José Tiago da Fonseca Oliveira (1928-1992)

José Tiago da Fonseca Oliveira nasceu em Lourenço Marques (actual Maputo), Moçambique, em 22 de Dezembro de 1928. Desde cedo se destacou pelo seu bom desempenho enquanto estudante, tendo ganho um concurso de contos para jovens organizado pela revista Itinerário, de Lourenço Marques, em 1945. Neste mesmo ano ganhou o prémio Müller para o melhor estudante do Liceu Oliveira Salazar, de Lourenço Marques, em virtude de ter completado o curso complementar com 19 valores. Ganhou então uma bolsa da Caixa Económica Postal para ir estudar para Portugal. Inicialmente desejou estudar engenharia naval, mas durante a viagem, numa escala no Lobito, Angola, adquiriu um livro sobre estatística, o que o terá ajudado a decidir-se  por essa área de estudo e investigação.

Em 1947 e 1948 fez o Curso de Economia Monetária, na Associação Comercial do Porto. Em 1949 concluiu a licenciatura em Matemática, na Universidade do Porto, com a média final de 18 valores. Em 1950 concluiu o Curso de Engenharia Geográfica, na mesma Universidade, com a média final de 17 valores.

Tiago de Oliveira, quando era estudante

No Porto encontrou um ambiente propício ao desenvolvimento dos estudos e da investigação matemática, num movimento dinamizado por Ruy Luís Gomes. Entretanto envolveu-se nas lutas políticas que marcaram o país e particularmente o Porto nos anos 40. Foi membro do M. U. D. Juvenil (Movimento de Unidade Democrática Juvenil), ficando desde logo conotado com a oposição ao regime, o que lhe viria a colocar alguns problemas no futuro. Tendo concorrido duas vezes para assistente da Faculdade de Ciências do Porto e ganhando o concurso, a sua contratação foi recusada, por motivos políticos.

Em 1951 foi para Lisboa, para trabalhar no Instituto de Biologia Marítima, como assistente de investigação. Integrou-se nas tertúlias da livraria Sá da Costa, onde conheceu António Sérgio (1883-1969). O Professor António Almeida Costa convidou-o para 2º assistente na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Entretanto começara a publicar trabalhos sobre Estatística teórica e aplicada e também sobre Álgebra.

Em 1963 seria Professor Extraordinário e em 1966 tornar-se-ia Professor Catedrático. Entretanto colaborava com as revistas O Tempo e o Modo e Seara Nova, com textos que, por diversas vezes, foram censurados. Começou a promover a ida de alunos seus a outros países com o apoio de bolsas. A sua acção foi decisiva para a autonomização da Secção e do Centro de Matemática Aplicada da Faculdade de Ciências. Na crise académica de 1962 esteve ao lado dos estudantes.

Nos anos 70 frequentava as tertúlias da Livraria Escolar Editora, dinamizada em grande parte pelo proprietário da editora, Dr. Lúcio dos Santos. Nesta época tornou-se pública uma polémica entre Tiago de Oliveira de um lado e António da Silveira (1904–1985) e Sebastião e Silva, pelo outro, a propósito do papel a desempenhar pela Universidade na investigação. Silveira e Sebastião e Silva defendiam a criação de um Instituto de Física e Matemática como alternativa à Universidade, enquanto Tiago de Oliveira defendia que a investigação devia ser desenvolvida no âmbito da Universidade. Foi membro, desde os anos 70, da loja maçónica Grande Oriente Lusitano/Maçonaria Portuguesa.

Em 1971-1972 teve um ano sabático e colaborou com o Ministro da Educação Veiga Simão na reforma do ensino. Vivia-se um período em que as expectativas de mudança política e de abertura do regime político eram grandes. Em 1972 realizou duas viagens, uma a Angola e outra a Israel, onde fez conferências, leccionou e publicou trabalhos. Em 1973 associou-se à criação, clandestina, do Partido Socialista. Com a revolução de 25 de Abril de 1974 e a instauração da democracia em Portugal empenhou-se em diversas actividades partidárias, sindicais e de gestão universitária. Foi membro fundador do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, tendo feito parte da Comissão Instaladora e presidido à Assembleia Geral em 1975/76. De 1976 a 1978 integrou o governo chefiado pelo Partido Socialista, ocupando o cargo de Secretário de Estado da Investigação Científica. A sua acção proporcionou a vinda a Portugal do matemático António Aniceto Monteiro, exilado desde 1945.

Nos anos 80 defendeu o ensino da Estatística nos liceus, o que se viria a concretizar. Entretanto, a Secção de Matemática Aplicada da Faculdade de Ciências viria a chamar-se Departamento de Estatística, Investigação Operacional e Computação. Tornou-se sócio da Academia das Ciências de Lisboa, sucedendo em 1985 a Vicente Gonçalves como académico efectivo. Em 1992 viria a ser o primeiro director do Instituto de Altos Estudos criado na Academia das Ciências. Em 1983/1984 criou um mestrado e desenvolveu interesse por novas aplicações da Matemática, nomeadamente Demografia e Seguros. Em 1986 passou um semestre sabático na Califórnia, em Santa Bárbara. Quando regressou teve o primeiro acidente cardíaco. Desde a viragem para os anos 80, publicou estudos de História da Matemática em Portugal.

