202_12 MIPL2.0: Materiais Interativos para Português L2 na web 2.0 Coordenação: Rui Vaz Tutoria :Adelina Moura
Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 25 horas e é creditado com 2 créditos, relevando para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300. I - Objetivos (i) Equipar os participantes com competências pedagógicas e técnicas de desenvolvimento de materiais pedagógicos interativos, para ensino do Português L2*, destinados a publicação na Internet. (ii) Explorar um conjunto diversificado de ferramentas da web 2.0 e habilitar os participantes a utilizá-las em contexto educativo. (iii) Criar um espaço colaborativo onde se organizem, arquivem e disponibilizem as contribuições e trabalhos realizados, de modo a constituir-se um repositório de experiências e de produtos que, selecionados de acordo com critérios de qualidade, poderão vir também a ser incluídos na área «Aprender Português» do CVC.II - Público-alvo A oficina destina-se a professores dos ensinos básico e secundário, residentes em Portugal ou no estrangeiro, preferencialmente dos grupos 110, 200, 210, 220 e 300, e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2*). A decisão no que respeita à seleção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável.III - Duração A oficina terá a duração de 12 semanas, a começar no dia 28 de fevereiro de 2012, prevendo-se 25 horas de trabalho direto e 25 horas de trabalho autónomo por parte dos formandos, num total de 50 horas. IV - Organização e conteúdos A estrutura da oficina assenta na sequenciação de módulos, alternando-se actividades de reflexão e de prática, repartidas pelas diversas modalidades de participação (principalmente assíncrona), trabalho autónomo/trabalho colaborativo ou cooperativo. Assim:Módulo 0: Familiarização com o espaço virtual da oficina.Módulo 1: Web 2.0 e Tecnologias Móveis na Educação (Wordle, Wirenode e MobileStudy)Módulo 2: Construção/publicação em ambiente Web (Blogger, Wordpress, Podomatic, PBWorks, Google Sites e Zoho)Módulo 3: Criação de actividades interactivas na Web (Hotpotatoes, Webquest)Módulo 4: Construção de Mapas Conceptuais para representação do conhecimento (Mindomo, Cmaps Tool)Módulo 5: Exploração de ambientes imersivos em contextos educacionais (Second Life)Módulo 6: Avaliação da OficinaV - Número de formandos por turma O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).VI - Avaliação e certificação
. Avaliação pelos formandos . Avaliação pelo formador . Avaliação externa A Classificação final é obtida através da aplicação da fórmula AC*40% + APTP*40% + RFRC*20%, sendo que AC – Avaliação contínua (assiduidade e participação), APTP – Avaliação do portfólio e dos trabalhos produzidos e RFRC – Relatórios dos formandos/reflexão crítica. Para os efeitos previstos no artigo 5°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300.VII - Preço do curso A frequência da oficina implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., este custo é suportado em 50% pelo IC, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta será enviado aos candidatos que forem selecionados.De acordo com o regulamento da formação a distância, o Instituto Camões reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.VIII - Processo de candidatura Os candidatos à frequência desta oficina de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 14 de fevereiro de 2012, impreterivelmente. Os dados fornecidos estão sujeitos a verificação por parte do Instituto Camões.
IX - Coordenação e tutoria
Rui Vaz é coordenador do Centro Virtual Camões, mestre em Ciências da Educação e doutorando da Universidade de Lisboa em Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Adelina Moura é doutora em Educação - Tecnologias Educativas pela Universidade do Minho e mestre em Educação - Supervisão Pedagogica do Ensino do Português.
* PL2 - Neste contexto, entende-se por PL2 qualquer caso em que o aluno não tem o Português como língua materna, bem como o caso em que, sendo esta a língua dos pais, o aluno não tem proficiência correspondente à de falantes nativos com a mesma idade.
103_12 Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul Coordenação: Roberto Vecchi, Margarida Calafate Ribeiro, Ana Paula Tavares
O Instituto Camões vai lançar a 6.ª edição do curso Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul em regime de formação a distância, com coordenação do Professor Doutor Roberto Vecchi, Professor Associado Confirmado de Literatura Portuguesa e Brasileira na Facoltà di Lingue e Letterature Straniere, Università degli Studi di Bologna, Professor e Director de projectos do Programa de Doutorado de Iberística com sede em Bolonha, e da Professora Doutora Margarida Calafate Ribeiro, Doutorada em Estudos Portugueses pelo King's College, Universidade de Londres, investigadora no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, docente nos programas de doutoramento do Centro de Estudos Sociais/ Faculdade de Economia e responsável pela cátedra IC/Eduardo Lourenço na Universidade de Bolonha. O curso será ministrado exclusivamente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões.
