Contos Tradicionais

 

 

Era uma vez...

 

Era uma vez.... Numa aldeia havia uma senhora com duas filhas,  uma chamada Kissanga e outra Binga. Ela era uma senhora que fazia  o papel de pai e mãe.

Nesta mesma região havia certos "Maquícis".  Maquícis é uma palavra que em Kimbundo significa homens canibais ou seres gigantescos. As pessoas da aldeia, por vezes, eram presas por estes mesmos "Maquícis".

A mãe, não tendo nenhum meio de sobrevivência a não ser lavrar, arriscava-se a ir lavrar e colher a alimentação para as suas filhas, que eram pequenas.

Certo dia, quando ela caminhava para a lavra, deu de encontro com estes seres que a raptaram e a levaram para o local onde eles viviam, com o objectivo de a comer.

As filhas, vendo que a mãe não aparecia, decidiram seguir pelo mesmo caminho para ir ao encontro da mãe.

Durante a caminhada, elas deram de encontro com várias pessoas da aldeia, que não foram capazes de dizer se haviam visto a mãe delas.  

As meninas, desesperadas por não encontrarem a mãe, perguntavam por ela até mesmo aos animais. Até que uma pomba lhes disse onde estava a mãe delas. Sendo assim, pediram à pomba para salvar a mãe e a pomba assim fez .

A mãe e as filhas voltaram a ser muito felizes.

 

Augusto Jacinto Kihunga
  Estudante da Universidade da Namíbia

Contos Tradicionais
  Artigos desta secção

Pita Pondje
(Universidade da Namíbia)

Era uma vez...
(Universidade da Namíbia)

O feiticeiro e o inteligente
(Universidade da Namíbia)

Saber casar
(Universidade da Namíbia)