Em 1988 deixou a Faculdade de Ciências e passou a integrar a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, como Professor Catedrático, onde fundou um Laboratório de Estatística e Matemática Actuarial. Em 1990 veio a sofrer um novo acidente cardíaco e em 23 de Junho de 1992 viria a morrer subitamente, também devido a problemas cardíacos.

Actividade Científica

O primeiro artigo científico de Tiago de Oliveira foi publicado nos Anais da Faculdade de Ciências do Porto, e intitulava-se “Sobre o Problema da Estimação Estatística”. A partir daqui empreendeu uma actividade intensa de investigação, ensino e publicação, que o tornou uma figura incontornável na ciência portuguesa do século XX. Embora se tenha iniciado na Álgebra, viria a ser na Estatística que ocuparia um lugar de destaque, sendo hoje uma referência nacional e internacional na área da Estatística e das Probabilidades. Desenvolveu também trabalhos na área da História da Matemática em Portugal.

Frontispício da obra de Tiago de Oliveira, Statistical Analysis of Extremes

Embora tenha dedicado a maior parte da sua atenção a várias áreas da Estatística, foi na Estatística Não-Paramétrica e na Inferência Estatística que desenvolveu muitos dos seus trabalhos. No entanto, seria na Estatística e processos estocásticos de extremos, que viria a criar escola, tendo sido um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento internacional dessa área de estudo.

A sua primeira ocupação profissional, em 1951, após a sua formação universitária, concretizou-se no Instituto de Biologia Marinha, onde trabalhou como assistente de investigação de Biometria e Bioestatística. Entretanto realizou os estudos de preparação pedagógica, tirando o Curso de Ciências Pedagógicas e entrou como 2º assistente na Faculdade de Ciências de Lisboa. Foi 2º assistente entre 1953 e 1957. Em 1956 candidatou-se a doutoramento com a tese Residuais de Sistemas e Radicais de Anéis, um trabalho na área da Álgebra. Enquanto assistente, regeu cursos de Geometria Descritiva, Física Matemática, Álgebra Superior, Probabilidades, Erros e Estatística, Geometria Superior e Desenho de Máquinas. Em 1957 defendeu a sua tese de doutoramento, orientado pelo Prof. António Almeida e Costa. Passou então a 1º assistente, posição que ocupou até 1965.

Leccionou na Faculdade de Letras de Lisboa entre 1958 e 1962 a disciplina de lógica, no curso de Filosofia. Em 1959 foi professor convidado na Universidade da Baía, Brasil, leccionando cursos de Álgebra e Introdução Matemática à Relatividade. No ano lectivo de 1959/60 desenvolveu na Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais um curso de Introdução à Bioestatística. Em 1960 passou um trimestre como Senior Research Associate no Department of Industrial Enginering, na Columbia University, em Nova Iorque. Em 1963 apresentou como tese de Agregação o trabalho Estatística de Densidades, Resultados Assintóticos. Entretanto regeu o curso de Cálculo Numérico, Mecânico e Gráfico, Álgebra Superior e Geometria Superior. Orientou o Seminário de Estatística e Aplicações no Centro de Matemática Aplicada ao estudo da Energia Nuclear. Em finais de 1964 iniciou provas para o lugar de Professor Extraordinário de Matemática Aplicada, provas que concluiu em Janeiro de 1965. Neste ano passou à situação de Professor Agregado.

No ano lectivo de 1966/1967 leccionou Probabilidades, Erros e Estatística, Elementos de Probabilidades e Estatística e Física Matemática. Concorreu para Professor Catedrático de Estatística Matemática da Faculdade de Ciências, posição que passou a ocupar em 1967. Em 1969 ganhou o prémio Artur Malheiros para Ciências Matemáticas, atribuído pela Academia das Ciências de Lisboa. Tornou-se Director do Centro de Matemática Aplicada, cargo que desempenhou entre 1969 e 1975. Leccionou no ano 1969/1970 as disciplinas de Estatística Matemática, Dinâmica Aleatória de Populações, Elementos de Probabilidades e Estatística e Valores Extremos. No ano 1970/71 passou a representar a Faculdade de Ciências no Senado da Universidade de Lisboa. Neste mesmo ano leccionou várias cadeiras e o Seminário de Estatística I e II.

Em 1971 teve um ano sabático, tendo colaborado no processo de reforma do ensino promovido pelo Ministro da Educação Veiga Simão. Neste ano de 1971/72 deslocou-se a Angola, onde fez conferências e leccionou, e a Israel, onde ensinou e publicou alguns trabalhos de investigação. Em 1973 foi professor visitante na Universidade de Luanda. Em 1973/74 regeu, entre outras disciplinas, História do Pensamento Matemático e Probabilidades e Estatística. Em 1976 foi eleito membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, posição que manteve até 1985, quando se tornou sócio efectivo. Entre 1976 e 1979 foi presidente do Instituto dos Actuários Portugueses. Entre 1978 e 1981 foi presidente do Grupo de Matemática Aplicada da Faculdade de Ciências de Lisboa. Em 1979/1980 foi presidente do Conselho Científico da Faculdade de Ciências de Lisboa.

