Ler o texto
Compreender o texto
Quem escreveu?
Sabia que?

O movimento modernista europeu foi 
marcante no modo como influenciou e transformou
as concepções artísticas e estéticas em Portugal.
Assim, será interessante conhecer a obra dos seguintes artistas:

Amadeo de Souza Cardoso (1887-1918)


 
Cristo Vermelho, de Amadeo de Souza-Cardoso 

Amadeo de Souza-Cardoso nasceu a 14 de Novembro, em Amarante (no Norte de Portugal). 
Após ter terminado o liceu foi para  Paris, onde contactou com pintores e arquitectos. Em 1909,  conheceu o pintor Amadeo Modigliani,  com quem conviveu e aprofundou os conhecimentos sobre técnicas artísticas. No ano seguinte, em Bruxelas, tomou contacto com a pintura dos primitivos flamengos.
Em 1914, regressou a Portugal onde casou com Lúcia Pecetto  e passou a viver em Manhufe (perto de Amarante). Nesta fase, estabeleceu contactos com os poetas e artistas modernistas portugueses.

Ao longo da sua vida, apresentou as suas obras em várias Exposições: nos Estados Unidos da América (Nova Iorque), na Alemanha (Berlim), em França (Paris) e em Portugal (no Porto).

Para saber mais sobre:


José  Almada Negreiros (1893- 1970)


Auto-retrato de Almada Negreiros, com alguns amigos na Brasileira do Chiado (1925)

"Auto-retrato" (1943) de Almada Negreiros

José Almada Negreiros foi escritor e artista plástico. Colaborou no movimento da revista Orpheu (1915) e no Portugal Futurista (1917). Na literatura cultivou a poesia, a ficção, o ensaio e o drama. Viveu em Paris de 1919 a 1920 e em Espanha de 1927 a 1932 onde desenvolveu múltiplas actividades artísticas como ilustrador, pintor, cenógrafo e coreógrafo. Revelou-se como uma das figuras mais polémicas e irreverentes do Modernismo. Participou em exposições de pintura desde 1911 e foi membro da Academia Nacional das Belas Artes. 

Para saber mais sobre: