Escola-Teatro de Araújo Pereira

(Lisboa, 1924 – 1926)

A Escola-teatro, dirigida por Araújo Pereira, com a colaboração de César Porto, teve a sua origem na Escola-Oficina nº1, em Lisboa, bem como num desejo de renovação e dignificação do teatro português, que foi levado a cabo através da introdução de inovações estéticas nos seus espetáculos.

  Escola Teatro Araújo Pereira
  Postal [cedido por Jorge Silva Melo].

Apresentava um reportório construído de maneira independente e em estreita ligação com o seu programa de renovação teatral, composto predominantemente por originais portugueses contemporâneos. A Escola-teatro cessou as suas atividades em 1926.

A Escola apresentava os espetáculos no Teatro Juvénia, um barracão de alvenaria com um anfiteatro de 150 lugares e um palco, construído para o efeito na cerca da Escola-Oficina nº1, na Rua das Escolas Gerais, Freguesia de S. Miguel, em Alfama. Esta Escola-Oficina, gerida com base num “modelo de ensino libertário”, foi criada em 1905, “por impulso de maçons e anarquistas” e constitui apenas um dos vários exemplos práticos do desenvolvimento da educação nos meios operários (PROENÇA 2010: 173). Adolfo Lima foi seu diretor, cargo que acumulava com o de professor e dramaturgo.

Para frequentar a Escola-teatro, os alunos contribuíam consoante as suas possibilidades, e, para assegurar a sua existência, um «Grupo de Amigos do Teatro Juvénia» contribuía com uma quota. O seu mentor e figura central do projeto era comparado, por vezes, a André Antoine e a Jacques Copeau pela seriedade e “rigor didático” do seu projeto. (COELHO 2009:47).

Apesar da escassez de meios, Araújo Pereira introduziu na sua escola práticas inovadoras decorrentes das “suas convicções republicanas, socialistas e progressistas” com o intuito de formar atores livres dos habituais vícios dos profissionais (COELHO 2009: 45). Para tal, Araújo Pereira não permitia a existência de ponto, de maneira a obrigar os atores a uma maior concentração e conhecimento dos seus papéis. Desencorajou, também, os aplausos no teatro e o reconhecimento público na imprensa, ocultando os nomes dos atores, para “evitar a semente da vaidade, tão prejudicial ao espírito da sua obra” (COELHO 2009: 46). As mudanças de cenário ocorriam em silêncio perante os olhares da plateia, uma vez que o palco do Juvénia não tinha pano de boca, substituindo-se a sua função pelo acender e apagar das luzes da sala. Outra modificação significativa, que visava dispensar uma certa mundanidade foi a redução substancial da duração dos intervalos (que passariam a ter apenas dois a três minutos). As apresentações da sua Escola-teatro faziam-se de forma simples, sem recurso a figurinos elaborados ou cenários complexos, não apenas por falta de meios financeiros, mas por deliberada opção estética do encenador.

Não havia, nos critérios de escolha de reportório, qualquer preocupação em satisfazer o gosto dominante do público ou requisitos do circuito comercial, pautando-se, antes, por uma “exigência cultural” (COELHO 2009:47), que determinou opções como As irmãs (1903), de Gaston Devore, Quem matou? (1927), de João Carlos Chaby, Um serão familiar, de Adolfo Lima, A cilada (1914), de Pedroso Rodrigues e ...Amanhã (1902), de Manuel Laranjeira, bem como textos de Ibsen e Raul Brandão (O rei imaginário, 1923).

Com o golpe militar de 1926, a Escola-teatro viu chegar o seu fim prematuro devido à sua inclinação socialista, mas vários foram os elementos que por ela passaram e se mantiveram ligados à arte do palco, como, entre outros, Manuela Porto, António Vitorino, João Pedro de Andrade e Roberto de Araújo.

 

Bibliografia

Anon. (1928). “Araújo Pereira: Mestre de Teatro” in ABC, 24-05-1928.

BARREIRA, Luiz Carlos (2006). “Educação popular e renovação educacional em Portugal nas primeiras décadas do século XX: Escola Oficina n.º 1 de Lisboa, na ótica de Adolfo Lima”, in IV Congresso Luso-brasileiro da Educação: A educação e seus sujeitos na história (Actas). Goiana: Anais.

COELHO, Rui Pina (2009). Casa da Comédia (1946-1975): Um palco para uma ideia de teatro. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

G. V. [Guedes Vaz] (1925).“Escola-Teatro Araújo Pereira”, in De Teatro, nº 31, abril, pp. 13-15.

PROENÇA, Maria Cândida (2010). “A Educação” in História da Primeira República Portuguesa, coordenação de Fernando Rosas e Maria Fernanda Rollo. Lisboa: Tinta da China.

QUARTIN, Glicínia (2005). “A Escola Oficina n.º 1”, in Revista Artistas Unidos, nº 13, pp. 4 e 5.

REBELLO, Luiz Francisco (1978). “Juvénia, Teatro”, in Dicionário do teatro português, Prelo: Lisboa.

___ (1986) “Um teatro de dor e de sonho” in Teatro, Raul Brandão. Obras completas de Raul Brandão. Lisboa: Editorial Comunicação.

 

Consultar a ficha de instituição na CETbase:

http://ww3.fl.ul.pt/CETbase/reports/client/Report.htm?ObjType=Instituicao&ObjId=13390

Consultar imagens no OPSIS:

http://opsis.fl.ul.pt/

 

Diana Dionísio/Eunice Azevedo/Centro de Estudos de Teatro