Em 1982 foi professor convidado em Angola e na Universidade da Carolina do Norte, nos E. U. A. No ano de 1981/82 leccionou, na Faculdade de Ciências, Teoria dos Valores Extremos. Em 1984 recebeu o prémio da Fundação Calouste Gulbenkian para Ciência e Tecnologia, Ciências Lógico-Dedutivas, pelo conjunto da sua obra. No ano seguinte leccionou o Curso sobre Estatística para as Ciências Actuariais, na Universidade Católica Portuguesa. Em 1986 passou um semestre sabático na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, tendo realizado diversas conferências em diferentes universidades dos E. U. A. e noutros países, como a Inglaterra, França e Bélgica.

Enquanto professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a partir de 1988/89, leccionou cadeiras como Estatística Aplicada, História e Fundamentos da Matemática, Probabilidades e Estatística, Seminário de Investigação Operacional, Matemáticas Actuariais III, Estatística Matemática, Processos Estocásticos I e II, e dirigiu diversos seminários e estágios. Ao longo dos anos orientou e arguiu diversas teses de doutoramento.

Do conjunto da sua actividade, de que temos tentado dar uma imagem aproximada, mas infelizmente sempre incompleta, destacaríamos, a par de diversos cargos de responsabilidade pedagógica, científica e administrativa, o seu empenhamento constante em criar estruturas para a realização e divulgação de trabalhos de investigação científica nas áreas em que trabalhava. Assim, contribuiu decisivamente para a autonomização da área da Matemática Aplicada, e da Estatística e Investigação Operacional. Teve um papel determinante na criação do Departamento de Estatística, Investigação Operacional e Computação e do Centro de Estatística e Aplicações. Foi também grande impulsionador da Sociedade Portuguesa de Estatística e Investigação Operacional. Tal como afirma João A. Branco, num texto de homenagem, formou uma verdadeira “Escola de Estatística de Extremos” em Lisboa. Da extensa lista de publicações contam-se 9 livros e mais de 150 trabalhos. Contribuiu também para a promoção de bolsas de investigação e para a formação e especialização de muitos bolseiros.

Participou em inúmeros congressos e foi membro de várias sociedades científicas, nacionais e estrangeiras, tendo sempre mantido uma intensa actividade de investigação e publicação, como é bem visível na extensa lista de publicações que a seguir se apresenta. Não sendo possível apresentar aqui todos os passos de uma extensa actividade científica, aconselham-se os interessados a consultar as obras indicadas na bibliografia, onde encontrarão informações mais pormenorizadas e completas. Pela informação aqui exposta é bem notória, no entanto, a dimensão e relevância do trabalho de José Tiago de Oliveira, que desapareceu subitamente, interrompendo diversos projectos que pretendia ainda desenvolver.

Publicações

A lista de publicações de Tiago de Oliveira é apresentada em anexo. Aos interessados em conhecer com maior pormenor os trabalhos elaborados por Tiago de Oliveira aconselha-se a consulta do livro publicado por José Carlos Tiago de Oliveira, J. Tiago de Oliveira, O Homem e a Obra, referenciado na bibliografia.

Fernando Reis

Bibliografia

Boletim Informativo da Sociedade Portuguesa de Estatística, Número Especial de Homenagem ao Professor José Tiago de Oliveira, 22 de Dezembro de 1998.
OLIVEIRA; José Carlos Tiago de, J. Tiago de Oliveira, O Homem e a Obra, Lisboa, Colibri, 1993.

Anexo Publicações

“Sobre o Problema da Estimação Estatística”; Anais da Faculdade de Ciências do Porto, XXXV, 1951, 229-240.
“A Distribution-Free Test for Ramdomness in Ordered Sequences”, Revista de Economia, V, 1952, 13-14.
“Sur le Calcul des Moments de la Reciproque d’une Variable Aléatoire Positive de Bernloulli et de Poisson", Anais da Faculdade de Ciências do Porto, XXXVI, 1952, 165-168.
“A Note on a Special Case of Inverse Binomial Sampling”, Revista da Faculdade de Ciências de Lisboa, 2, A, II, 1952, 111-114.
“Tests for Equality of Proportions in a Multinomial Population”, Revista da Faculdade de Ciências de Lisboa, 2, A, II, 1952, 197-200.
“Distribution-Free Methods for the Statistical Analysis in Geophysics”, Publ. Sindicato Nacional de Engenharia Geográfica, 1ª série, #3, 1952, 8 p.
“Relação entre o Comprimento da Escama e do Peixe na Sardinha (Sardina Pilchardus, Walb)”, Notas e Estudos do Instituto de Biologia Marítima, nº 6, 1953, 6 p.
“Distribuições Compósitas; sua Aplicação à Ecologia”, Ciência, 9/10, 1954, 81-87.
"Composite Distributions and Applications to Some Ecological Problems", Revista da Faculdade de Ciências de Lisboa (2) A, III, 1954, 171-175.
"Distribution-Free Tests of Goodness of Fitting for Distribution Functions", Revista da Faculdade de Ciências de Lisboa (2) A, V, 1955, 113-118.
"Normal Basis and Semi-Simple Modules",
Revista da Faculdade de Ciências de Lisboa (2) A, IV, 1955, 263-272.
"Corrections to a Solution Concerning Hydrologic Frequency Analysis", Trans. Amer. Geophys. Union, 36, 1955, 489-490.
"Residuais de Sistemas e Radicais de Anéis", Revista da Faculdade de Ciências de Lisboa (2) A, V, 1956, 177-245.
"Démonstration Élementaire d'Existence de Modules et Anneaux de Caractéristiques et Cardinalités Quelconques", Revista da Faculdade de Ciências de Lisboa (2) A, VI, 1956, 361-383.
"A Teoria dos Módulos e a Construção do Espaço Linear", Ciência (n.s.), #3, 1956, 25-34.
"Anéis (Q, D) e Variedades Associadas", Publ. XXIII Congr. Luso-Espanhol para o Progresso das Ciências, Coimbra, II, 1957, 39-40.

