Ler o texto
Compreender o texto
Quem escreveu?
Sabia que?

 

A Revista «Presença»

A revista «Presença» foi lançada em Coimbra em 1927. Dela saíram 54 números. José Régio foi um dos principais fundadores e permaneceu à frente do projecto até à sua extinção, em 1940. Este movimento, habitualmente designado por 2.º Modernismo, divulgou nas páginas da sua revista os autores do 1.º Modernismo: Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e Almada Negreiros. Muitos nomes de diferentes quadrantes estético-literários colaboraram com a «Presença», nomeadamente Miguel Torga, Vitorino Nemésio, João Gaspar Simões (entre outros). Contudo, as ideias que prevaleceram na literatura (e na arte em geral) valorizaram a dimensão psicológica.
É interessante saber que a poesia de alguns presencistas esteve na base dos textos e das composições do Fado de Coimbra e do Fado cantado por Amália Rodrigues.


A Revista «Seara Nova»

A «Seara Nova» surgiu em 1921 e foi uma revista de intenções claramente pedagógicas e políticas. O grupo fundador esteve representado por figuras da cultura portuguesa, designadamente: Jaime Cortesão, Aquilino Ribeiro, Raul Brandão, Raul Proença e Câmara Reis. Nesta época, os escritores mais novos desempenharam um papel relevante ao nível da intervenção social e crítica literária. Foi o caso de José Rodrigues Miguéis, Irene Lisboa e José Gomes Ferreira.
A revista atravessou um dos mais conturbados períodos da História portuguesa e europeia do século XX – a ascensão de Salazar, a Guerra Civil de Espanha, a ascensão de Hitler, a eclosão da 2.ª Guerra Mundial e o 25 de Abril de 1974. Apesar de ter passado por momentos difíceis e muito irregulares, a revista manteve o seu ideário até aos finais do século XX.

Consultar:
http://www.citi.pt/cultura/temas/seara_nova.html

http://www.25abril.org/associacao/revista/pagina_jose_saramgo.htm