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Romeu Correia

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(Cacilhas, 17-11-1917 – Almada, 12-06-1996)

Romeu Henrique Correia foi um “[e]scritor de raiz autenticamente popular, arrancando os seus temas (dramáticos e narrativos) à sua experiência dos meios proletários e pequeno-burgueses da capital e da sua cintura” (Rebello 1984: 63).

  Romeu Correia
  Romeu Correia, s.d. [Arquivo da Companhia de Teatro de Almada].

Paralelamente, houve o contacto com grupos de teatro amador de Almada, propício para incentivar e consolidar “uma carreira de autor dramático que o levaria até à primeira fila do nosso teatro contemporâneo e em que se combinam habilmente elementos do teatro de fantoches e de feira, do circo, do melodrama populista e do teatro de vanguarda” (Idem, ibidem).

A crítica expressou-se de imediato em termos lisonjeiros, designando o autor como “o mais genuíno dos dramaturgos de tendência neo-realista” (Rebello apud  Flores 1987: 35) e “a maior revelação teatral do neorealismo” (António José Saraiva, apud Flores, Ibidem: 19). Essa posição ficou alterada pela mudança de rumo do dramaturgo, que inicialmente se adaptou ao neorealismo com a preocupação social e pedagógica, para a seguir oscilar “entre o irreal e o vital, o imaginativo e a realidade comezinha, excepto na ‘crónica dramática e grotesca’ Bocage, que, sendo um dos belos exemplos de teatro épico em Portugal, se institui, sobretudo, como uma narrativa de visualização plástica” (Mendonça 1971: 25-26), ou então conjugando o realismo popular com elementos imaginários, recusando-se “à fixação num modelo rígido que aliás o neo-realismo não impõe” (Carlos Porto, apud Flores, Ibidem), como também expressando “os conflitos sociais integrando-os no qua há de ritual poético no melhor teatro” (Mário Sacramento, apud Flores, Ibidem: 18).

As peças de Romeu Correia revelaram-se, portanto, numa síntese formulada a posteriori, a meio caminho entre realismo e expressionismo, de que são protagonistas os humilhados que afirmam os seus sonhos de resgate, a sua luta quotidiana, as problemáticas ligadas ao seu estatuto social. Pela fusão poética destes elementos, O vagabundo das mãos de oiro recebeu o Prémio da Crítica e foi unanimemente considerada a obra-prima do dramaturgo.

Para traçar cronologicamente o percurso de Romeu Correia, é preciso recuar aos finais dos anos 30, quando começou a escrever farsas canavalescas em 1938, sendo Razão a sua peça de estreia, representada pela primeira vez em 1940 por um grupo amador de Almada. Espetador teatral assíduo, foi sobretudo no Teatro Estúdio do Salitre que absorveu as várias tendências estéticas modernas e contemporâneas que são visíveis nas suas peças num acto: Laurinda (1949, editada no mesmo ano nas páginas da revista Vértice), As cinco vogais (1951) e Desporto rei (1955).

A imediata representação de uma das suas peças pelo Grupo de Amadores da Sociedade Guilherme Cossoul deu-lhe o estímulo para escrever Casaco de fogo (1953, publicada pela primeira vez em 1956), peça dum simbolismo expressivo que descreve a vida nos bairros pobres, e que foi levada à cena em 1953 pelo Teatro Nacional D. Maria II. Seguiram-se os três atos de Céu da minha rua, apresentados em 1955 no Teatro Maria Vitória com o título Isaura, a galinheira (que terá posteriormente uma versão televisiva), Sol na floresta (publicada em 1968 no volume Três peças de Romeu Correia juntamente com Laurinda e Céu da minha rua) e O vagabundo das mãos de oiro (1960), sendo estas últimas levadas à cena respetivamente em 1957 e em 1962 pelo Teatro Experimental do Porto (companhia que, em 1968, propôs uma nova montagem de Desporto rei). 

O vagabundo das mãos de oiro, farsa poético-política em três actos, cujo espetáculo de estreia absoluta mereceu o Prémio da Crítica de Teatro, teve êxito também junto dos leitores, tendo sido objeto de várias reedições, bem como de traduções para alemão (foi incluída na antologia organizada por José Luís de Freitas Branco, Dialog Stücke aus Portugal: Santareno, Coutinho, Rebello, Correia, Berlim, 1978) e italiano (na antologia abaixo referida, Teatro portoghese de XX secolo, Roma, 2001).