"Métodos de Construção e de Ampliação de Quasi-Anéis", Publ. XXIII Congr. Luso-Espanhol para o Progresso das Ciências, Coimbra, II, 1957, 41-43.
"Evolution of the Average Weight of Pilchard (Sardina Pilchardus, Walb) of the Portuguese Coast in the Years 1952-1956" (com J. S. Pinto), Revista da Faculdade de Ciências de Lisboa (2) C, VI, 1957, 5-14.
"Estimators and Tests for Continuous Populations with Location and Dispersion Parameters", Rev. Faculdade de Ciências de Lisboa (2) A, VI, 1957, 121-146.
"O Ensaio do Qui-Quadrado e os Ensaios de Concordância", Gazeta de Matemática, #68-69, 1957, 6-9.
Fundamentos Matemáticos e Físicos da Mecânica Quântica (Com A. Almeida Costa, F. V. Veiga de Oliveira, A. Coimbra de Matos), Lisboa, 1957.
Exercícios de Algebra Linear e de Geometria Linear, Lisboa, Livraria Escolar Editora, 1958.
"Extremal Distributions", Revista da Faculdade de Ciências de Lisboa (2) A, vol. VII, 1959, 219-228.
"Distribuições de Extremos", Estudos de Matemática, Estatística Econometria, II, 1959, 139-159.
"Estimação Assintótica de Parâmetros Quasi-Lineares", Estudos de Matemática, Estatística Econometria, II,1959, 109-118.
"Identities in Quasi-Groups", Revista da Faculdade de Ciências de Lisboa (2) A, VII, 1959, 359-370.
"Estimation Invariante des Paramètres de Localisation et Dispersion", Estudos de Matemática, Estatística Econometria, IV, 1959, 15-56.
"Quasi-Linear Estimators” Revista da Faculdade de Ciências de Lisboa (2) A, VII, 1959, 275-282.
"Modular Systems", Revista da Faculdade de Ciências de Lisboa, (2) A, VIII, 1960, 155-168.
"Invariant Estimators for Location and Dispersion Parameters", Revista da Faculdade de Ciências de Lisboa (2) A, VIII, 1960, 41-72.
"Cartas de Controle Extremais para Populações Contínuas", Bol. Sociedade de Estudos Moçambique, XXX, n.º126, 1961, 4p.
"Les Representation des Distribuitions Extrémales Bivariées", Bull. Intern. Statist. Inst., XXXIV (2), 1961, 477-480.
"A Investigação Científica em Portugal - Os Cientista Acusam", Jornal de Letras e Artes, #1, Novembro, 16, 1961.
“Nota Sobre Quasi-Grupos”, Publ. XXVI Congr. Luso-Espanhol Para o Progresso das Ciências, Porto, 1962, 3p.
“Decision Results for Location and Dispersion Parameters”, Revista da Faculdade de Ciências de Lisboa, 2, A, VIII, 1962, 257-276.
“The Asymptotic Independence of the Sample Mean and Extremes” Revista da Faculdade de Ciências de Lisboa, 2, A, VIII, 1962, 299-310.
“Les Distributions Bivariées de Marges Données et l’Estimation de ses Paramètres", Revista da Faculdade de Ciências de Lisboa, 2, A, VIII, 1962, 239-247.
“Estatística de Extremos e Aplicações”, XXVI Congresso Luso-Espanhol para o Progresso das Ciências, II, Porto, 1962, 69-74.
“Estatística de Densidades; Resultados Assintóticos”, Revista da Faculdade de Ciências de Lisboa, 2, A, IX, 1963, 11-206.
“Structure Theory of Bivariate Extremes; Extensions”, Estudos de Matemática, Estatística e Econometria, VII, Lisboa, 1963, 165-195.
“Decision Results for the Parameters of the Extreme Value (Gumbel) Distribution on the Mean and the Standard Deviation”, Trabaj. Estadist. Inv. Operat., XIV, 1963, 61-81.
“A Universidade e a Investigação Científica”, Ciência (n.s.), #1, 1963, 53-60.
“Bertrand Russell, um Humanismo Vigilante”, [proibido pela censura, in O Tempo e o Modo em 1963], Diario de Lisboa, 6 de Fev. 1970.
“Estabilidade Tecnológica e Escravos Condicionados”, O Tempo e o Modo, #9, Out. 1963, 5-9.
“Imagens da Evolução Recente dos E. U. A.”, O Tempo e o Modo, #10, Nov. 1963, 5-8.
“The Checking of Assumptions in Statistical Inference. I – Preliminary Results”, Revista da Faculdade de Ciências de Lisboa, 2, A, X, 1964, 47-73.
“L’Independence dans les Distribuitions Extrémales Bivariées", Publ. Inst. Statisc. Univ. Paris, XIII, 1964, 137-141.
“Alguns Aspectos de uma Política da Ciência”, Seara Nova, #1423, Maio 1964, 132-133 e 158.
“Statistical Decision For Bivariate Extremes”, Portugaliae Mathematica, 24, 1965, 145-154.
“Optimality of Grade Correlation”, Anais da Faculdade de Ciências do Porto, XLVIII, 1965, 39-48.
