arquivo_2014_2015

Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna, 2S, 2014-2015

Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna, 2S, 2014-2015
* As candidaturas encerraram a 15 de fevereiro de 2015 *Universidade de Coimbra - Formação a distância em parceria com o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna 2014-2015 | 2.º Semestre Este curso realiza-se na plataforma de Formação a Distância da Universidade de Coimbra  15 de fevereiro de 2015  1,5  40  Curso não conferente de grau  Ensino a Distância  Português, Língua Não Materna, Ensino, Linguística  250€ Acreditação: Conselho Científico-Pedagógico para a Formação Contínua (CCPFC)   Apresentação: Os indicadores atualmente disponíveis sobre a posição relativa da língua portuguesa no mundo e sobre o seu peso na atividade económica internacional não deixam dúvidas sobre o potencial de crescimento do seu número de falantes, quer como língua materna, quer ainda, e decisivamente, como língua segunda e língua estrangeira. Saber português torna-se, pois, importante para um número crescente de cidadãos do mundo, por um número muito variado de razões. Nestas circunstâncias, o português, sendo já uma língua de várias cores, reúne condições para o ser mais ainda no futuro. Atender aos contextos em que os aprendentes do português se inserem e compreender os processos que estes mobilizam aquando da sua aquisição/aprendizagem serão, pois, objetivos a cumprir por parte de quem quer participar no seu ensino e na sua disseminação enquanto língua internacional.   Destinatários: O curso pretende corresponder às necessidades de formação básica de um grupo diversificado de profissionais (professores, educadores e outros) que atuam (ou pretendem vir a atuar)na área do ensino de Português como Língua Não Materna (Língua Segunda e Língua Estrangeira). Visa, nesse sentido, reunir formandos com experiências pessoais e profissionais distintas e mutuamente enriquecedoras nesta área. Dado, no entanto, o seu perfil propedêutico, o curso adequa-se, igualmente, a todos quantos, cumprindo as condições de acesso, manifestem interesse e curiosidade pelas temáticas a abordar.   Fatores de diferenciação O regime integralmente não presencial permite que a formação se torne acessível a um vasto leque de interessados, independentemente da sua atual localização geográfica e também do horário laboral. Tratando-se de um curso de curta duração com natureza propedêutica, a formação fornecerá bases úteis aos interessados em aprofundamentos posteriores das temáticas tratadas, quer em cursos de pós graduação conferentes de grau, quer noutros cursos de especialização nesta área.   Objetivos Objetivo 1 - Desenvolver uma visão adequada dos diversificados perfis sociolinguísticos, psicolinguísticos e linguísticos dos aprendentes do Português como Língua Não Materna (PLNM); Objetivo 2 - Compreender (i) os processos de aquisição e aprendizagem de línguas não maternas e (ii) os princípios fundamentais de ensino de línguas não maternas; Objetivo 3 - Caracterizar áreas linguísticas críticas dos aprendentes de PLNM.   Metodologia: O curso, em regime de e-learning, organiza-se em torno de quatro temas. Para cada tema estão previstas atividades que visam (i) clarificar conceitos básicos e (ii) ilustrar a respetiva aplicação a casos e contextos efetivos. O desenvolvimento dos temas assenta em atividades de leitura e/ou visionamento/audição de materiais de enquadramento a complementar com tarefas de natureza interativa (com a docente e inter-pares). Assim, a metodologia utilizada intersecta o método ativo e expositivo.   Conteúdos programáticos: 1. Língua materna vs. língua não materna (língua estrangeira e língua segunda). 2. Bilinguismo(s) e L2. Para uma definição dos perfis de aprendentes de Português L2. 3. Interlíngua(s) e fossilização; transferência das LM e mecanismos transversais às LM. Áreas linguísticas críticas dos aprendentes de PLNM. 4. O papel do ensino na aquisição/aprendizagem de uma L2. Aquisição implícita e/ou ensino explícito da gramática: contributos para a discussão.   