O tecto fundo de oxigénio, de ar,
Estende-se ao comprido, ao meio das
trapeiras;
Vêm lágrimas de luz dos astros com olheiras,
Enleva-me a quimera azul de transmigrar.

Por baixo, que portões! Que arruamentos!
Um parafuso cai nas lajes, às escuras:
Colocam-se taipais, rangem as fechaduras,
E os olhos dum caleche espantam-me, sangrentos.

E eu sigo, como as linhas de uma pauta
A dupla correnteza augusta das fachadas;
Pois sobem, no silêncio, infaustas e trinadas,
As notas pastoris de uma longínqua flauta.

Se eu não morresse, nunca! E eternamente
Buscasse e conseguisse a perfeição das
cousas!
Esqueço-me a prever castíssimas esposas,
Que aninhem em mansões de vidro transparente!

Ó nossos filhos! Que de sonhos ágeis,
Pousando, vos trarão a nitidez às vidas!
Eu quero as vossas mães e irmãs estremecidas,
Numas habitações translúcidas e frágeis.

Ah! Como a raça ruiva do porvir,
E as frotas dos avós, e os nómadas ardentes,
Nós vamos explorar todos os continentes
E pelas vastidões aquáticas seguir!

Mas se vivemos, os emparedados,
Sem árvores, no vale escuro das muralhas!...
Julgo avistar, na treva, as folhas das navalhas
E os gritos de socorro ouvir, estrangulados.

E nestes nebulosos corredores
Nauseiam-me, surgindo, os ventres das tabernas;
Na volta, com saudade, e aos bordos sobre as pernas,
Cantam, de braço dado, uns tristes bebedores.

Eu não receio, todavia, os roubos;
Afastam-se, a distância, os dúbios caminhantes;E sujos, sem ladrar, ósseos, febris, errantes,
Amareladamente, os cães parecem lobos.

E os guardas, que revistam as escadas,
Caminham de lanterna e servem de chaveiros;
Por cima, as imorais, nos seus roupões ligeiros,
Tossem, fumando sobre a pedra das sacadas.

E, enorme, nesta massa irregular
De prédios sepulcrais, com dimensões de montes,
A Dor humana busca os amplos horizontes,
E tem marés, de fel, como um sinistro mar!

Obra Completa de Cesário Verde, 4ª edição, organizada, prefaciada e anotada por Joel Serrão, Lisboa, Livros Horizonte, 1983.

 

 

 

 

«Horas Mortas» é o último momento deste longo percurso pela cidade. O caminhante encontra-se a deambular por uma  cidade completamente escura onde só as  estrelas iluminam o caminho. Numa fase inicial, a noite provoca uma calma interior que é momentaneamente perturbada pelo ruído: o parafuso que cai e o fechar das portas. O silêncio que se segue desperta sensações campestres e o caminhante imagina ouvir uma música distante tocada por uma flauta. Surge a vontade de vencer as sensações de aprisionamento e procurar a vida eterna. Mas, à medida que o caminhante aprofunda os seus pensamentos, o conflito parece ser irresolúvel, pois não há  esperança de libertação para aquele que vive na cidade. 

A Dor humana busca amplos horizontes,
E tem marés, de fel, como um sinistro mar!

 


À DESCOBERTA

O Progresso Social em Portugal nofinal do século XIX

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Cesário Verde

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