“Some Elementary Tests for Mistures of Discrete Distributions”, in Patil, G. P. ed., Classical and Contagious Discrete Distributions, Calcutá, Calcutta Publishing Society, 1965, 379-384.
“Exceedance Areas for Second Order Stochastic Processes”, Rev. Belge Statist.
Rech. Oper., 6, 1965, 1-7.
“Cartes de Controle à Doubles Limites et à Sequences", com S. B. Littauer, Rev. Statis. Appl., Paris, XIII, #2, 1965, 61-73.
"Nótula sobre o Conceito da Verdade", O Tempo e o Modo, #31, 1965, 916-923.
“Das Possíveis Tendências da Matemática do Acaso”, Gazeta de Matemática, #100, 1965, 87-90.
“Techniques pour une Utilization Economique des Cartes de Contrôle", com S. B. Littauer, Rev. Statist. Appl. Paris, XIV, #1, 1966, 43-53.
"Quasi-Linearly Invariant Prediction", Ann. Math. Statist., 37, 1966, 1684-1687.
 “Extremal Processes; Definitions and Properties”, Publi. Inst. Statist.Univ. Paris, XVII, 1967, 25-36.
“Efficiency Evaluation for Quasi-Linear Invariant Predictors”, Rev. Belge Statist, Rech, Oper., 9, 1968, 1-9.
“Mean Square Invariant Forecasters for the Weibull Distribution”, Math. Meth. in Eng. and Oper. Res., New York, Columbia Univ., 1969, 55p.
“Discurso de Agradecimento pela Atribuição do Prémio Artur Malheiros, 1968”, Boletim da Academia das Ciências de Lisboa, n. s. 41, #11, Abril/Julho, 1969, 196-197.
“António Sérgio, Um Exercício de Racionalismo” Seara Nova, #1484, Junho, 1969, 201-203.
“Investigação Científica, Universidade e Progresso”, Seara Nova, #1488, Out., 1969, 345-348; #1489, Nov., 1969, 379-384.
Probabilidades e Estatística: Conceitos Fundamentais, Lisboa, Liv. Escolar Editora, 1969, 2 vols.
“Safety Factors and Probability in Structural Design”, J. Structural Div. Proc. Amer. Soc. Civil. Eng., 96, 1970, 856-858.
“Bioextremal Distributions; Statistical Decision”, Trabaj. Estadist. Inv. Operat., XXI, 1970, 107-117.
“Bivariate and Multivariate Extremes”, Techn. Report., Nat. Sc. Foundation, Dep. Industrial Engineering and Management, Columbia Univertity, 1970.
“Mean Action Time of the X Control Chart Warning Limits, com J. I. Weindling e S. B. Littauer, Journal of Quality Technology, 2, 1970, 79-85.
“Incidências do Pensar Russelliano”, Seara Nova, #1493, ;Março, 1970, 99-100.
“Asymptotic Behaviour of Evaluation Probabilities”, Techn. Report., Nat. Sc. Foundation, Dep. Industrial Engineering and Management, Columbia Univertity, 1971, 6p.
“A New Model  of Bivariate Extremes; Statistical Decision”, in Studi de Probabilitá Statistica e Ricerca Operativa in Onore di Giuseppe Pompili, Oderisi, Gubbio, 1971, 1-13.
“A Estatística ao Serviço da Qualidade”, in I Colóquio da Qualidade, Lisboa, 1971, 10 p.
“An Extreme Markovian Stationary Sequence: Quick Statistical Decision”, Metron, XXX, 1971, 1-11.
"Tail Comparison for Maxima: Application to Mixtures" (com B. Epstein), Technion, Haifa, 1972.
"Locally Optimal Quasi-Linear Tests for Outliers" (com A. Chen e M. Haiam), Technion, Haifa, 1972.
"Statistics for Gumbel and Fréchet Distributions" in A. Freudenthal ed., Structural Safety and Reliability, Oxford &New York, Pergamon Press, 1972, 91-105.
"Mean Square Invariant for the Weibull Distributions (com S. B. Littauer)", 1972 NATO Conf. Proc. Reliability Testing and Reliability Evaluation, ed. E. M. Scheuer, Califórnia State University VI-A, 11p.
"Harmonic Time Series and Least Squares", Rev. Beige Statist. Rech. Oper., 13, 1973, 3-15.
"An Extreme Markovian Stationary Process", Proc. 4° Conf. Probab. Theory, Bucareste, Ed. Academici Rep. Social, 1973, 217-225.
"Quasi-Linear Discrimination", in T. Cacoulllos, ed., Discriminant Analysis and Applications, New York, Academic Press, 1973, 291-309.
"Statistical Extremes: a Survey", Universidade de Luanda, 58p
“Regression in the Non-Differentiable Bivariate Extreme Models”, J. Amer. Statist. Assoc., 69, 1974, 816-818.
"Approximations to Wave Heights", Faculdade de Ciências de Lisboa.
"Bivariate and Multivariate Extreme Distributions", in G. P. Patil et al., NATO ASI Statistical Distributions in Scientific Work, Dordrecht; D. Reidel eds., 1975, 355-361.
"Statistical Decision for Extremes", Trabaj. Estadist. Inv. Operai., XXVI, Madrid, 1975, 453-471.