Se o texto seguinte, Jangada (1962, farsa em dois atos apresentada em 1966 no Teatro Villaret pela Companhia Portuguesa de Comediantes), se concentrava nos preconceitos e conflitos geracionais, em Bocage (1965) detetavam-se elementos das teorias brechtianas, inseridos através da parábola do poeta maldito que deu o título à peça, tornando-se emblema da decadência de uma época. A produção completa de Romeu Correia conta ainda com Amor de perdição (1966) “glosa dramática” redigida por encomenda a partir do romance homónimo de Camilo Castelo Branco; O cravo espanhol (1969, representada em 1970 no Teatro Capitólio), com tema etnográfico; Roberta (1971, levada à cena pelo Teatro Estúdio do Barreiro em 1972, distinguida no mesmo ano com o Prémio da Casa da Imprensa e produzida em versão televisiva trasmitida pela RTP em 1977), inspirada nas antigas feiras e nos tradicionais robertos, marionetas que aqui encarnam tipos humanos; A vaga (1977); Grito no Outono (1980); As quatro estações (1980, encomendada pela Secretaria de Estado da Cultura e redigida para a televisão), empenhada na defesa dos direitos dos grupos socialmente excluídos e marginais; Tempos difíceis (1982, levada à cena no mesmo ano pelo Grupo de Teatro de Campolide), inicialmente intitulada Rectaguarda, baseada nos acontecimentos que, em 1958, envolviam a candidatura às eleições presidenciais do general Humberto Delgado, e as esperanças de renovação por parte dos progressistas que o apoiavam; O andarilho das sete partidas (1983), sátira comemorativa do IV centenário da morte do navegador Fernão Mendes Pinto pelas evocações as suas façanhas; A palmatória (1995), farsa trágica sobre a figura do poeta satírico setecentista Nicolau Tolentino.

Para além da edição de alguns volumes de narrativa e de contribuições variadas dispersas na imprensa periódica, recorde-se a sua adaptação teatral, redigida por encomenda em 1968 e inédita, do romance A rosa do adro (1870), de Manuel Maria Rodrigues. Em 1984 recebe o "Prémio de Teatro 25 de Abril" atribuído pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro.

* Este texto é a versão revista e em português da ficha bio-bibliográfica de Romeu Correia editada in: Sebastiana Fadda (a cura di), Teatro portoghese del XX secolo, Roma, Bulzoni Editore, 2001. Desta antologia faz parte a peça Il vagabondo dalle mani d’oro.


Textos de/para teatro
1949: Laurinda.
1951: As cinco vogais.
1953: Casaco de fogo.
1955: Céu da minha rua [representada com o título Isaura, a galinheira].
1955: Desporto rei.
1957: Sol na floresta.
1960: O vagabundo das mãos de oiro.
1962: Jangada.
1965: Bocage.
1966: Amor de perdição (“glosa dramática” do romance de Camilo Castelo Branco).
1968: Sol na floresta.
1968: A rosa do adro (adaptação do romance de Manuel Maria Rodrigues).
1969: O cravo espanhol.
1971: Roberta.
1977: A vaga.
1980: Grito no Outono.
1981: As quatro estações.
1982: Tempos difíceis.
1983: O andarilho das sete partidas.
1995: A palmatória.

CORREIA, Romeu (s.d. [1956]). Casaco de fogo. Algés-Lisboa: Oríon.

___ (1961). O vagabundo das mãos de oiro. Lisboa: Portugália.

___ (1962). Jangada. Lisboa: Portugália.

___ (1964). Laurinda. Sá da Bandeira: R. Correia.

___ (1965). Bocage. Lisboa: Ulisseia.

___ (1966). Amor de perdição: glosa dramática. Porto: Porto Editora.

___ (1968). Três peças de Romeu Correia [Sol na floresta / Laurinda / Céu na minha rua]. Lisboa: Editorial Minerva.

___ (1969). O cravo espanhol. Lisboa: Sam Carlos.

___ (1970). Casaco de fogo. Lisboa: Prelo [2ª ed. refund.]

___ (1971). Roberta. Lisboa: Sam Carlos.

___ (1980). Grito no Outono. Lisboa: Garcia & Carvalho.

___ (1980). As quatro estações. Lisboa: Moraes.

___ (1983). O andarilho das sete partidas. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Autores.

___ (1996). A palmatória. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Autores / Dom Quixote.

___ (2002). O cravo espanhol. Lisboa: Livraria Sam Carlos.

 

Bibliografia
FLORES, Alexandre M. (1987). Romeu Correia. O homem e o escritor. Almada: Câmara Municipal de Almada.

MACHADO, Álvaro Manuel (1996). “Romeu Correia”, in Álvaro Manuel Machado (dir.), Dicionário de literatura portuguesa. Lisboa: Editorial Presença.

MENDONÇA, Fernando (1971). Para o estudo do teatro em Portugal: 1946-1966. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Assis.

REBELLO, Luiz Francisco (1984). 100 anos de teatro português (1880-1980). Porto: Brasília Editora.

___(2000). Breve história do teatro português. 5.ª ed. Lisboa: Publicações Europa-América. [1ª ed. 1967].

SERÔDIO, Maria Helena (2004). “Dramaturgia”, in Fernando J. B. Martinho (coord.), Literatura portuguesa do século XX. Lisboa: Instituto Camões, Colecção Cadernos Camões, pp. 95-141.


Consultar a ficha de pessoa na CETbase:
http://ww3.fl.ul.pt/CETbase/reports/client/Report.htm?ObjType=Pessoa&ObjId=8168


Sebastiana Fadda/Centro de Estudos de Teatro