Miguel Ciera (fl. 1770)

Clique na imagem para a ampliar

Edifício do Colégio Real dos Nobres de Lisboa.

Miguel António Ciera era um engenheiro italiano, natural do Piemonte, que veio para Portugal em meados do século XVIII para integrar a comissão de homens de ciência encarregada da demarcação topográfica dos limites das possessões portuguesas na América meridional.

Depois de concluídos os seus trabalhos no Brasil, Ciera regressou a Lisboa, onde foi contratado para integrar o corpo docente do Colégio dos Nobres, fundado em 1761. Esta escola destinava-se aos filhos dos nobres que pretendiam seguir a carreira das armas e necessitavam, para isso, de formação científica. Ciera foi prefeito dos estudos do Colégio dos Nobres, tendo proferido o discurso inaugural, em 19 de Março de 1766. A par de Ciera, foram escolhidos outros dois professores italianos, Miguel Franzini (?-1810) e João Brunelli para a Matemática e Dalla Bela (1730-c.1823) para a Física Experimental.

Apesar de inaugurado o Colégio em 1766, o ensino das ciências apenas seria iniciado em 1768 e logo em seguida extinto em 1772, aí permanecendo apenas as disciplinas literárias até ser fechado, em 1837, sendo as suas instalações destinadas à instalação da Escola Politécnica de Lisboa.

Ciera foi entretanto convidado pelo Marquês de Pombal a trabalhar na comissão de reforma dos estudos da Universidade de Coimbra, tendo colaborado com José Monteiro da Rocha (1734-1819), Miguel Franzini, e Daly na elaboração dos estatutos da Faculdade de Matemática. Em 1772 foi integrado no corpo docente da Faculdade de Filosofia da Universidade de Coimbra, onde ficou a reger a cadeira de Astronomia, para o que recebeu o grau de Doutor.

Actividade Científica

A actividade científica de Ciera está muito pouco documentada. Para além dos trabalhos que desenvolveu enquanto esteve integrado na comissão encarregada da delimitação dos territórios portugueses na América do Sul, sabe-se que fez diversas observações astronómicas enquanto esteve no Brasil, de que não se conhecem registos. Fez também observações astronómicas nas instalações do Colégio dos Nobres em Lisboa, conforme vem relatado num texto de Custódio Vilas Boas, “Memoria acerca da Latitude, e Longitude de Lisboa, e exposição das Observações Astronómicas por onde ellas se determinarão”, inserido no tomo I das Memórias da Academia das Sciencias de Lisboa, 1797, pp. 305-325.

Neste texto relatam-se diversas observações astronómicas, entre as quais o trânsito de Vénus de 5 de Junho de 1761 e os eclipses do Sol de 31 de Março de 1764 e de 27 de Outubro de 1780, observações realizadas para determinação rigorosa da longitude de Lisboa. Além destas observações de Miguel Ciera, Vilas Boas alude também a outras observações feitas em colaboração com o seu filho Francisco António Ciera (?-1814), lente de astronomia e navegação na Academia Real de Marinha, com o mesmo objectivo.

Através da correspondência de Joseph-Nicolas Delisle (1688-1768), estudada por Rómulo Carvalho (Carvalho, 1985), sabe-se que Miguel Ciera se correspondeu com este astrónomo francês. Em 1760 Ciera enviou a Delisle uma lista de observações de eclipses do primeiro satélite de Júpiter efectuadas na América do Sul. Após a observação do trânsito de Vénus, em Junho de 1761, Ciera enviou a Delisle os registos das suas observações feitas no Colégio dos Nobres.

Relativamente à sua actividade no Colégio dos Nobres, grande parte da bibliografia existente afirma que Ciera foi contratado para leccionar matemática. No entanto, Rómulo de Carvalho, a partir dos documentos que analisou, concluiu que Ciera nunca leccionou matemática no Colégio dos Nobres, tendo aí exercido o cargo de prefeito dos estudos. Quando da extinção do ensino científico neste colégio, Ciera e Dalla Bella foram encarregados de tratar da transferência de todos os instrumentos científicos que tinham sido comprados e mandados fazer para o ensino da física experimental, para o Gabinete de Física da Universidade de Coimbra.

Por decreto de 11 de Setembro de 1772 foi nomeado para reger a cadeira de Astronomia na Faculdade de Matemática da Universidade de Coimbra, em simultâneo com a nomeação de Miguel Franzini para a de Álgebra e de Monteiro da Rocha para a de Ciências Físico-Matemáticas. Nos dois primeiros anos de funcionamento da nova Faculdade de Matemática Ciera regeu a cadeira de Geometria, alternando com Franzini, passando em seguida a reger a cadeira que lhe estava destinada.

Em 1779 os únicos lentes da Faculdade de Matemática eram Ciera e Monteiro da Rocha, uma vez que entretanto José Anastácio da Cunha tinha sido afastado em 1778 das suas funções de lente de Geometria que ocupava desde 1774 e Franzini tinha sido nomeado para mestre dos príncipes. Não se conhecem publicações científicas de Ciera, nem se sabe até que ano ocupou a cadeira de Astronomia.

Publicações

Os tres livros de Cicero sobre as obrigações civis, traduzidos em lingua portugueza, para uso do real collegio de Nobres, Lisboa, Offic. de Miguel Manescal da Costa, 1766.

Oratio habita XIV. Cal. April. Coram Josepho I – Lusitanorum rege idelíssimo cum primum nobilis adolescentes studiorum rationem ingrederentur anno MDCCLXVI, Lisboa, Ofic. de Miguel Manescal da Costa, 1766.

Michaelis Antonii Cierae in regali olisiponensi collegio studiorum praefecti : oratio habita XIV cal. April..., Lisboa, Ofic. Miguel manescal da Costa, 1766.

Michaelis Antonii Cierae in regali nobilium adolescentum collegio studiorum praefecti : oratio ad instauranda litterarum atque artium studia..., Tipografia Régia, 1769.

Fernando Reis

CARVALHO, Rómulo de, História da Fundação do Colégio Real dos Nobres de Lisboa (1761-1772), Coimbra, Atlântida, 1959.
CARVALHO, Rómulo de, “Ciera, Miguel António”, Dicionário de História de Portugal, Porto, Figueirinhas, 1981, 2.º volume.
CARVALHO, Rómulo de, A Física Experimental em Portugal no Século XVIII, Lisboa, ICLP, 1982.
CARVALHO, Rómulo de, A Astronomia em Portugal no Século XVIII, Lisboa, ICLP, 1985.
CARVALHO, Rómulo de, História do Ensino em Portugal, 3.ª ed., Lisboa, Gulbenkian, 2001.
FREIRE, Francisco de Castro, Memoria Histórica da Faculdade de Mathematica, Coimbra, Imprensa da Universidade, 1872.
RIBEIRO, José Silvestre, História dos Estabelecimentos Scientificos, Literários e Artísticos, de Portugal nos Successivos Reinados da Monarquia, Lisboa, Academia Real das Ciências, 1871-1914, Tomos I, II, III, V, VI.
STOCKLER, Francisco de Borja Garção, Ensaio historico sobre a origem e progressos das mathematicas em Portugal, Paris, Officina de P.N. Rougeron, 1819.

Apontadores