I - Objetivos
1) Analisar as dinâmicas de viagem, colonização, império, resistência e libertação no espaço do Atlântico Sul e das culturas de língua portuguesa nele geradas, a partir dos trânsitos havidos. 2) Definir o espaço de trânsito como um espaço híbrido de gestação e de construção histórica, política e cultural.
3) Analisar os processos e os espaços de pós-colonialismo no Atlântico Sul de língua portuguesa. 4) Planificar domínios de pesquisa suscetíveis de seleção e tratamento individuais que se poderão desenvolver, em breve, também no âmbito do Curso Avançado de Estudos Pós-Coloniais atualmente em fase de construção.
II - Conteúdos programáticos Módulo 1 Fundação do espaço atlântico - os textos do encontro e da fundação. Módulo 2 Consolidação do espaço atlântico - fluxos e refluxos humanos e culturais. Módulo 3 A desagregação do império luso-brasileiro e a reconfiguração do espaço atlântico. Módulo 4 Lusotropicalismo Módulo 5 Guerras Coloniais, Revolução e descolonização Módulo 6 Atlânticos do Sul de hoje: pós-colonialismos e lusofonia. III - Público-alvo
O curso destina-se a um público com dois perfis distintos: a) a licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, residentes no estrangeiro, que manifestem interesse em aprofundar conhecimentos no âmbito do estudo da Literaturas Africanas em Língua Portuguesa. b) a licenciandos e licenciados, residentes em Portugal, com curriculum vitae que, uma vez apreciado pelo Instituto Camões, este considere como adequado a seguir esta formação. A seleção dos formandos é da responsabilidade do Instituto Camões não sendo suscetível de reapreciação.
IV - Duração do curso
O curso terá uma duração de cinco meses, a começar no dia 28 de fevereiro de 2012, prevendo-se um total de 168 (cento e sessenta e oito) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui atividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de elaboração de trabalhos e/ou testes.
V - Número de formandos por turma
O número de formandos por turma será de vinte. Poderão ainda ser admitidos diretamente à turma até 5 alunos da Universidade de Bolonha.
VI - Creditação e avaliação final
No âmbito do processo de normalização de atribuição de créditos por parte de instituições europeias de ensino superior, conhecido por ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), serão atribuídos 6 (seis) créditos (ECTS) aos formandos que frequentarem com sucesso este curso de formação a distância. A atribuição destes créditos pressupõe a seguinte carga horária: Leitura autónoma de materiais - 60 horas; Trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos (ver ponto 3, acima), bem como participação assíncrona em fóruns lançados para cada um dos referidos módulos - 80 horas; Participação em atividades de tutoria síncrona individual (chat) - 10 horas; Participação em atividades de avaliação (trabalhos e/ou testes) -18 horas.
VII - Processo de avaliação
A avaliação dos formandos será feita com base em: a. Trabalhos ou testes para cada um dos módulos (num total de cinco); b. Participação em chats e fóruns; c. Um trabalho final, que implicará o aquisição de conhecimentos e/ou competências relativos a todos os módulos. Do diploma final constará não apenas a certificação de frequência como ainda a nota atribuída (escala de A a FX). Haverá lugar a avaliação do curso por parte dos formandos e do formador. Para tal, serão concebidos um questionário para o formador e outro para os formandos, que serão preenchidos no final do curso.
VIII - Preço do curso
A frequência do curso implica o pagamento de 320 EUR (trezentos e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., este custo é suportado em 50% pelo IC, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.De acordo com o regulamento da formação a distância, o Instituto Camões reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.
IX - Processo de candidatura
Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 14 de fevereiro, impreterivelmente. De acordo com o regulamento da formação a distância do Instituto Camões, O IC, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.
X - Notas biográficas
Professor Doutor Roberto Vecchi, Professor Associado Confirmado de Literatura Portuguesa e Brasileira na Facoltà di Lingue e Letterature Straniere, Università degli Studi di Bologna, Professor e Diretor de projetos do Programa de Doutorado de Iberística com sede em Bolonha.Professora Doutora Margarida Calafate Ribeiro, Doutorada em Estudos Portugueses pelo King's College, Universidade de Londres, investigadora no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, docente nos programas de doutoramento do Centro de Estudos Sociais/Faculdade de Economia e responsável pela cátedra IC/Eduardo Lourenço na Universidade de Bolonha.
Ana Paula Tavares, é angolana, historiadora e poeta. É mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, doutora em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a tese História, Memória e Identidade: Estudo sobre as sociedades Lunda e Cokwe de Angola e tem trabalhado em variadíssimos projectos de investigaçao e educacionais. Tem várias publicaçoes nas suas áreas de especialiadade. É poeta, considerada uma das grandes vozes poética femininas de Angola, tendo já recebido vários prémios de grande prestígio.