Avaliação: De acordo com o processo de acreditação submetido ao CCPFC, e que aguarda aprovação: A avaliação é contínua e sumativa. Cada um dos quatro temas contempla atividades obrigatórias cujo peso na classificação final varia consoante o grau de esforço exigido aos formandos. Exige-se o mínimo de 5 valores (escala de 1 a 10) para a conclusão do curso com aproveitamento e a obtenção da respetiva certificação.   Equipa docente: Cristina MartinsCoordenadora Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é doutorada em Linguística Aplicada pela mesma universidade com a tese Línguas em contacto: “saber sobre” o que as distingue. Análise de competências metalinguísticas de crianças mirandesas em idade escolar (2004). Tem desenvolvido investigação nas áreas do bilinguismo e contacto de línguas, aquisição/aprendizagem de L2, desenvolvimento metalinguístico, processamento psicolinguístico e avaliação neuropsicológica. No âmbito da atividade docente, tem leccionado disciplinas de Língua Portuguesa, quer como língua materna, quer como L2, Aquisição e Aprendizagem de L2, Psicolinguística, Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, Fonética, Fonologia e Morfologia do Português. É diretora do 2º ciclo em Português como Língua Segunda e Língua Estrangeira (FLUC). Foi, entre 2007 e 2009, coordenadora científica do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA).   Condições de acesso: Condições gerais: Para frequentar este curso deverá:- Ser maior de 18 anos;- Reunir as condições técnicas necessárias para a frequência online do curso, nomeadamente um computador com acesso à internet;- Satisfazer os pré-requisitos do curso (ver abaixo). A todos os formandos que frequentem com aproveitamento qualquer um dos cursos será entregue um Diploma da Universidade de Coimbra. Pré-Requisitos: Os formandos deverão ter uma proficiência mínima na língua portuguesa de nível B2, em particular no que concerne à escrita (cf. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: http://europass.cedefop.europa.eu/pt/resources/european-language-levels-cefr [descritores globais do nível B2: p. 49; descritores relativos à escrita: p. 55, p. 96 e p. 98). Serão ainda considerados os seguintes elementos: avaliação do CV; carta de motivação. Condições especiais: Os membros da Comunidade da Universidade de Coimbra e os membros da Rede de Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra usufruem de condições especiais de acesso no que diz respeito ao custo do curso. Sobre o valor a pagar incidirá um desconto, não cumulativo, de: 10% para membros da Comunidade da Universidade de Coimbra (alunos com inscrição ativa na UC na data de início do curso; trabalhadores e docentes em exercício de funções à data de início do curso) 10% para membros da Rede UC + aderentes a cartão. No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro ou Agentes de Cooperação do Camões, I.P., I.P., o custo é de 200€, sendo o restante suportado pelo Camões, I.P. ◊ Conteúdos: Apresentação Destinatários Fatores de diferenciação Objetivos Metodologia Conteúdos programáticos Avaliação Equipa docente Condições de acesso  ◊ Formulário de candidatura

Didática do Português Língua de Herança, 2014-2015, 2S

Didática do Português Língua de Herança, 2014-2015, 2S
  • Conteúdos:I - ObjetivosII - Público-alvoIII - DuraçãoIV - Organização de conteúdosV - Número de formandos por turmaVI - Avaliação finalVII - Preço do cursoVIII - Processo de candidaturaIX - Coordenação   • Formulário de candidatura   • Outros cursos   • Regulamento de funcionamento da formação a distância 214_15 Didática do Português Língua de Herança I - Objetivos Esta ação visa contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas e investigativas que permitam ao professor: 1.compreender o conceito de Língua de Herança (LH), na sua diferenciação e articulação com outros conceitos, como Língua Materna, Língua Estrangeira e Língua Segunda;  2.compreender as implicações psicolinguísticas e didáticas que advêm do reconhecimento da especificidade do aluno e falante de Herança;  3.adquirir conhecimentos acerca da origem, circulação, papel e impacto das imagens no processo de ensino-aprendizagem do Português Língua de Herança;   4.intervir adequadamente no seu contexto educativo, com base no desenvolvimento de um projeto de Investigação-Ação (I&A) que, partindo do questionamento das práticas e de valores localmente identificados, conduzam à ação e à mudança. II - Público-alvo O curso de formação destina-se a Professores de Línguas e de Língua materna (Português), pertencentes aos grupos 200 (Português e Estudos Sociais), 210 (Português e Francês), 220 (Português e Inglês), 300 (Português), 320 (Francês), 330 (Inglês), 340 (Alemão), 350 (Espanhol).   