“Introdução aos Processos Estocásticos”, Gazeta de Matemática, #133-136, 1975, 1-11.
"Asymptotic Behaviour of Maxima with Periodic Disturbances", Ann. Inst. Statist. Math., 28, 1976, 19-23.
"Bivariate Extremes: Extensions", Bull. Intern. Statist. Inst., XLVII, 1976, 241-252.
"Extreme Value Theory and Applications", O.C.D.E. Nuclear Agency Task Force on Problems of Rare Events in the Reliability Analysis of the Safety of Nuclear Power Plants, Paris e Ispra 1976, 133-143.
"Mean Square Invariant Forecasters for the Weibull Distributions”, com S. B. Littauer, Naval Res. Logist. Quart., 23, 1976, 487-511.
"Algumas Sugestões para a Problemática da Pesquisa e o Desenvolvimento do País", Portugal Socialista, ano X, # 104, 1976.
"Estimation for Gumbel Bivariate Model" Rev. Roumaine Math. Pures Appl., XXII, 1977, 1141-145.
"Statistic Methodology for Large Claims". The ASTIN Bull, IX,  1977, 1-9.
"Asymptotic Distributions of Univariate and Bivariate m-th Extremes", in , J. R. Barra et al. eds., Recent Developments in Statistics, North-Holland, 1977, 613-617.
"Uma introdução aos Processos Estocásticos da Demografia", Actas I Colóquio Estatíst. Inv. Oper., Lisboa, Centro de Estatística e Aplicações, 1977, 1-5.
"Extreme Values", I Encontro de Estatística. Univ. Coimbra, 1977, 9p.
"Extremos Bivariados: Modelos e Perspectivas", Mem. Acad. Ciências de Lisboa, Cl. Ciências, XXII, 1978, 371-386.
"A Note on Tests of Hypothesis", Faculdade de Ciências de Lisboa, 1978.
"Regression and Unbiased Regression", Trabaj. Estadist. Inv. Operat., 29, 1978, 97-99.
"Aproximate Distributions for Sequences of Maxima", Metron, XXXVI, 1978, 3-21.
"Aspectos da Teoria da Regressão", Mem Acad. Ciências Lisboa, Cl. Ciências, XXII, 1978, 387-408.
"Estatística de Extremos; Metodologia e Aplicações", V Jornadas Mat. Luso-Espanholas, Aveiro,
10 p.
“Bivariate Extremes: Foundations and Statistics”, in P. R. Krishnaiah, ed., Multivariate Analysis, North-Holland, V, 1979, 349-366.
“Extremes Values and Applications”, Proc. 3th. Intern. Conf. Appl. Statist. Probab. Soil Struct.
Eng., I, 1979, 127-135.
"Natural Families of Bivariate Extremes", Faculdade de Ciências de Lisboa, 1979.
"Intrinsic Estimation of Bivariate Extremes Dependence Function", Faculdade Ciências de Lisboa, 1979.
"Alguns Núcleos Recentes de Investigação Estatística em Portugal",
Bul. Inf. Estatist. Inv. Oper., #1,2, 1979.
"Nota Histórica sobre os Estudos Demográficos em Portugal", Bul. Inf. Estatist. Inv. Oper., #3,3, 1979.
"O Sistema Científico-Técnico Português e as Necessidades Nacionais", Simp. Nac. Ciência Tecnol. Desenvolv., Lisboa, 1979, 5p.
“A Direct Approach to Mortality and Fertility Rates Time-Series Analysis; Applications to Portugal”, G. Siampos, Recent Population Change Calling for Policy Action, 4th Unesco European Population Seminar, 1980, 91-95.
“Do Rol ao Numeramento ao Censo – em Torno à História Cultural Portuguesa”, Memórias da Academia das Ciências de Lisboa, Classe Ciências, XXI, 1980, 169-186.
“O Sistema Eleitoral Português como Forma de Representação” Análise Social, XVII, 1980, 7-16.
“A First Analysis if the Project Education and Methods for Users of Informations in Less Developed Countries”, Workshop, Projecto EMUI, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1981, 3p.
“Statistics as a Computer User”, Workshop Projecto EMUI, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1981, 2p.
"Statistical Choice of Univariate Extreme Models", Statistical Distributions in Scientific Work, in C. Taillie et al. eds., Dordrecht, D. Reidel, 1981, vol.6, 367-387.
Discussion of the papers for the Meeting "Safety and Risk Assessment in Large Technological Systems", Bull. Intern. Statist. Inst., 49, 1981, 456-458.
"Extreme Value Theory and Applications",
Bull. Intern. Statist. Inst., 49, 1981, 894-896.
"A Produção Matemática Portuguesa no Século XIX; Comparação com o Século XVI", Mem. Acad. Ciências de Lisboa, Cl. Ciências, XXIV, 1981, 235-250.
"O Ensino Iniciário da Estatística", Actas II Colóquio Estatist. Inv. Oper., 1-7, Fundão/Covilhã, Portugal.
