Iberística com sede em Bolonha.Professora Doutora Margarida Calafate Ribeiro, Doutorada em Estudos Portugueses pelo King's College, Universidade de Londres, investigadora no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, docente nos programas de doutoramento do Centro de Estudos Sociais/Faculdade de Economia e responsável pela cátedra IC/Eduardo Lourenço na Universidade de Bolonha. Ana Paula Tavares, é angolana, historiadora e poeta. É mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, doutora em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a tese História, Memória e Identidade: Estudo sobre as sociedades Lunda e Cokwe de Angola e tem trabalhado em variadíssimos projectos de investigaçao e educacionais. Tem várias publicaçoes nas suas áreas de especialiadade. É poeta, considerada uma das grandes vozes poética femininas de Angola, tendo já recebido vários prémios de grande prestígio.