III - Duração Este curso de formação terá a duração de 50 horas (25 horas de trabalho presencial conjunto e 25 horas de trabalho autónomo), distribuídas por 15 semanas.   IV - Organização de conteúdos A ação pretende articular formação em autonomia e colaborativa, de acordo com a seguinte distribuição: •trabalho de formação teórica individualizada e em autonomia (realização das leituras aconselhadas); •trabalho de formação teórica colaborativa: discussão mediatizada por computador (síncrona e assíncrona) acerca das leituras efetuadas; •realização de um projeto de Investigação‐Ação (desde a fase de conceção até à fase de análise dos dados recolhidos em sala de aula. Os conteúdos da ação são os seguintes:  1.Conceito de Competência Plurilingue e Intercultural; 2.Conceito de Língua de Herança, Língua Estrangeira, Língua Materna e Língua Segunda; 3.Interações e sinergias interlinguísticas no desenvolvimento da Competência Plurilingue e Intercultural; 4.Pressupostos de base psicossocial, linguística e didática da aula de Português LH; 5.Conceito de imagem, representação social, estereótipo e outros termos relacionados (crença, opinião, …); 6.Produtividade dos conceitos anteriormente elencados na investigação em Educação em Línguas, em geral, e no ensino do Português LH, em particular; 7.Discurso como veículo de imagens e representações de LH e culturas: foco nos discursos de ensino e de aprendizagem e nos discursos reguladores; 8.A sala de aula como espaço heterogéneo de rentabilização e transformação de imagens e representações, de conhecimentos linguístico-comunicativos e culturais prévios, de percursos pessoais de aprendizagem e de discursos políticos.   Calendarização das sessões presenciais •Arranque: 2h •Reflexão teórica: 10h •Como se faz um projeto de I&A: 2h •Implementação do projeto de I&A: 9h •Avaliação e balanço: 2h  V - Número de formandos por turma O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).   VI - Avaliação A avaliação será contínua e os termos de avaliação serão os seguintes: •10% - Assiduidade; •90% - Produção de trabalhos ou materiais/participação qualitativa nas sessões síncronas e assíncronas de discussão, de acordo com a seguinte distribuição:  •30%: portfólio, com diferentes entradas (fichas de trabalho, pesquisa, compilação de trabalhos relevantes, autoavaliação);  •20%: participação nas discussões on line. •40%: trabalho final (relatório com entrega atempada, correção formal, conteúdo, descrição e análise crítica do projeto de I&A implementado).   Os formandos serão classificados de 1 a 10, com a menção qualitativa de:  •1 a 4,9 valores – Insuficiente; •5 a 6,4 valores – Regular; •6,5 a 7,9 valores – Bom; •8 a 8,9 valores – Muito Bom; •9 a 10 valores – Excelente.    VII - Preço do curso A frequência do curso implica o pagamento de 120 EUR (cento e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P., este custo é suportado na totalidade por esta instituição, pelo que os referidos docentes não terão de efetuar qualquer pagamento.  O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso. De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.   VIII - Processo de candidatura Os candidatos à frequência do curso Didática do Português Língua de Herança deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao final do dia 11 de fevereiro de 2015, impreterivelmente. IX - Coordenação  Sílvia Melo-Pfeifer é licenciada em Ensino de Português e de Francês e Doutorada em Didática de Línguas, pela Universidade de Aveiro. Coordenou o Ensino Português na Alemanha entre 2010 e 2013, junto da Embaixada de Portugal em Berlim. É atualmente Professora de Didática de Línguas Românicas, na Universidade de Hamburgo (Alemanha).  