"A Estatística na Meteorologia - Alguns Tópicos" Actas II Colóquio Estatíst. Inv. Oper.,1981, 251-265.
Estatística de Extremos e suas Aplicações, Curso de Mestrado de Bioestatística, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, 26p., 1981.
"A Definition of Estimator Efficiency in K-Parameter case", Ann. Inst. Statist. Math., 34, 1982,  411-421.
"Bivariate Extremes: Models and Statistical Decision", Center for Stochastic Processes, Chapel Hill, North Carolina Univ., Techn. Rep. 14, 1982.
"Efficient Estimation for Quantiles of Weibull Distributions", Rev. Belge Statist. Rech. Oper.,22, # 4, 1982, 3-10.
"The δ-Method for Obtention Asymptotic Distributions; Applications", Publ. Inst. Statist. Univ. Paris, XXVII, 1982, 49-70.
"Decision and Modelling for Extremes", In J. Tiago de Oliveira e B. Epstein, eds., Some Recent Advances in Statistics, London, Academic Press, 1982, 101-11.
Edição Portuguesa da Academia de Ciências de Lisboa, 1983;
Statistical Choice of Univariate Extreme Models, com A. Fransén, Computer Continuation, Stockholm, Royal Institute of Technology, 24p.
Some Recent Advances in Statistics, Com B. Epstein, eds., London, Academic Press, 1982, e Academia das Ciências de Lisboa, 1983.
“Gumbel Distribution”, in N. L. Johnson e S. Kotz, eds., Encyclopedia of Statistical Sciences, III, 552-558, New York, Wiley, 1983.
António Sérgio, Cidadão do Amanhã, Lisboa, Cadernos FAOJ, 1983.
“Bivariate Extremes: Models and Statistical Decision”, V SINAPE, S. Paulo, 1984, 57-67.
"Univariate Extremes: Statistical Choice", in J. Tiago de Oliveira, ed., Statistical Extremes and Applications, Dordrecht, D. Reidel, 1984, 91-107.
"Bivariate Models for Extremes: Statistical Decision", in J. Tiago de Oliveira, ed., Statistical Extremes and Applications, Dordrecht, D. Reidel, 1984, 131-153.
"Statistical Choice of Univariate Extreme Models: Computer Continuation", com A. Fransén, in J. Tiago de Oliveira, ed., Statistical Extremes and Applications, Dordrecht, D. Reidel, 1984, 373-394,
"Two Tests Statistics for Choice of Univariate Extremes Models", com M. I. Gomes, in J. Tiago de Oliveira, ed., Statistical Extremes and Applications, Dordrecht, D. Reidel, 1984, 651-668.
"Initiation of Statistical Decision for Weibull Distributions", Proc.
XII Reunión Nacional SEIOEI, in Cuadernos Bioestadist. Aplic. Informat., 2, 1984, 495-499.
"Probability Paper and Plotting Positions - a New Approach", XIV Reunión Nacional SEIOEI, I, Granada, Espanha, 1984, 175-186.
"Weibull Distributions and Large Earthquake Modelling", In S. Eggwertz e N. C. Lind, eds., Probabilistic Methods in the Mechanics of Solids and Structures", IUTAM symposium in honor of Doctor W. Weibull, 81-89, Stockholm, 1984.
Statistical Extremes and Applications, (ed.), Dordrecht D. Reidel,1984.
"Safe vs Optimal Decision; Applications", in K. Matusita, ed., Statistical Theory and Data Analysis, Amsterdam, Nort Holland, 1985,  745-761.
"Statistical Choice on Non-Separated Models: One Parameter", Trabaj. Estadist. Inv. Operat.,
36, 1085, 138-152.
"An Extreme-Markovian-Evolutionary Random Sequence", Trabaj. Estadist. Inv. Operat., 36, 1985, 291-300.
"Bivariate Extremes; Basic Results", Faculdade de Ciências de Lisboa, 1985.
"Statistical Choice between Univariate Extreme Models", Actas III Colóquio Estatist. Inv. Oper., 1985, 229-234.
"The Goddess Tykhe and the Format of Inference", Actas III Colóquio Estatist. Inv. Oper., 1985, 392-396.
"Extreme Values and Meteorology", Theor.
Appl. Climat.,37, 1986, 184--193.
"Some Notes on Correlations for Bivariate Extremes", Faculdade de Ciências de Lisboa, 1986.
"As Matemáticas em Portugal; da Restauração ao Liberalismo", in História e Desenvolvimento da Ciência em Portugal, vol. I, publicação do 2° Centenário da Academia das Ciências de Lisboa, 1986, 81-110.
"Breves Notas sobre a Mostra de Bibliografia e de Instrumentação", História e Desenvolvimento da Ciência em Portugal, Lisboa, Academia das Ciências de Lisboa, vol. II, 1379-1380.
"Vicente Gonçalves, um Mestre de Rigor e de Serenidade", Bol. Soc.
Port. Mat., #9, Dezembro 1986, 7-10.