Tradução e Tecnologias de Informação Linguística, 2014-2015, 2S

Tradução e Tecnologias de Informação Linguística, 2014-2015, 2S
* As candidaturas encerraram a 11 de fevereiro de 2015 * Formação a distância - Camões, Instituto da Cooperação e da Língua 401_15 Tradução e Tecnologias de Informação Linguística 2014-2015 | 2.º Semestre  Coordenação: Prof.ª Doutora Palmira Marrafa (Universidade de Lisboa) Tutoria: Doutora Raquel Amaro e Doutora Sara Mendes (Universidade de Lisboa)   Objetivos: Desenvolvimento de competências com vista ao domínio de métodos e práticas de tradução com recurso a ferramentas linguísticas fiáveis e a tecnologias de gestão, aproveitamento e organização da informação, com particular destaque para as computacionais.   Línguas-fonte: Espanhol, Francês e Inglês (em paralelo). Os formandos poderão trabalhar com uma, duas ou todas as três línguas, tendo sempre o Português como língua alvo.   Conteúdos programáticos: O curso está organizado em módulos, que incluem os seguintes tópicos: Módulo 1 Tradução, tradução assistida por computador (TAC) e tradução automática (TA): • fiabilidade;• harmonização;• eficiência. Módulo 2 Tradução e informação • dicionários e enciclopédias online;• glossários bilingues e multilingues online;• corpora paralelos;• bases de dados terminológicas;• redes léxico-conceptuais (generalistas e de especialidade). Módulo 3 Ferramentas para Tradução Assistida por Computador (TAC) • sistemas de tradução automática;• sistemas de memórias de tradução;• sistemas de gestão terminológica;• sistemas de localização. Módulo 4 Utilização de ferramentas de TAC específicas: memórias de tradução • apresentação geral de uma ferramenta;• funcionalidades básicas;• criação e utilização de memórias de tradução Módulo 5 Utilização de ferramentas de TAC específicas: gestão terminológica • apresentação de um sistema de gestão terminológica;• funcionalidades básicas;• criação e utilização de glossários Módulo 6 Utilização de ferramentas de TAC específicas: alinhamento e outras funcionalidades avançadas • tradução e reaproveitamento de tradução;• alinhamento de originais e de traduções anteriores para extração semi-automática de memórias de tradução;• funcionalidades avançadas   Público-alvo: O curso destina-se a um público com dois perfis distintos: a) a licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, residentes no estrangeiro, que manifestem interesse em aprofundar conhecimentos no âmbito do estudo da Tradumática. b) a licenciandos e licenciados, residentes em Portugal, com curriculum vitae que, uma vez apreciado pelo Camões, I.P., este considere como adequado a seguir esta formação.  Outros requisitos: Os candidatos deverão ter conhecimentos básicos de informática, na ótica do utilizador, nos seguintes domínios: a) explorador de ficheiros: criar, renomear, copiar e apagar ficheiros e pastas; comprimir e descomprimir ficheiros; configurar propriedades de visualização de ficheiros e pastas; aceder a pastas do sistema; b) editores de texto: reconhecer diferentes tipos de ficheiros de texto (.txt, .rtf, .doc, .docx); trabalhar com o Microsoft Word (2004, 2007, 2010); configurar propriedades desta aplicação; c) outros: trabalhar com as funcionalidades básicas do Microsoft Excel. A seleção dos formandos é da responsabilidade do Camões, I.P. não sendo suscetível de reapreciação.   Duração do curso: O curso terá uma duração de dezoito semanas, a começar no dia 25 de fevereiro de 2015, prevendo-se um total de 168 (cento e sessenta e oito) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui atividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de elaboração de trabalhos e/ou testes.   Número de formandos por turma: O número máximo de formandos por turma será de trinta e cinco.   Creditação e avaliação final: No âmbito do processo de normalização de atribuição de créditos por parte de instituições europeias de ensino superior, conhecido por ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), serão atribuídos seis créditos (ECTS) aos formandos que frequentarem com sucesso este curso de formação a distância. A atribuição destes créditos pressupõe a seguinte carga horária: Leitura autónoma de materiais - 60 horas; Trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos (ver ponto 3, acima), bem como participação assíncrona em fóruns lançados para cada um dos referidos módulos - 80 horas; Participação em atividades de tutoria síncrona individual (chat) - 10 horas; Participação em atividades de avaliação (trabalhos e/ou testes) -18 horas.   Processo de avaliação: A avaliação dos formandos será feita com base em: a) Atividades desenvolvidas durante cada um dos módulos; b) Participação em chats e fóruns; c) Testes de avaliação relativos aos conhecimentos e/ou competências adquiridas em cada módulo (num total de quatro). Do diploma final constará não apenas a certificação de frequência como ainda a nota atribuída (A, B, C, D ou E), caso a avaliação final seja positiva. Haverá lugar a avaliação do curso por parte dos formandos e do formador. Para tal, serão concebidos um questionário para o formador e outro para os formandos, que serão preenchidos no final do curso.   Preço do curso: A frequência do curso implica o pagamento de 320 EUR (trezentos e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P., este custo é suportado em 50% por esta instituição, pelo que os docentes/agentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso. De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.   Processo de candidatura: Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 11 de fevereiro de 2015, impreterivelmente.   Notas biográficas: Prof.ª Doutora Palmira Marrafa, docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Linguística da mesma universidade. Professora nas áreas de Linguística, Linguística Computacional e Engenharia da Tradução. Directora do Programa em Tradução e Interpretação (Mestrado e Doutoramento). Directora do minor em Processamento da Linguagem Natural da Licenciatura em Artes e Humanidades. Coordenadora do Grupo de Computação do Conhecimento Léxico-Gramatical. Doutora Raquel Amaro e Doutora Sara Mendes, investigadoras do CLG - Grupo de Computação do Conhecimento Léxico-Gramatical, do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Conteúdos: Objetivos Línguas-fonte Conteúdos programáticos Público-alvo Duração do curso Número de formandos Creditação Avaliação Preço do curso Processo de candidatura Notas biográficas Outros cursos Regulamento de funcionamento da formação a distância Formulário de candidatura  

MIPL2.0: Materiais Interativos para Português L2 na web 2.0, 2014-2015, 2S

MIPL2.0: Materiais Interativos para Português L2 na web 2.0, 2014-2015, 2S
* As candidaturas encerraram a 11 de fevereiro de 2015 * 202_15 MIPL2.0: Materiais Interativos para Português L2 na web 2.0Coordenação: Rui VazTutoria: Adelina Moura Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Camões I.P., na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 25 horas e é creditado com 2 créditos, relevando para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300.I - Objetivos (i) Equipar os participantes com competências pedagógicas e técnicas de desenvolvimento de materiais pedagógicos interativos, para ensino do Português L2*, destinados a publicação na Internet.(ii) Explorar um conjunto diversificado de ferramentas da web 2.0 e habilitar os participantes a utilizá-las em contexto educativo.(iii) Criar um espaço colaborativo onde se organizem, arquivem e disponibilizem as contribuições e trabalhos realizados, de modo a constituir-se um repositório de experiências e de produtos que, selecionados de acordo com critérios de qualidade, poderão vir também a ser incluídos na área «Aprender Português» do Centro Virtual Camões.II - Público-alvo A oficina destina-se a professores dos ensinos básico e secundário, residentes em Portugal ou no estrangeiro, preferencialmente dos grupos 110, 200, 210, 220 e 300, e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2*). A decisão no que respeita à seleção dos formandos será feita pelo Camões, I.P. e é irrevogável.III - Duração A oficina terá a duração de 12 semanas, a começar no dia 25 de fevereiro de 2015, prevendo-se 25 horas de trabalho direto e 25 horas de trabalho autónomo por parte dos formandos, num total de 50 horas. IV - Organização e conteúdos A estrutura da oficina assenta na sequenciação de módulos, alternando-se actividades de reflexão e de prática, repartidas pelas diversas modalidades de participação (principalmente assíncrona), trabalho autónomo/trabalho colaborativo ou cooperativo. Assim:Módulo 0: Familiarização com o espaço virtual da oficina.Módulo 1: Web 2.0 e Tecnologias Móveis na Educação (Wordle, Wirenode e MobileStudy)Módulo 