"Asymptotic Behaviour of the Cramer-Von-Mises Test", Colloquia Mathematica Societatis Janos Bolyai, 45, 1987, 415-421.
“The Stryucture of Sliding Processes; Applications”, International Conference on Structural Failure, UM2, M-51-56, 1987.
“Fundamentals of Finite Multiple Decision; Applications to Statistical Choice of Models”, Metron, XLV, #3-4, 1987, 159-175.
“Comparaison entre les Modèles Bivariés Logistique et Naturel pour les Maxima et Extensions", C. R. A. S., Paris, 305, ser. 1, 1987, 481-484.
"The Search of a Natural Unknown Unit” in Da Pré-História à História, Homenagem ao Doutor Octávio Veiga Ferreira, Lisboa, Delta, 235-238.
“Elogio Histórico de Vicente Gonçalves”, Memórias da Academia das Ciências de Lisboa, Classe Ciências, XXVIII, 1987, 207-224.
“The usage of Largest Observations for Parameter and Quantile Estimation for Gumbel Distribution; an Efficiency Analysis”, com J. Huesler, Publ. Inst. Statist. Univ. Paris, XXXIII, #4, 1988, 41-56.
“Statistics and Society”, 50º aniversário da Societa Italiana di Statistica, Pisa, Outubro 1989.
“Statistical Decision for Bivariate Extremes”, in J. Huesler e R. D. Reiss, eds., Extreme Value Theory, Proceedings, New York, Springler-Verlag, 1989, 246-261.
“Intrinsic Estimation of the Bivariate Extreme Value Distributions”, com P. Deheuvels, Statist and Prob.
Lett., 8, 1989, 315-323.
“Jozé Anastásio, o Geómetra Exilado no Interior”, comunicação de homenagem a José Anastácio da Cunha na Universidade de Coimbra em 1987, in Homenagem a José Anastácio da Cunha, Dep. de Matemática, Universidade de Coimbra, 1989, 57-83.
“Le Scientifique dans le Siècle, une Perspective", Homenagem a L. de Albuquerque, Revista da Universidade de Coimbra, vol. XXXV, 1989, 43-47.
O essencial sobre a História das Matemáticas em Portugal, Lisboa, IN-CM, 1989.
“Some Open Questions of Statistical Extremes Theory”, Act. XII Jorn. Matemáticas Luso-Espanholas, Braga, I, 1990, 61-74.
“Perspectiva da Estatística de Extremos: Resultados Básicos e Alguns Problemas em Aberto”, Revista Real Academia de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales, Madrid, t. XXXIV, cuad. III, 1990, 453-481.
Probabilidades e Estatística: Conceitos, Métodos e Aplicações, Lisboa, McGraw Hill, 2 vols., 1990-1991.
“Identifiability of some Bivariate Extreme Models”, Statistics, 22, 1991, 149-154.
“Intrinsic Estimation of the Dependence Function in Bivariate Extremes; a New and Simpler Approach”, in Commun Statist., Theor.-Meth., 21, #, 1991, 599-611.
"Extremes and Tail Estimation: Statistical Choice", in Mem. Acad. Ciências Lisboa, cl. Ciências, tomo XXXI, 1990/91, 25-40.
"Extreme Values and Tail Estimation", in Ibrahim A. Salama, ed., Order Statistics and Nonoparametrics; Theory and Applications, 1991, 1-16.
"Dos Jogos às Probabilidades à Estatística", Colóquio Ciências, 8, 1991, 3-12.
"Acaso, Determinismo e Indução", Análise, 15, 1991, 77-111.
"Doctoral and Aggregation Thesis held in Portugal until 1990", in Bull. Inst. Math. Statist., 20, #6, 1991, 538-39.
"Uma Perspectiva sobre as Tendências Actuais da Estatística", in Act. I Jorn. Estar. Aplic., Braga, 1991, 92-95.
“Investigação nas Áreas de «Probabilidade e Estatística» e «História da Matemática», in J. Mariano Gago ed., O Estado das Ciências em Portugal, Lisboa, D. Quixote, 1992.
"A Acção da Universidade Nova de Lisboa no Desenvolvimento das Ciências Actuariais", no encontro Bonança 1990 - Ciências Actuariais e a Actividade Seguradora, 23-29.
“A educação em Portugal para o ano 2000”, A Planície, Moura, 1/03/1991, 8-9.
“The case of largest sample values to estimate a distribution’s right tail”, Proc. Statistical Climatology, 1992, 291-296.
“A Educação em Portugal e o Século XX”, in História e Desenvolvimento da Ciência em Portugal, séc. XX, Lisboa, Academia das Ciências de Lisboa, vol. I, 1992, 45-52.
“O Acaso é a única coisa que não acontece por acaso”, in Matemática e Cultura, Centro Nacional de Cultura, Cosmos, 1992.
Collected Works, Obras de J. Tiago de Oliveira, Évora, Pendor, 2 vols., 1994-1995.
Statistical analysis of extremes, Évora, Pendor, 1997.


© Instituto Camões 2003