2: Construção/publicação em ambiente Web (Blogger, Wordpress, Podomatic, PBWorks, Google Sites e Zoho)Módulo 3: Criação de actividades interactivas na Web (Hotpotatoes, Webquest)Módulo 4: Construção de Mapas Conceptuais para representação do conhecimento (Mindomo, Cmaps Tool)Módulo 5: Exploração de ambientes imersivos em contextos educacionais (Second Life)Módulo 6: Avaliação da OficinaV - Número de formandos por turma O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).VI - Avaliação e certificação  . Avaliação pelos formandos. Avaliação pelo formador. Avaliação externaA Classificação final é obtida através da aplicação da fórmula AC*40% + APTP*40% + RFRC*20%, sendo que AC – Avaliação contínua (assiduidade e participação), APTP – Avaliação do portfólio e dos trabalhos produzidos e RFRC – Relatórios dos formandos/reflexão crítica.Para os efeitos previstos no artigo 5.°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do n.º 3 do artigo 14.° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300.VII - Preço do curso A frequência da oficina implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P., este custo é suportado em 50% por esta instituição, pelo que os docentes/agentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta será enviado aos candidatos que forem selecionados.De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.VIII - Processo de candidatura Os candidatos à frequência desta oficina de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 11 de fevereiro de 2015, impreterivelmente. Os dados fornecidos estão sujeitos a verificação por parte do Camões, I.P. IX - Coordenação e tutoria Rui Vaz é coordenador do Centro Virtual Camões, mestre em Ciências da Educação e doutorando da Universidade de Lisboa em Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Adelina Moura é doutora em Educação - Tecnologias Educativas pela Universidade do Minho e mestre em Educação - Supervisão Pedagogica do Ensino do Português. * PL2 - Neste contexto, entende-se por PL2 qualquer caso em que o aluno não tem o Português como língua materna, bem como o caso em que, sendo esta a língua dos pais, o aluno não tem proficiência correspondente à de falantes nativos com a mesma idade.   Conteúdos:I - ObjetivosII - Público-alvoIII - DuraçãoIV - Organização e conteúdosV - Número de formandos por turmaVI - Avaliação e certificaçãoVII - Preço do cursoVIII - Processo de candidaturaIX - Coordenação e tutoria   Outros cursos   Regulamento de funcionamento da formação a distância     Formulário de candidatura  

Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul, 2014-2015, 2S

Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul, 2014-2015, 2S
* As candidaturas encerraram a 11 de fevereiro de 2015 * 103_15 Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul Coordenação: Roberto Vecchi, Margarida Calafate Ribeiro  O Camões, I.P. vai lançar a 8.ª edição do curso Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul em regime de formação a distância, com coordenação do Professor Doutor Roberto Vecchi, Professor Associado Confirmado de Literatura Portuguesa e Brasileira na Facoltà di Lingue e Letterature Straniere, Università degli Studi di Bologna, Professor e Director de projectos do Programa de Doutorado de Iberística com sede em Bolonha, e da Professora Doutora Margarida Calafate Ribeiro, Doutorada em Estudos Portugueses pelo King's College, Universidade de Londres, investigadora no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, docente nos programas de doutoramento do Centro de Estudos Sociais/ Faculdade de Economia e responsável pela cátedra Camões, I.P./Eduardo Lourenço na Universidade de Bolonha.O curso será ministrado exclusivamente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Camões, I.P.. I - Objetivos 1) Analisar as dinâmicas de viagem, colonização, império, resistência e libertação no espaço do Atlântico Sul e das culturas de língua portuguesa nele geradas, a partir dos trânsitos havidos.2) Definir o espaço de trânsito como um espaço híbrido de gestação e de construção histórica, política e cultural. 3) Analisar os processos e os espaços de pós-colonialismo no Atlântico Sul de língua portuguesa.4) Planificar domínios de pesquisa suscetíveis de seleção e tratamento individuais que se poderão desenvolver, em breve, também no âmbito do Curso Avançado de Estudos Pós-Coloniais atualmente em fase de construção.  II - Conteúdos programáticosMódulo 1Fundação do espaço atlântico - os textos do encontro e da fundação.Módulo 2Consolidação do espaço atlântico - fluxos e refluxos humanos e culturais.Módulo 3A desagregação do império luso-brasileiro e a reconfiguração do espaço atlântico.Módulo 4LusotropicalismoMódulo 5Guerras Coloniais, Revolução e descolonizaçãoMódulo 6Atlânticos do Sul de hoje: pós-colonialismos e lusofonia.III - Público-alvo O curso destina-se a um público com dois perfis distintos:a) a licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, residentes no estrangeiro, que manifestem interesse em aprofundar conhecimentos no âmbito do estudo da Literaturas Africanas em Língua Portuguesa.b) a licenciandos e licenciados, residentes em Portugal, com curriculum vitae que, uma vez apreciado pelo Instituto Camões, este considere como adequado a seguir esta formação.A seleção dos formandos é da responsabilidade do Camões, I.P. não sendo suscetível de reapreciação. IV - Duração do curso O curso terá uma duração de cinco meses, a começar no dia 25 de fevereiro de 2015, prevendo-se um total de 168 (cento e sessenta e oito) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui atividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de elaboração de trabalhos e/ou testes. V - Número de formandos por turma O número de formandos por turma será de vinte. Poderão ainda ser admitidos diretamente à turma até 5 alunos da Universidade de Bolonha. VI - Creditação e avaliação final No âmbito do processo de normalização de atribuição de créditos por parte de instituições europeias de ensino superior, conhecido por ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), serão atribuídos 6 (seis) créditos (ECTS) aos formandos que frequentarem com sucesso este curso de formação a distância.A atribuição destes créditos pressupõe a seguinte carga horária:Leitura autónoma de materiais - 60 horas;Trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos (ver ponto 3, acima), bem como participação assíncrona em fóruns lançados para cada um dos referidos módulos - 80 horas;Participação em atividades de tutoria síncrona individual (chat) - 10 horas; Participação em atividades de avaliação (trabalhos e/ou testes) -18 horas. VII - Processo de avaliação A avaliação dos formandos será feita com base em:a. Trabalhos ou testes para cada um dos módulos (num total de cinco);b. Participação em chats e fóruns;c. Um trabalho final, que implicará o aquisição de conhecimentos e/ou competências relativos a todos os módulos.Do diploma final constará não apenas a certificação de frequência como ainda a nota atribuída (escala de A a FX).Haverá lugar a avaliação do curso por parte dos formandos e do formador. Para tal, serão concebidos um questionário para o formador e outro para os formandos, que serão preenchidos no final do curso.  VIII - Preço do curso A frequência do curso implica o pagamento de 320 EUR (trezentos e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do Camões, I.P., este custo é suportado em 50% pelo Camões, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso. IX - Processo de candidatura Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 11 de fevereiro de 2015, impreterivelmente. De acordo com o regulamento da formação a distância do Instituto Camões, O Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação. X - Notas biográficas Professor Doutor Roberto Vecchi, Professor Associado Confirmado de Literatura Portuguesa e Brasileira na Facoltà di Lingue e Letterature Straniere, Università degli Studi di Bologna, Professor e Diretor de projetos do Programa de Doutorado de Iberística com sede em Bolonha.Professora Doutora Margarida Calafate Ribeiro, Doutorada em Estudos Portugueses pelo King's College, Universidade de Londres, investigadora no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, docente nos programas de doutoramento do Centro de Estudos Sociais/Faculdade de Economia e responsável pela Cátedra Camões, I.P./Eduardo Lourenço na Universidade de Bolonha.   Conteúdos:I - ObjetivosII - Conteúdos programáticosIII - Público-alvoIV - DuraçãoV - Número de formandos por turmaVI - Creditação e avaliação finalVII - Processo de avaliaçãoVIII - Preço do cursoIX - Processo de candidaturaX - Notas biográficas   Outros cursos   Regulamento de funcionamento da formação a distância   Formulário de candidatura